Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Fora de Contexto

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Foto mostra o Metrô de São Paulo após a implantação do megarrodízio?

Diversos perfis no Twitter e no Facebook (1,2,3,4,5) vêm disseminando uma determinada foto para mostrar a situação caótica no transporte público na cidade de São Paulo na manhã de hoje (11).

A alegação feita por esses perfis, repetida à exaustão, é que a foto mostra uma superlotação de passageiros no transporte coletivo, de modo geral, devido a implantação do chamado “megarrodízio” na capital paulista.

Foto sendo disseminada por vãrios perfis no Twitter.

Foto também sendo disseminada no Facebook.

Entretanto, será que a foto foi realmente tirada na manhã de hoje? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! A foto que vem sendo disseminada não foi tirada hoje! Ela já tinha sido publicada na página “Paradinha Vila Bela”, no Facebook (arquivo), no dia 4 de maio de 2020, ou seja, na segunda-feira passada!

Segundo a página, a foto seria de autoria de uma usuária chamada Pamela, e mostraria uma superlotação de passageiros da CPTM devido a uma falha de equipamento da via. Assim sendo, na época, os trens da Linha 7-Rubi estavam circulando com maiores intervalos entre as estações Vila Aurora e Francisco Morato.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foto divulgada pela página “Paradinha Vila Bela” no dia 4 de maio de 2020.

Isso Significa que Não Houve um Aumento no Número de Passageiros em Trens ou Metrôs Após o Megarrodízio?

Não! É muito importante destacar que, mostrar a realidade por trás dessa foto, em específico, não quer dizer que não tenha havido um aumento no número de passageiros no transporte coletivo da cidade de São Paulo devido ao megarrodízio!

Durante uma entrevista na manhã de hoje, cedida ao noticiário “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, o secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, disse que a frota de ônibus, por exemplo, havia sido aumentada e que, ainda assim, no horário de pico, verificou-se um aumento na demanda no metrô e na CPTM (arquivo).

Portanto, claramente houve uma expressiva pressão em cima do transporte coletivo em razão do megarrodízio. Por outro lado, a foto mostra que a situação já era problemática no transporte coletivo, ao menos pontualmente durante a quarentena, antes da implantação dessa medida.

Conclusão

Fora de Contexto! A foto que vem sendo disseminada não foi tirada hoje! Ela já tinha sido publicada na página “Paradinha Vila Bela”, no Facebook (arquivo), no dia 4 de maio de 2020! Segundo a página, a foto retrataria uma superlotação de passageiros da CPTM devido a uma falha de equipamento da via.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

27 Comentários

27 Comments

  1. Maria

    11 de maio de 2020 em 15:34

    Hummmmm… 😐 Quase todos os perfis estão atacando ou criticando Prefeitos e Governadores, ou seja, tem VIESES POLÍTICOS. Vieses Cognitivos são uma praga mesmo e alguns derrubam toda a credibilidade. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Luciano

    11 de maio de 2020 em 19:15

    Independente da foto, vc tirar o transporte individual de uma pessoa e obrigá-la a usar o público, me parece no mínimo uma atitude sórdida, por não dizer cruel, nunca usaria esses termos se não houvesse o covid-19. Sou um entusiasta do transporte público e não tenho automóvel. Não estou saindo de casa porque tenho 73 anos de idade. Não há a menos dúvida que se uma pessoa sai de sua casa num momento deste, não é por luxo ou tirresponsabilidade diria que é por necessidade.

    • Jonatan Magno

      12 de maio de 2020 em 0:59

      Mano, você tem visto os noticiários? O que mais tem nesse momento é gente saindo por luxo e irresponsabilidade.

    • Maria

      12 de maio de 2020 em 7:55

      @Luciano, a grande verdade é que a infraestrutura de transporte público e as vias de São Paulo são INSUFICIENTES, PROBLEMÁTICAS e CAÓTICAS faz, pelo menos, DUAS DÉCADAS, mesmo antes do evento da Covid-19. Toda hora é horário de RUSH, a população aumentou, a frota de veículos idem, a maioria vem da periferia para o Centro etc. São problemas de difícil solução, ainda mais sem verbas, existência de corrupção, atrasos etc. 😐

      • Rob

        12 de maio de 2020 em 13:51

        @Luciano
        Tem super lotação, sim e claro que nessa pandemia o interessante seria evitar aglomerações! Até mercados e farmácias estipulam locais onde se posicionar para o afastamento devido! Essa medida de rodízio só serve para evitar congestionamento de veículos…e qual a vantagem nesse instante, se em contrapartida provoca aglomerações?
        Dizer q isso sempre existiu é um raciocínio tacanho que ignora o contexto da situação de pandemia! Mas q inteligência, fiquei estarrecido! kkkkkkkkkkkk…a pessoa é de uma visão “jeniau”! E a afirmação de que saem por luxo, deve ser de notícias vindas da cabecinha mal formada de quem escreveu…é comum ouvir vozes nesse estágio de insanidade!
        Veja uma reportagem no local, retratando o q está acontecendo:
        https://recordtv.r7.com/balanco-geral/videos/rodizio-mais-rigido-de-carros-provoca-aglomeracao-no-transporte-publico-de-sp-11052020

        • Maria

          13 de maio de 2020 em 8:17

          @Rob , a intenção/objetivo de Prefeitos e Governadores é clara: FIQUE EM CASA. A adesão é baixa e muitas pessoas estão ignorando e/ou desobedecendo as recomendações/decretos. Bom, de qualquer forma, se os governantes não conseguirem, então o MEDO e o DESESPERO farão o pessoal ficar em casa. 880 MORTES nas últimas 24Hs no Brasil (12/05/2020), não há mais vagas de UTIs nos hospitais do RJ e os hospitais de São Paulo já estão 96% lotados. 😐

          https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/brasil-registra-881-novas-mortes-por-coronavirus-em-24-h-e-bate-recorde.shtml

          https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,rede-estadual-do-rio-nao-tem-mais-leitos-de-uti-para-covid-19-na-capital,70003281397

          https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/11/quatro-hospitais-municipais-de-sp-chegam-a-96percent-de-ocupacao-de-leitos-de-uti.ghtml

          • Rob

            13 de maio de 2020 em 12:26

            @Maria
            O objetivo do “ficar em casa” q os Governadores e Prefeitos estão querendo alcancar é exclusivamente para EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS, não? E tomar uma medida de rodízio de carros super lotando o transporte público é completamente contraditório, vai propagar em massa! E realmente superlotou! E aí a questão q derruba quem acha que esse povo q sai de casa para passear: QUEM VAI QUERER ENFRENTAR ESSA AGLOMERAÇÃO, ESSE DESCONFORTO ESSE SOFRIMENTO DE SE APERTAR NUM VEÍCULO PÚBLICO SÓ PARA PASSEAR?!@le…leia e entenda! Dois neurônios já bastam!
            Se existir um ou outro maluco q até faça isso, essa porcentagem é mínima, então não se pode dizer q essa medida vá atingir seus objetivo do “ficar em casa”…lógica!

          • Maria

            13 de maio de 2020 em 17:38

            @Rob , eu NÃO DISSE que o pessoal usa carro como “luxo” ou para “passear”. O “certo” era proibir TAMBÉM a circulação de onibus, metrôs e trens correto? Vai ver que, ao invés de tomarem medidas “BRUSCAS”, eles resolveram tomar medidas pouco a pouco e contar com a colaboração e compreensão da população e incentivando-os a ficar em casa, o que não aconteceu. 😐

          • Maria

            13 de maio de 2020 em 19:15

            @Rob , OBS: também, um possível motivo para os Prefeitos e Governadores fazerem um “MEGARODÍZIO”, provavelmente seria para evitar e/ou diminuir ACIDENTES DE TRÂNSITO que, muitas vezes (dependendo do caso), precisariam também de internações nas UTIs dos Hospitais que, como disse antes, estão quase entrando em COLAPSO por causa da Covid-19. 😐

    • le

      13 de maio de 2020 em 11:12

      Se as pessoas ficassem em casa nao precisaria disso, muitos ai saindo é pq querem n pq precisam

    • Rob

      15 de maio de 2020 em 12:15

      Da mesma forma, tem teorias “científicas” que precisariam trazer PROVAS, TESTES, TEORIAS E EVIDÊNCIAS ROBUSTAS, para convencer!
      Até a OMS então orientou para o prefeito de Sampa fazer esse rodízio maluco p conter a propagação do vírus?? KKKKKKKKKKKKKK
      Acho q a única teoria p isso foi uma q te dou razão: o povo brasileiro não raciocina bem em geral e por isso o prefeitinho e seu amigo governador, que também não raciocinam muito bem, pensaram em fazer essa medida achando q ninguém ir contestar, que iam engolir essa irracionalidade e acatar, baseados nessa teoria!
      Só que não desconfiaram q é tão fora de consenso e tão contraditória que até um débil mental iria achar absurda! (Vc disse q apoia, não? KKKKKKKKKKKKKKKKK)
      AH, pobre Maria, olha com quem eu fui discutir…me perdoe a inabilidade de não perceber o seu pouco alcance, vc escreve direitinho e acabei me confundido!
      Ou então vc está com o intelecto ainda meio preservado, mas um viés cognitivo BEEEM ENVIESADO!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Vinícius oliveira

    11 de maio de 2020 em 22:33

    Gilmar, por favor averigue essa reportagem?

    https://revistaforum.com.br/politica/apoiadores-de-bolsonaro-fazem-gesto-nazista-para-o-presidente/

    Muitos falaram que estavam fazendo gestos NAZISTAS e outros que a foto foi tirada em um momento de oração!

  4. Rob

    13 de maio de 2020 em 22:39

    Maria…pára! É claro q eu entendi q vc não estava se referindo a usarem carros p passear e sim que: “muitas pessoas estão ignorando e/ou desobedecendo as recomendações/decretos.” foi o q vc se referiu, seja para que finalidade for! Um outro comentário de outra pessoa foi de que estão saindo p passeio, não o seu! Minha resposta foi p esses, nessa questão!

    Agora, pensa…tentar desestimular o sair de casa com um rodízio, não deu certo! O povo saiu p trabalhar pq não tem condições de morrer de fome em casa confinado, do mmo jeito!
    Se o objetivo de desestimular as saídas de casa era p não espalhar e nem contrair o vírus….kkkkkkkkkkkkkk…com essa medida só fez o quê? Exatamente isso!

    Ter menos trânsito e assim menos acidentes de trânsito? Oraaaa, que legal, hein? Primeiro que o trânsito já estava muito menor com a quarentena e segundo que, isso não seria um agravante, haja vista que os acidentes também já tinham diminuído e o que pode aumentar efetivamente a ocupação dos leitos é muito mais as aglomerações e A CONSEQUENTE PROPAGAÇÃO DO VÍRUS, DO QUE ACIDENTES DE TRÂNSITO! Sem dúvida nenhuma!

    Seguinte, se vc achou as medidas do prefeito boa, curta-a calada e não tente convencer as pessoas com esse tipo de argumentação! Já deu!

    • Maria

      14 de maio de 2020 em 9:34

      @Rob , na minha opinião, Prefeitos e Governadores estão agindo corretamente seguindo as recomendações de Cientistas, Médicos, OMS, organizações e autoridades sanitárias competentes etc. ENTRETANTO, quando se trata de CIÊNCIA, e o Covid-19 É UM CASO DE CIÊNCIA, sabemos que opiniões pessoais, principalmente de pessoas leigas no assunto, são IRRELEVANTES e/ou NÃO INTERESSA (link abaixo). 😉

      https://www.youtube.com/watch?v=Sw-optLRt94

  5. Caju Dante Matéria

    14 de maio de 2020 em 7:45

    Em contrapartida, os BRT’s cariocas estão trafegando todos os dias superlotados tal qual a imagem aí de cima.

    • Maria

      14 de maio de 2020 em 12:51

      @Caju Dante Matéria , os cariocas imprudentes e/ou irresponsáveis irão pagar o preço com a própria vida (links abaixo): 😐

      https://www.youtube.com/watch?v=cAYp4Ey5rKo

      https://www.youtube.com/watch?v=ol2by_XTh3U

      • Caju Dante Matéria

        16 de maio de 2020 em 3:51

        Maria, a matéria que eu vi agora na Record e no SBT, contradiz o que está sendo afirmado por vocês da seguinte forma: “Isso Significa que Não Houve um Aumento no Número de Passageiros em Trens ou Metrôs Após o Megarrodízio?” Melhor voces reverem seus conceitos! Além do mais, como um certo cidadão alegou acima, a maioria das pessoas não está saindo de carro por luxo e nem tão pouco superlotando BRT’s, trens, Metrôs e ônibus atoa e/ou por mero prazer no Rio e em São Paulo.

  6. Rob

    14 de maio de 2020 em 18:42

    @Maria, vc está subestimando a capacidade de lógica das pessoas? Não precisa ser cientista e tampouco muito esperto para deduções lógicas nesse caso principalmente!
    Se fosse o caso de ter um super embasamento científico, mirabolante, estratosférico, fora do alcance de pobres leigos mortais e acima de qualquer suspeita através da comprovadíssima idoneidade e honestidade dos Prefeitos e Governadores, aí eles próprios viriam dar essa justificativa para o povo o “rebeldes sem causa”!
    Mas veio algum deles te dizer ou vc viu algo escrito que comprove essa tese de que usando transporte público vai conter o vírus e que cd um vai ficar na sua casinha assistindo Netflix e correndo p geladeira cheia de comida? Q com essa medida ninguém mais vai sair de casa e não haverá aglomerações? Estamos no 4º dia de rodízio e está aumentando a lotação e a aglomeração! Então, pela sua tese, parabéns aos SUPER CIENTISTAS, à CIÊNCIA, JÁ Q É UM CASO DE CIÊNCIA, aos PREFEITOS E GOVERNADORES e a VOCÊ que deixou tudo muito esclarecido! Obrigado, agora já pude entender a razão…kkkkkkkkkkk…realmente a minha opinião e de toda torcida do “Curintia” e de todos os outros times de Sampa são IRRELEVANTES E NÃO INTERESSA!
    Volte para sua Netflix q vc deixou o filme pausado…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ou volte a ver os dois bobinhos falando das opiniões dos outros que não valem nada, só a deles! (pegar fatos comprovadamente científicos e apontar q pessoas são contra não quer dizer que por isso vamos aceitar qquer embasamento pseudo científico como verdadeiro e único, nem qdo a nossa capacidade de lógica e bom senso deem o alarme!)

    • Maria

      14 de maio de 2020 em 21:51

      @Rob , os seres humanos, especialmente os brasileiros em geral, não são lógicos ou racionais. Muitos agem por emoções, crenças, impulsos, intuições, ignorância, interesses próprios e/ou por instinto, principalmente instinto de sobrevivência. Tem péssima ou nenhuma Educação de qualidade e desconhem a Ciência. A Ciência é IMPESSOAL, utiliza o MÉTODO CIENTÍFICO e está pouco se lixando para o que nós achamos ou não achamos. Mas Ciência NÃO É DOGMA RELIGIOSO, você pode contestá-la desde que traga PROVAS, TESES, TEORIAS, EVIDÊNCIAS etc ROBUSTAS. 😉

      • Rob

        15 de maio de 2020 em 12:13

        @Maria, da mesma forma, tem teorias “científicas” que precisariam trazer PROVAS, TESTES, TEORIAS E EVIDÊNCIAS ROBUSTAS, para convencer!
        Até a OMS então orientou para o prefeito de Sampa fazer esse rodízio maluco p conter a propagação do vírus?? KKKKKKKKKKKKKK
        Acho q a única teoria p isso foi uma q te dou razão: o povo brasileiro não raciocina bem em geral e por isso o prefeitinho e seu amigo governador, que também não raciocinam muito bem, pensaram em fazer essa medida achando q ninguém ir contestar, que iam engolir essa irracionalidade e acatar, baseados nessa teoria!
        Só que não desconfiaram q é tão fora de consenso e tão contraditória que até um débil mental iria achar absurda! (Vc disse q apoia, não? KKKKKKKKKKKKKKKKK)
        AH, pobre Maria, olha com quem eu fui discutir…me perdoe a inabilidade de não perceber o seu pouco alcance, vc escreve direitinho e acabei me confundido!
        Ou então vc está com o intelecto ainda meio preservado, mas um viés cognitivo BEEEM ENVIESADO!!!
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • Maria

          15 de maio de 2020 em 22:17

          @Rob , o PROCEDIMENTO PADRÃO de acordo com Médicos, Cientistas, Especialistas e Órgãos da área de saúde para conter e/ou minimizar uma Pandemia, especialmente as mortais, é uma só: isolar os infectados, promover quarentena, cuidados pessoais de higiene, evitar contato ou aglomerações. No caso de animais domésticos (gado, suínos, ovinos, caprinos, avicultura etc) também é recomendado o SACRIFÍCIO de todo o rebanho. No caso de alimentos contaminados, a retirada total ou parcial (lote) e interdição da empresa ou estabelecimento. E, sim, sou “enviesada” para a CIÊNCIA! Se tiver alguma ideia melhor, discuta com os cientistas. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Caju Dante Matéria

      16 de maio de 2020 em 4:00

      Rob, alguns por aqui acreditam na Ciência sim(eu sou um deles). Mas outros, além de fazerem o certo, que é credibilizar a Ciência e os estudos feitos por ela, acreditam paralelamente na politicagem e na malandragem, para não dizer bandidagem, perene desses vermes políticos malditos que fazem de tudo para tirar vantagem de qualquer desgraça que surja, inclusive de uma pandemia e suas consequências. Se alguém alegar que eu não posso provar isso, ou aquilo, peço que assistam aos noticiários de hoje, 16/05 e de ontem, 15/05 na Record; R7 e SBT. O mesmo noticiário que desmentiu a alegação do Gilmar, aí e cima e o mesmo que desmente algumas afirmações da Maria e de outros por aqui.

      • Maria

        16 de maio de 2020 em 13:44

        @Caju Dante Matéria , como já postei antes em matérias anteriores do e-Farsas, o Covid-19, SOZINHO, tem PODER DE SOBRA para DESTRUIR o governo Bolsonaro na insistência dele de que é só uma “gripezinha”, “resfriadinho” e/ou “histeria”, ceifar a vida de milhares e talvez milhões de pessoas, destruir famílias, economias, etc. O Covid-19 é um vírus biológico e NÃO SE IMPORTA com política, economia, status social ou econômico, raça, credo, cor, religião, Fake-News, certo ou errado, picuinhas, discussões e/ou até mesmo com COMENTARISTAS DO E-FARSAS. Essa foi uma SACADA GENIAL de um dos leitores do e-Farsas! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  7. Rob

    16 de maio de 2020 em 12:14

    Com tantas evidências reprovando, na prática, essa “TEORIA CIENTÍFICA” desses governantes tão “sérios e ilibados” e uma pessoa assim tão “enviesada para a CIÊNCIA” desprezando até às argumentações lógicas para apoiar essa coisa insana, Caju Dante Matéria, parei por aqui!
    Francamente, pelo que tenho acompanhado essa senhora nos seus comentários aqui no site, até cheguei a pensar que ela tivesse algum apego ao raciocínio lógico! Mas, embora escreva direitinho, ela escorregou feio e caiu no ridículo, desmentindo o que eu pensava sobre sua inteligência, pq passa por cima dos argumentos opositores com a maior cara de pau, para bater na mesma tecla…a CIÊNCIA daqui, a CIÊNCIA dali e não se dá conta que o q ela pensa ser ciência é pura malandragem desse prefeitinho e seu governador aplicando a “teoria científica” (kkkkkkkkkkk…só rindo!) teoria mais estapafúrdia q já vi e ela engole isso sem mastigar e passa toda essa vergonha, dando atestado ou de burra ou de insanidade, apoiando e com isso ela própria se contradizendo! Olha o último comentário dela dizendo: o objetivo dos médicos, especialistas, nas pandemias é isolar a população…kkkkkk…e apoia essa AGLOMERAÇÃO resultante do rodízio!!!! Diz isso com letras em caixa alta, bem visíveis! Vergonha pouca é coisa para fracos!
    Essa última deu pena! Kkkkkkkkkkkkkkkk…mas não deu p não rir!
    Encerrado! Até um pouco antes achei q tinha algum neurônio que não agisse sozinho e fizesse alguma conexão com outro para poder dar continuidade, mas vi que não!

    • Maria

      16 de maio de 2020 em 13:51

      @Rob , nossa conversa terminou. Qualquer coisa você discuta com os Cientistas, médicos, especialistas no assunto e/ou Órgãos Competentes OU então você pode apelar para o Feijãozinho Mágico do Pastor Valdemiro Santiago que promete curar a Covid-19. Custa “somente” R$ 1.000,00 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  8. Rob

    19 de maio de 2020 em 0:11

    E aí dona Maria? Acabou a palhaçada do mega rodízio por que será? Tão científica, séria, com tantos especialistas, tudo tão embasado em estudos científicos irretocáveis essa medida, não?…a senhora apoiando a baboseira…e agora? Sua opinião continua sendo q era uma ótima estratégia a ser apoiada ou também viu q não deu certo? KKKKKKKKKKKKKKKKK.. Sorry, mas essa eu tive q rir muito!
    Conselho… faça seu confinamento quietinha assistindo sua Netflix, seus vídeos dos dois bobinhos e dê menos pitacos beirando a tontagem! Fica chato passar vergonha assim! Acho q nem os meninos do site vão querer mais seus elogios depois dessa! Vindo de quem vem…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo