Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Luzes no céu! Fenômeno semelhante a aurora boreal é verdadeiro ou falso?

Fotos

Luzes no céu! Fenômeno semelhante a aurora boreal é verdadeiro ou falso?

Luzes no céu! Fenômeno semelhante a aurora boreal é verdadeiro ou falso?

Ontem (10), um perfil no Twitter chamado “Astronomia” (@Astronomiaum), que se autointitula como a “maior e melhor página de Astronomia do Twitter brasileiro” publicou algumas fotos de um estranho fenômeno luminoso (arquivo).

Curiosamente, no entanto, não foram fornecidos maiores detalhes, tais como: local, dia/horário, tampouco o nome do responsável pelo registro. Havia uma única frase:

Mãe natureza é arte

Tuíte do perfil “Astronomia” (@Astronomiaum).

Claramente, o perfil induziu os seus mais de 390 mil seguidores a acreditar que se tratava de uma obra da natureza, um fenômeno natural. Assim sendo, imediatamente muitos usuários relacionaram a imagem a de uma aurora boreal.

Imediatamente muitos usuários relacionaram a imagem a de uma aurora boreal.

Comentários de usuários encantados com a foto divulgada.

Para vocês terem uma ideia, em menos de 24 horas o tuíte já obteve mais de 6,2 mil compartilhamentos e 34 mil curtidas!

Entretanto, será que estamos realmente diante de um fenômeno natural? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não se trata de um fenômeno natural, mas de um efeito criado artificialmente por pessoas segurando bastões luminosos (sabres de luz)! Resumindo, as fotos estão muito longe de ser uma arte gerada pela “Mãe Natureza”, conforme citado no tuíte. Quem também expôs a realidade por trás dessas fotos foi o fact-checker finlandês Janne Ahlberg (@HoaxEye).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O autor das fotos é um fotógrafo ucraniano chamado Roman Noven. É possível encontrá-las publicadas, em seu perfil oficial no Flickr, no dia 15 de julho de 2010! Quase 10 anos atrás! No entanto, em seu próprio perfil também é possível encontrar uma outra foto mostrando os “bastidores”, ou seja, como aquele efeito foi gerado artificialmente. Portanto, a responsabilidade aqui não é do Roman Noven, mas de todos aqueles já disseminaram indiscriminadamente essas fotos sem qualquer checagem prévia.

Confira abaixo o comparativo feito pelo site “Digital Synopsis“:

Segundo o site “Digital Synopsis”, o responsável pela foto seria um fotógrafo chamado Roman Noven.

Uma Mentira que vem Sendo Disseminada há Anos

É interessante ressaltar, que essa tentativa de passar a imagem de um fenômeno natural não é recente. Em março de 2017, um perfil verificado no Twitter chamado “This is Finland” (@thisisFINLAND), promovido pelo Departamento de Comunicação do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia, também propagou essa foto como se fosse um fenômeno natural.

Um usuário até tentou corrigir a informação, mas, aparentemente, foi ignorado, visto que o tuíte se encontra “no ar” até hoje!

Tuíte do perfil “thisisFINLAND” permanece publicado até hoje.

Conclusão

Falso! Não se trata de um fenômeno natural, mas de um efeito criado artificialmente por pessoas segurando bastões luminosos (sabres de luz)! Resumindo, as fotos estão muito longe de ser uma arte gerada pela “Mãe Natureza”, conforme citado no tuíte

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

9 Comentários

9 Comments

  1. Maria

    11 de maio de 2020 em 11:33

    390 mil leigos enganados, heim!? 😐 E depois, essa “aurora” está PERTO DEMAIS da superfície terrestre. Provavelmente o @Astronomiaum é um ASTRÓLOGO e não um astrônomo. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Luís Fábio da Silva

    19 de maio de 2020 em 15:03

    Conclusão: FORA DE CONTEXTO

    Claramente vemos um símbolo da supremacia branca nas luzes que escrevem o nome do BOZO saudando Hitler de forma subliminar. Se você não vê o problema, você é parte do problema.

  3. Pingback: Frase sobre os "segredos do Universo" pertence a Nikola Tesla?

  4. Pingback: Foto da Lua cheia sobre o Grand Canyon é verdadeira ou falsa?

  5. Pingback: Foto das Pirâmides de Gizé alinhadas com o Cinturão de Órion é verdadeira ou falsa?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo