18.6 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Novas investigações sobre a foto da Menina Fantasma do Corredor!

- Publicidade -

20 anos após a primeira checagem que fizemos dessa foto fantasmagórica, resolvemos nos debruçar novamente nas investigações sobre a “menina fantasma do corredor”! 

No dia 1º de abril de 2002, estreamos o primeiro site de checagem de fatos do Brasil. O E-farsas surgiu na época em que o termo “fake news” ainda não existia e tínhamos como principal pilar a ideia de mostrar como era relativamente simples pesquisar informações que circulavam pela rede usando apenas a internet como ferramenta.

De forma bastante amadora, começamos a pesquisar fotos e correntes que eram frequentemente compartilhadas por e-mail (a primeira rede social a fazer sucesso aqui no Brasil foi o Orkut, em 2004), como aquela que dizia que para cada e-mail repassado, uma criança iria ganhar alguns centavos para o seu tratamento contra o câncer.

Uma das primeiras imagens que pesquisamos na época foi a de uma menina que teria aparecido em uma foto no corredor de um hospital (ou de uma escola, dependendo da versão) na Indonésia. De acordo com o que se espalhou na ocasião, o fotógrafo alemão Kur Hants só teria percebido a “fantasma” dias depois, quando revelou as fotos. Após pesquisar sobre local, o fotógrafo teria descoberto que a menina se chamava Katrin Malen e havia morrido em um incêndio ali. 

Como o E-farsas estava no início de carreira (aliás, não havia – ou a gente não conhecia – nenhuma metodologia para se trabalhar como isso naquela época), fizemos apenas algumas observações a respeito das luzes e sombras, além de mostrar outras montagens que usaram a mesma “fantasminha” e que eram compartilhadas na mesma ocasião.

Como o E-farsas está chegando ao seu 20º ano de existência, resolvemos revisitar essa publicação e tentar fazer uma nova checagem nesse conteúdo, tendo em vista a bagagem de checagem que acumulamos nesses anos todos.

A menina fantasma do corredor assombra a internet desde o ano 2000! (Foto: Reprodução/YouTube)

Origem

Como essa imagem começou a circular primeiramente por e-mail e só depois começou a ser publicada em sites especializados em paranormalidade, temos uma das primeiras menções a ela no site CatolicaNet, em 2003, quando o parapsicólogo padre Quevedo desmentiu que a menina-fantasma seja real. 

A lenda sobre essa foto ganhou força no início do ano 2000, quando começou a circular a versão de que não se podia fixar os olhos na imagem, não olhar diretamente para ela por mais de 30 segundos etc. Além disso, algumas publicações afirmavam que o criador de um blog chamado CREEDUS havia morrido de um trágico acidente logo após repercutir o assunto (o que foi desmentido pelo próprio autor do tal blog).

Quanto ao fotógrafo (que de acordo com a lenda se chamava Kur Hants), não encontramos nada sobre ele, exceto nas versões dessa história em português. Possivelmente, o nome tenha sido inventado apenas para dar mais credibilidade ao assunto.

- Publicidade -

O mesmo ocorre em relação ao suposto nome da “fantasma”, Katrin Malen. Só encontramos esse nome em sites e blogs que copiaram o mesmo texto. O verbete sobre ela na Wikipédia só tem no idioma português. É estranho que um “achado” desses não exista em outros idiomas…

Sobre a imagem

Quando pesquisamos a origem dessa imagem pela primeira vez, em 2002, não tínhamos ainda a nossa disposição as ferramentas de busca reversa de imagem – como o Tineye, o Yandex e o Google Images, por exemplo – o que tornava nosso trabalho muito mais difícil. 

Hoje em dia, com as ferramentas disponíveis, bastou uma busca rápida para chegar ao autor dessa imagem e descobrir que ela não tem nada de fantasmagórica.

A foto da menina no corredor faz parte de um livro coreano chamado Super Horror Experience Shh! (ou “특급공포체험” no idioma original):

Capa do livro Super Horror Experience Shh! (foto: Reprodução/Blog Naver)

O livro ilustrado faz parte de uma trilogia e foi publicado em 1993. Com 40 contos de horror e terror, o Super Horror Experience Shh vinha acompanhado de um óculos 3D para o leitor “interagir” com o ambiente das fotos:

foto: Reprodução/Blog Naver

E olha aí a foto que assustou muita gente na internet:

Nada de fantasma aqui (foto: Reprodução/Blog Naver)

Nesse blog coreano tem muitas outras fotos do livro e, inclusive, da “fantasma” em outras poses!    

Conclusão

A foto da menina-fantasma que teria sido tirada no corredor de um hospital na Indonésia é, na verdade, uma reprodução tirada de um livro de terror coreano de 1993!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. pIOR QUE NE ÉPOCA, TEVE REVISTA “ESPECIALIZADA” legando que tinha “descoberto” a histgoria que iria revelar “em rimeira mão” tudo o que sabaim após uma “análise técnica extensa”! a revista n existe mais mas o editor dela que é daqui da minha ciade ainda vem a publico de vez em quando com a mesma historia de que tem coisas que ele não revela pois “abalariam as crenças e poderiam até causar p^nico na humanidade”.

    • Claro, claro. Fala pra ele que eu sei voar, atiro laser pelos olhos, tenho super força e visão de Raios-X. Ele TEM que acreditar em mim, afinal eu estou falando!

  2. Parabéns e-farsas. Está foto é famosa desde minha adolescência. Existiram variadas de lendas urbanas por trás desta foto. Vocês resolveram.
    E-farsas é porreta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui