Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto da Lua cheia sobre o Grand Canyon é verdadeira ou falsa?

Fotos

Foto da Lua cheia sobre o Grand Canyon é verdadeira ou falsa?

Foto da Lua cheia sobre o Grand Canyon é verdadeira ou falsa?

Ontem (5), um perfil no Twitter chamado @Astronomiaum, que se autointitula “a maior e melhor página de Astronomia do Twitter brasileiro” divulgou uma foto muito bela (arquivo). Ela mostraria uma Lua cheia, avermelhada, sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Em menos de 24 horas a tal foto, que teria sido tirada por um cidadão chamado John Weatherby, já obteve mais de 7 mil curtidas e 1.000 retuítes! Lembrando que o perfil possui mais de 430 mil seguidores.

Confira o tuíte abaixo:

Tuíte do perfil “Astronomiaum”

Entretanto, será que a foto é realmente verdadeira? Ela foi foi tirada recentemente? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar não se trata do Grand Canyon, mas do Horseshoe Bend Slot Canyon, no estado norte-americano do Arizona! Em segundo lugar, a imagem foi manipulada digitalmente, visto que a Lua (fotografada durante um eclipse) foi acrescentada naquela imagem relativa ao cânion!

Portanto, estamos diante de uma criação artística de um fotógrafo chamado John Weatherby, que juntou duas fotos do Horseshoe Bend Slot Canyon e da Lua para formar aquela imagem.

Por último, mas não menos importante, as fotos sequer são recentes! Para vocês terem uma ideia, essa montagem foi publicada por John, em sua conta no Instagram (arquivo), em 23 de janeiro de 2019! Na própria publicação John mencionou que se tratava de uma composição de duas fotos independentes! Logo, não há muito o que ser discutido por aqui!

Na própria publicação, no Instagram, John mencionou que se tratava de uma composição de duas fotos independentes!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Não é uma Exclusividade de Apenas um Perfil!

Em maio deste ano, um perfil no Twitter chamado “Physics-astronomy.org“, que possui cerca de 150 mil seguidores, publicou a mesma imagem (arquivo) com uma descrição muito parecida:

Full moon over Grand Canyon

Tuíte do perfil “Physics-astronomy.org”

Aparentemente, perfis populares pretensamente dedicados a Astronomia, no Twitter, precisam aprender a reconhecer imagens manipuladas digitalmente, exceto, é claro, que dizer a verdade não faça parte do compromisso de tais perfis com seus seguidores!

Não é a Primeira Vez que o Perfil “Astronomiaum” Aparece no E-Farsas!

Cabe destacar que essa não é a primeira vez que flagramos conteúdo falso ou enganoso sendo disseminado pelo perfil “Astronomiaum” no Twitter. No passado recente já mostramos a verdade por trás da foto de uma suposta “aurora boreal”, assim como a verdade por trás de uma foto que supostamente mostraria o Cinturão de Órion acima das Pirâmides de Gizé.

Através do próprio Twitter também já mostramos a verdade por trás de um vídeo que supostamente mostraria uma “caneta astronômica”, que foi disseminado por esse perfil.

Tudo isso em menos de um mês!

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Em primeiro lugar não se trata do Grand Canyon, mas do Horseshoe Bend Slot Canyon, no estado norte-americano do Arizona! Em segundo lugar, a Lua (fotografada durante um eclipse) foi acrescentada naquela imagem relativa ao cânion! Na verdade, estamos diante de uma criação artística de um fotógrafo chamado John Weatherby, que juntou duas fotos do Horseshoe Bend Slot Canyon e da Lua para formar aquela imagem.

John publicou sua criação artística em sua conta no Instagram no dia 23 de janeiro de 2019!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria

    6 de junho de 2020 em 16:13

    Bom, está cheio de amadores, embusteiros, gente querendo ganhar algum $$$ etc utilizando-se de MÁ-FE para atrair clicks, visualizações, influência etc na Internet. As redes sociais deveriam fornecer uma espécie de CERTIFICAÇÃO, SELO, ATESTADO etc científico, educacional, técnico, profissional, tecnológico etc para atestar que determinado canal, site, usuário etc é de fato para diferenciar dos amadores. Acho que me lembro do Pirulla e Gilmar Lopes terem dito algo nesse sentido no YouTube e possuírem o SELO DE QUALIDADE SCIENCE VLOGS BRASIL. 😉

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42072188

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Science_Vlogs_Brasil

  2. Alexandre Mendes

    7 de junho de 2020 em 1:42

    Perfil de astronomia que nãos abe fazer foto de lua… sem comentarios

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo