Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A modelo Nyakim Gatwech entrou para o livro dos recordes por ter a pele mais escura do mundo?

Falso

A modelo Nyakim Gatwech entrou para o livro dos recordes por ter a pele mais escura do mundo?

A modelo Nyakim Gatwech entrou para o livro dos recordes por ter a pele mais escura do mundo?

É verdade que a linda modelo sudanesa Nyakim Gatwech entrou no Guinness com seu tom da pele mais escuro do planeta?

A afirmação foi compartilhada nas redes sociais na segunda semana de julho de 2020 e parabeniza a modelo Nyakim Gatwech pelo feito de ser a primeira mulher a entrar para o livro Guinness dos recordes, graças ao seu tom da pele.

De acordo com o texto, acompanhado de foto de uma mulher negra, a sudanesa é a mulher com a pele mais escura do mundo, o que lhe rendeu a inclusão no famoso livro!

Será que isso é verdade mesmo? Essa modelo existe, de fato? Ela entrou para o Guinness?

A modelo Nyakim Gatwech teria entrado para o Guinness Book como a mulher com a pele mais escura do mundo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Nyakim Gatwech é uma modelo nascida na Etiópia e, atualmente, vive nos Estados Unidos (onde adquiriu cidadania). Em seu perfil no Instagram podemos ver toda a beleza e de Nyakim, que trabalha desde nova como modelo. Ela batalha no país contra o racismo e é uma das vozes mais fortes contra as reservas em relação ao tom de pele mais escuro da indústria da moda.

De acordo com um levantamento feito por um site de língua inglesa, Nyakim é uma das modelos africanas mais ricas do mundo, cujo patrimônio gira em torno de um milhão de dólares.  

A foto compartilhada no Facebook foi tirada do Instagram da jovem:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nessa entrevista à BBC, Gatwech explica que apesar de ter nascido na Etiópia, ela se considera uma cidadã de Sudão do Sul, país onde sua família passou mais tempo.   

Ela entrou para o Guinness?

A afirmação de que a modelo teria entrado para o livro dos recordes surgiu primeiramente em inglês, em abril de 2020, mas foi rapidamente desmentida pelo próprio Guinness, em seu perfil no Twitter. Segundo o Guinness, não há monitoramento de recordes por tom de pele: 

Também em abril de 2020, a repórter Hillary Orinde, do site The Standard, ouviu a porta-voz do livro Guinness do Records Jessica Spillane, que negou essa história. 

“O Guinness World Records não monitora registros de tom de pele”, disse a porta-voz

Procurada pelo site, a modelo também negou que tenha sido sondada pelo Guinness para ter seu nome incluído em alguma categoria de recorde.

Conclusão

A afirmação de que a modelo Nyakim Gatwech teria entrado para o livro Guinness dos Recordes por ser a modelo com o tom de pele mais escuro do mundo é falsa!

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo