Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Falso

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Recentemente, começou a circular nas redes sociais, principalmente no Twitter (1,2,3), um comparativo muito peculiar contendo duas fotos, uma de Hitler segurando uma espécie de Bíblia e outra do presidente norte-americano Donald Trump também segurando uma Bíblia. A imagem visava comparar o Nazismo a uma postura supostamente “fascista” ou “nacionalista branco” por parte do atual governo norte-americano.

Uma das pessoas que ajudaram a disseminar esse comparativo foi a premiada atriz norte-americana Debra Messing, que ficou famosa pela série “Will & Grace”. A atriz possui um perfil verificado no Twitter e cerca de 700 mil seguidores!

Confira abaixo seu tuíte:

Tuíte da atriz norte-americana Debra Messing.

Enquanto escrevíamos esse artigo, o tuíte de Debra Messing já havia obtido mais de 12 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas!

Entretanto, será que a foto de Hitler segurando uma bíblia em meio a uma multidão é verdadeira ou falsa? E a de Donald Trump? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Vamos por partes!

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos. O responsável pela foto foi o fotógrafo Brendan Smialowski da AFP (Agence France-Presse).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira!

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão.

É possível encontrar essa foto no repositório de imagens “Getty Images“, mas sem a menção de quando exatamente a foto foi tirada. Na descrição é mencionado que Hitler estava apenas levantando o braço em resposta a saudação da multidão que o cercava.

Já na versão publicada no repositório “Alarmy Images” é mencionado que a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente!

Conclusão

A foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão. Segundo o repositório de imagens “Alarmy Images” a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

A foto de Donald Trump, no entanto, é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

10 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo