19.4 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022

Posto de gasolina oferece combustível com ICMS para petistas! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a placa de um posto de gasolina oferecendo combustível sem desconto de ICMS para petistas é verdadeiro ou falso?

A foto começou a ser compartilhada através de grupos de WhatsApp e do Telegram na segunda semana de julho de 2022 e mostra uma placa de preços de um posto de combustível avisando que os petistas pagarão mais caro pelo produto, sem o desconto do ICMS.

Segundo o texto que acompanha a imagem, o dono do posto merece uma medalha por fazer esse movimento contra os políticos que foram contra a redução dos preços dos combustíveis.

A publicação se refere à votação da Lei complementar que limita a cobrança do ICMS dos estados sobre o preço dos combustíveis.

Será que essa foto é real? 

Texto escrito na placa da foto compartilhada: “Parabéns pra esse dono de posto de gasolina […] Petista lixo. Por favor, quando for abastecer peçam o preço sem redução de ICMS, já que seus deputados e senadores foram contra a redução”

Verdade ou mentira?

Através de uma busca reversa de imagens feita com a ajuda do Google Lens, encontramos a primeira publicação dessa foto e, logo de cara, podemos notar que ela foi adulterada.

No dia 08 de março de 2021, o site Auto Papo publicou uma matéria a respeito de um aumento nos preços dos combustíveis e mostrou, por estado, qual o valor do produto nos postos de gasolina. Pela tabela de preços publicada no site, é provável que a foto da placa tenha sido tirada em Tocantins, visto que esse estado é o único da lista que aparece com a gasolina a R$5,59 o litro.

Compare abaixo a foto original com a montagem:

Foto original: Reprodução/Laurie Andrade | AutoPapo)

Quem votou contra?

- Publicidade -

Ao todo, o Projeto de Lei teve 403 votos a favor e apenas 10 contra. De acordo com a lista apresentada no site Congresso em Foco, dos deputados do PT que votaram a favor da redução do ICMS nos combustíveis, apenas o Frei Anastacio Ribeiro votou contra. 

Já no Senado, dos 81 senadores que votaram sobre o PL, 12 se posicionaram contra. Desses 12, 8 são do PT!

Especialistas criticam a eficácia da Lei

A redução do ICMS sobre combustíveis não parece ser uma boa na opinião de especialistas, que afirmam que não há qualquer garantia de que a diminuição do imposto chegue na mesma proporção nas bombas, além de poder acabar se convertendo em maior margem de lucro ao longo da cadeia produtiva.

Segundo levantamento feito pelo site Carta Capital, O ICMS representou 86% da arrecadação dos estados em 2021, sendo que só os combustíveis, lubrificantes e energia representaram 30% do valor total arrecadado com o imposto. Sendo assim, os estados deixarão de arrecadar esse imposto e a União, por sua vez, também deixa de receber dos estados esse dinheiro do contribuinte.

Ou seja, alguém vai ter que pagar por essas perdas. 

E adivinhe quem será? Sim! Você e eu pagaremos por isso de alguma forma, seja em forma de novos impostos (ou impostos mais altos), seja na piora de serviços que necessitem de verba do Estado.

Conclusão

A foto que mostra uma placa de posto de combustível oferecendo o produto sem redução de ICMS para os petistas é falsa! Ela é uma montagem feita em cima de uma fotografia publicada em março de 2021. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui