Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Fora de Contexto

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Diversos perfis no Twitter e no Facebook (1,2,3,4,5) vêm disseminando uma determinada foto para mostrar a situação caótica no transporte público na cidade de São Paulo na manhã de hoje (11).

A alegação feita por esses perfis, repetida à exaustão, é que a foto mostra uma superlotação de passageiros no transporte coletivo, de modo geral, devido a implantação do chamado “megarrodízio” na capital paulista.

Foto sendo disseminada por vãrios perfis no Twitter.

Foto também sendo disseminada no Facebook.

Entretanto, será que a foto foi realmente tirada na manhã de hoje? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! A foto que vem sendo disseminada não foi tirada hoje! Ela já tinha sido publicada na página “Paradinha Vila Bela”, no Facebook (arquivo), no dia 4 de maio de 2020, ou seja, na segunda-feira passada!

Segundo a página, a foto seria de autoria de uma usuária chamada Pamela, e mostraria uma superlotação de passageiros da CPTM devido a uma falha de equipamento da via. Assim sendo, na época, os trens da Linha 7-Rubi estavam circulando com maiores intervalos entre as estações Vila Aurora e Francisco Morato.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto divulgada pela página “Paradinha Vila Bela” no dia 4 de maio de 2020.

Isso Significa que Não Houve um Aumento no Número de Passageiros em Trens ou Metrôs Após o Megarrodízio?

Não! É muito importante destacar que, mostrar a realidade por trás dessa foto, em específico, não quer dizer que não tenha havido um aumento no número de passageiros no transporte coletivo da cidade de São Paulo devido ao megarrodízio!

Durante uma entrevista na manhã de hoje, cedida ao noticiário “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, o secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, disse que a frota de ônibus, por exemplo, havia sido aumentada e que, ainda assim, no horário de pico, verificou-se um aumento na demanda no metrô e na CPTM (arquivo).

Portanto, claramente houve uma expressiva pressão em cima do transporte coletivo em razão do megarrodízio. Por outro lado, a foto mostra que a situação já era problemática no transporte coletivo, ao menos pontualmente durante a quarentena, antes da implantação dessa medida.

Conclusão

Fora de Contexto! A foto que vem sendo disseminada não foi tirada hoje! Ela já tinha sido publicada na página “Paradinha Vila Bela”, no Facebook (arquivo), no dia 4 de maio de 2020! Segundo a página, a foto retrataria uma superlotação de passageiros da CPTM devido a uma falha de equipamento da via.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

27 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo