17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Qual a origem da fotomontagem da “Variant Delta”?

- Publicidade -

Montagem humorística mostra um veículo antigo da Volkswagen, modelo Variant, voando em uma asa delta! Descobrimos as fotos usadas nesse meme!

Com o surgimento de uma nova variante do vírus da COVID-19, chamada de Variante Delta, alguns memes começaram a se espalhar nas redes sociais. Dentre eles, a imagem de um veículo azul voando em uma asa delta apareceu também em grupos do WhatsApp, na primeira semana de agosto de 2021, fazendo um trocadilho com o nome dado à nova variante da SArs-Cov-2 e do veículo – um modelo antigo chamado Variant, da Volkswagen.

Como trata-se claramente de uma montagem, a pergunta que surge é: quais imagens foram usadas nessa imagem?

Meme mostra uma montagem de um carro antigo em uma asa delta “surge a variant delta”, diz o meme compartilhado nas redes sociais! (foto: reprodução/WhatsApp)

Duas imagens, um meme

A primeira foto usada mostra, na verdade, uma asa delta planando sobre uma grande área verde, cercada por rochas. Ela foi feita pelo fotógrafo francês cadastrado como JackieLou DL no site de fotos gratuitas Pixabay.

A foto original é essa, disponibilizada em 2018 no Pixabay. O autor da fotografia não dá maiores detalhes sobre a imagem, mas a marcou como sendo tirada em Clécy, uma comunidade francesa que fica na Normandia.

Quanto à foto do carro, trata-se de uma Variant, modelo fabricado exclusivamente no Brasil de 1978 a 1981 pela montadora Volkswagen.

A imagem usada na montagem circula na web há anos e foi espelhada para se adequar à foto da asa delta:

Conclusão

A montagem da “variante delta” é uma brincadeira que usa duas fotos antigas. Uma francesa e outra brasileira!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

    • Tava muito na cara que era montagem, por isso, achei mais legal mudar o foco da matéria e mostrar a origem das imagens no lugar de fingir o suspense de “é verdadeiro ou falso?” como habitualmente faço!
      Como perdi um tempo procurando as imagens originais, achei um desperdício não publicar! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui