10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

O ex-presidente Lula publicou foto adulterada de uma multidão?

- Publicidade -

Lula teria publicado uma foto de uma multidão em uma avenida e foi acusado de ter feito uma adulteração na imagem para aumentar a quantidade de público! Será verdade?

A imagem de uma multidão começou a se espalhar através das redes sociais no começo de julho de 2022, juntamente com a acusação de que o Partido dos Trabalhadores estaria adulterando fotos para dar a impressão de que o público a favor do pré-candidato à Presidência, Lula, seria bem maior do que realmente é. 

Muita gente percebeu que a foto possuía vários trechos com pessoas duplicadas e com indícios de adulteração, mas será que isso aconteceu mesmo?

Imagem com pontos duplicados teria sido publicada pelo ex-presidente Lula! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A foto adulterada foi mesmo publicada pelo perfil oficial de Lula no Twitter, no dia 02 de julho de 2022, como podemos ver abaixo:

Creditada ao fotógrafo Ricardo Stuckert, a foto foi divulgada após a passagem do pré-candidato pela Bahia e possui mesmo vários indícios de ter sido modificada digitalmente. Alguns pontos da foto mostram pessoas duplicadas, além de emendas perceptíveis.

Em entrevista ao site Poder 360, a equipe de comunicação do ex-presidente Lula explicou que imagem é uma foto panorâmica formada por nove imagens:

Ao portal de notícias G1, o fotógrafo Ricardo Stuckert (que é o fotógrafo oficial do Lula) explicou o seguinte:

“Eu fiz nove fotos para pegar o ângulo todo. E aí o que que acontece? Quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram. Foi uma sobreposição.”

Após ser alvo de uma enxurrada de críticas, o perfil do pré-candidato no Twitter pulicou uma nova foto, dessa vez sem a montagem: 

- Publicidade -

Os responsáveis pelo perfil do Lula no Twitter também publicaram um vídeo das imagens do drone no mesmo evento:

Conclusão

É verdade que o perfil do ex-presidente Lula publicou uma foto com pontos repetidos e outros indícios de adulteração! A equipe de comunicação do pré-candidato atribuiu o fato a um “erro técnico” que teria ocorrido ao se juntar nove imagens em uma única foto panorâmica! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui