Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Frase sobre os “segredos do Universo” pertence a Nikola Tesla?

Falso

Frase sobre os “segredos do Universo” pertence a Nikola Tesla?

Frase sobre os “segredos do Universo” pertence a Nikola Tesla?

Há muito anos circula uma suposta frase que teria sido dita ou escrita por Nikola Tesla, um inventor sérvio-americano, que muitos consideram como um dos grandes gênios injustiçados do século XX.

Eis o que Nikola Tesla teria dito:

“Se você quer encontrar os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração

Ao longo do tempo diversos sites, páginas e perfis brasileiros nas redes sociais divulgaram essa frase (1,2,3). Um caso recente, aqui no Brasil, foi o tuíte do perfil “Astronomiaum”, que se autointitula “a maior e melhor página de Astronomia do twitter brasileiro, muito embora já tinha sido flagrada diversas vezes disseminando conteúdo falso ou enganoso (1,2,3,4).

Tuíte do perfil “Astronomiaum”.

A disseminação dessa frase não é exclusividade de perfis ou páginas brasileiras, visto que versões em inglês (“If you want to find the secrets of the universe, think in terms of energy, frequency and vibration“) e espanhol (“Si quieres descubrir los secretos del universo piensa en términos de energía, frecuencia y vibración“) também circulam há muito tempo.

Uma rápida e superficial pesquisa no Google nos dá uma ideia da disseminação.

Uma rápida e superficial pesquisa no Google nos dá uma ideia da disseminação.

Há, inclusive, quem lucre com essa frase para criar camisetas e pôsteres com a foto (ou caricatura) de Nikola Tesla. Contudo, será que essa frase foi realmente dita ou escrita por Nikola Tesla? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não encontramos nenhum artigo ou livro disponível publicamente em que Nikola Tesla tenha dito ou escrito essa frase. Fizemos uma ampla varredura em inúmeros sites que disponibilizam artigos e livros escritos por Nikola Tesla, além de recortes antigos de jornais, mas não há absolutamente nada nesse sentido.

Questionamos o Nikola Tesla Museum

O legado de Nikola Tesla é muito expressivo e, obviamente, não poderíamos falar sobre ele sem consultar o “Nikola Tesla Museum”, localizado em Belgrado, capital da Sérvia, que é dedicado a exibir a vida e a obra de Tesla.

O museu possui mais de 160.000 documentos originais, mais de 2.000 livros e periódicos, mais de 1.200 exposições técnicas históricas, mais de 1.500 fotografias e chapas fotográficas, objetos, instrumentos, aparelhos originais e técnicos, além de mais de 1.000 desenhos.

O legado de Nikola Tesla é muito expressivo e, obviamente, não poderíamos falar sobre ele sem consultar o “Nikola Tesla Museum”.

Segundo Radmila Adžić, porta-voz do Nikola Tesla Museum, a equipe do museu já tinha se deparado com essa frase, mas eles nunca encontraram nenhuma fonte relevante. Até se parece muito com algo que Nikola Tesla diria ou escreveria, mas eles não sabiam nada a respeito disso.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nada Consta no Site “Tesla Universe”

Outro repositório interessante que acessamos foi o site “Tesla Universe”, que alega ser um compilado de 30 anos de pesquisas sobre Nikola Tesla.

Essa citação não consta no acervo coletado pelo site.

A Possível Origem do Problema

Aparentemente, essa frase surgiu num texto intitulado “The Universal Energy of Vibrations” de uma revista chamada “Reflection magazine“, mais precisamente na edição n° 9 de julho/agosto de 1998!

Não encontramos nenhuma cópia dessa revista, tampouco qualquer outra edição dela, mas há uma cópia do texto no site “Biblioteca Pléyades“. Esse site aborda temas como: medicina alternativa, conspirações, Movimento Nova Era, paranormal, pseudo-história, pseudociência e OVNIs. Portanto, nem de longe é uma fonte tão confiável assim.

Não encontramos nenhuma cópia dessa revista, tampouco qualquer outra edição dela, mas há uma cópia do texto no site “Biblioteca Pléyades”.

No texto é mencionado apenas que Nikola Tesla teria dito isso em 1942. No entanto, não encontramos nenhuma evidência que Nikola Tesla tenha dito ou escrito isso naquele ano.

Aliás, foi em 1942, um ano antes de sua morte, que tivemos um dos últimos registros fotográficos de Tesla. Em julho daquele ano, ele se encontrou com o jovem rei Pedro II da Iugoslávia. A visita ocorreu no apartamento de Tesla no Hotel New Yorker.

Em julho daquele ano, Tesla se encontrou o jovem rei Pedro II da Iugoslávia. A visita ocorreu no apartamento de Tesla no Hotel New Yorker.

Nikola Tesla nos deixou em 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos de idade, vítima de uma trombose coronária.

Conclusão

Falso! Não encontramos nenhum artigo ou livro disponível publicamente em que Nikola Tesla tenha dito ou escrito essa frase. Fizemos uma ampla varredura em inúmeros sites que disponibilizam artigos e livros escritos por Nikola Tesla, além de recortes antigos de jornais, mas não há absolutamente nada nesse sentido.

Segundo Radmila Adžić, porta-voz do Nikola Tesla Museum, a equipe do museu já tinha se deparado com essa frase, mas eles nunca encontraram nenhuma fonte relevante. Essa citação também não consta no acervo coletado pelo site “Tesla Universe”, que alega ser um compilado de 30 anos de pesquisas sobre Nikola Tesla. Também não encontramos nenhuma evidência que Nikola Tesla tenha dito ou escrito isso em 1942, conforme alegado por um texto publicado numa revista de 1998!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

18 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo