Connect with us

E-farsas

A foto do Lula torcendo para a Copa atrás das grades é real?

Esporte

A foto do Lula torcendo para a Copa atrás das grades é real?

A foto do Lula torcendo para a Copa atrás das grades é real?

Foto espalhada através das redes sociais mostra o ex-presidente atrás das grades, soprando uma vuvuzela e torcendo com a camisa do Brasil. Será que isso é verdade?

A imagem começou a ser compartilhada pela web na segunda semana de junho de 2018, juntamente com o aumento das publicações de notícias relacionadas com a Copa do Mundo. Nela podemos ver o ex-presidente Lula torcendo pelo início dos jogos, vestindo com a camisa da Seleção Brasileira e uma vuvuzela na boca. Isso atrás das grades!!!

A postagem que era inicialmente uma brincadeira acabou indo parar nos “grupos da família” no WhatsApp como algo sério e muita gente quer saber se isso é verdade ou uma montagem.

Será que essa foto é real?

O ex-presidente Lula torcendo pela Seleção atrás das grades! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Como já explicamos lá em cima, essa foto é uma brincadeira! Trata-se de uma montagem feita com duas fotos distintas.

A primeira fotografia é de maio de 2018 e foi tirada no presídio de Catalão, no estado Goiás. A notícia onde essa foto foi usada relatava a morte de um preso que havia sido morto dentro da unidade prisional.

Já a segunda foto, que mostra o ex-presidente soprando uma vuvuzela, é de junho de 2010, quando o político comemorava a participação do Brasil na Copa do Mundo, ao lado da mulher.

Compare as imagens reais com a montagem:

Conclusão

Como você já deve ter imaginado, a foto é uma montagem bem-humorada que fizeram com o ex-presidente preso!   

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Esporte

To Top