Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Falso

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

Recentemente, começou a circular nas redes sociais, principalmente no Twitter (1,2,3), um comparativo muito peculiar contendo duas fotos, uma de Hitler segurando uma espécie de Bíblia e outra do presidente norte-americano Donald Trump também segurando uma Bíblia. A imagem visava comparar o Nazismo a uma postura supostamente “fascista” ou “nacionalista branco” por parte do atual governo norte-americano.

Uma das pessoas que ajudaram a disseminar esse comparativo foi a premiada atriz norte-americana Debra Messing, que ficou famosa pela série “Will & Grace”. A atriz possui um perfil verificado no Twitter e cerca de 700 mil seguidores!

Confira abaixo seu tuíte:

Tuíte da atriz norte-americana Debra Messing.

Enquanto escrevíamos esse artigo, o tuíte de Debra Messing já havia obtido mais de 12 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas!

Entretanto, será que a foto de Hitler segurando uma bíblia em meio a uma multidão é verdadeira ou falsa? E a de Donald Trump? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Vamos por partes!

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos. O responsável pela foto foi o fotógrafo Brendan Smialowski da AFP (Agence France-Presse).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira!

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão.

É possível encontrar essa foto no repositório de imagens “Getty Images“, mas sem a menção de quando exatamente a foto foi tirada. Na descrição é mencionado que Hitler estava apenas levantando o braço em resposta a saudação da multidão que o cercava.

Já na versão publicada no repositório “Alarmy Images” é mencionado que a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente!

Conclusão

A foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão. Segundo o repositório de imagens “Alarmy Images” a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

A foto de Donald Trump, no entanto, é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

10 Comentários

10 Comments

  1. Maria

    3 de junho de 2020 em 16:06

    Hummmm… isso é grande problema. Artistas, celebridades, figuras públicas, grandes YouTubers etc, quer a gente queira ou não, geralmente são grandes influenciadores de uma multidão de pessoas. Se eles criam, espalham, disseminam etc Fake News e similares, podem PREJUDICAR e muito a população. Em compensação, quando são DESMASCARADOS o TOMBO É GRANDE, junto com todos os seus seguidores. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Fabio

      4 de junho de 2020 em 7:10

      Não vai dizer que foramos Bolsominions que fizeram essa??? Kkkkkkk

      • Maria

        4 de junho de 2020 em 13:42

        @Fabio , OBVIAMENTE não foram os Bolsomínions e/ou militantes FANÁTICOS DE EXTREMA-DIREITA. Entretanto, não dá para afirmar que a celebridade em questão é ou não Esquerdalha. Em primeiro lugar, há não dados suficientes para concluir, em segundo foi nos EUA e finalmente, não menos importante, vocês Bolsomínions estão CHEIOS e ADORAM FAZER INIMIGOS: Esquedalhas, PeTralhas, Centrão, Imprensa, Empresários, Militares, Médicos, Governadores, Prefeitos, Cientistas, Enfermeiros e outros profissionais de saúde, OMS, Ambientalistas, Sérgio Moro, Mandetta, Humoristas, ex-Bolsomínions arrependidos ou “traidores”. Esqueci-me de mais alguém? Ah sim! Recentemente, grupo ANONYMOUS! É por isso que eu postei anteriormente a seguinte pergunta a vocês, Bolsomínions: essa “guerra” de vocês é CONTRA QUANTOS, heim!? 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        https://www.youtube.com/watch?v=a1q5mtEJiAE

        https://www.youtube.com/watch?v=JBFRkJUAjyQ

        https://www.youtube.com/watch?v=75fK0iwhxdE

  2. Fábio

    4 de junho de 2020 em 7:22

    A mesma estratégia usada nos Estados Unidos para ligar um governo democrático, legítimo, conservador nos costumes e liberal na economia com ditadores, é usado no Brasil.
    Tentam a todo custo ligar o governo do Bolsonaro com o fascismo e Hitler (vide Celso de Mello)
    Mas não há até o momento nenhuma ação do Governo Bolsonaro que seja autoritária e fascista. Diferente de governadores que mandaram prender comerciantes, pessoas caminhando na praia e mulher na praça como fez o prefeito do PT em Araraquara Edinho Silva. Isso sim é autoritarismo disfarçado em um pseudo-combate ao virus atual.
    Essa notícia acima é apenas mais uma fake news da esquerda.

    • Maria

      4 de junho de 2020 em 13:50

      @Fabio , se fosse vocês, Bolsomínions, não ligaria para isso, pois esse é menor dos seus problemas. Como já postei antes, o maior problema que o presidente Bolsonaro e vocês Bolsomínions enfrentam é o Covid-19 que, SOZINHO, tem PODER DE SOBRA para DESTRUIR o Bolsonaro, seu governo e todos vocês juntos nessa insistência de que é só uma “gripezinha”, “resfriadinho”, “histeria” etc. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Altair

        4 de junho de 2020 em 14:06

        Realmente interessante o teu comentário Maria. Feliz da vida com o COVID-19. Até parece alguém que tem a mesma opinião, mas resolveu se desculpar…. Que triste o regozijo com a morte de inocentes.

      • Maria

        4 de junho de 2020 em 18:14

        @Altair , a minha “felicidade”, “regozijo” , “KKKKKK”, NÃO É com os mortos, inocentes, dor dos familiares e/ou o próprio Covid-19. É com a IRRESPONSABILIDADE, ATITUDES (ou falta delas), DESCASO etc com que o presidente Bolsonaro, o governo dele e seus apoiadores vem tratando esse assunto de grande gravidade até hoje e a cada dia que passa vai por vala abaixo. 😉

      • Fabio

        4 de junho de 2020 em 18:38

        @Maria:
        1 – Não sou bolsominion, pois não votei no Bolsonaro. Sou apenas um brasileiro que aceita o resultado das urnas e do desejo da maioria,e, tb torço para o Brasil dar certo.
        2 – O Covid-19 é um problema MUNDIAL e não só do Bolsonaro.
        3 – O assunto não era sobre Covid-19 e sim sobre como a esquerda tenta associar fascismo e autoritarismo a governos de direita, como fizeram com a foto do Hitler e fazem com o Bolsonaro.
        4 – É incrível como vc, que parece ser esquerdista, cultive o chamado “ódio do bem” e torce para que virus vença.
        Lembre-se que o virus não atingirá só bolsonaristas e sim a todos nós incluindo vc e seus familiares.
        Lamentável vc desejar que o virus vença o Bolsonaro e os bolsomínions. Imagina se algum bolsomínion deseja isso para alguém…seria destruído virtualmente.
        Mas contra o presidente pode-se falar o que quer e desejar o mal que quiser

        • Maria

          4 de junho de 2020 em 23:36

          @Fabio , não é Bolsomínion? Não parece do jeito que defende ele, inclusive nesse seu comentário de agora e outros no e-Farsas, mas como não há PROVAS ROBUSTAS, vou lhe dar o benefício da dúvida. Pareço ser Esquerdalha, tenho ódio ou torço para o Covid-19? 😐 Não, eu apenas falo ou tento falar a Verdade, somente a Verdade, nada mais além da Verdade. E como poucas pessoas sabem, a Verdade, junto com sua irmã Realidade, muitas vezes são DURAS, CRUÉIS, DOLOROSAS, INSENSÍVEIS, DESAGRADÁVEIS, INCONVENIENTES etc, entretanto, às vezes É PRECISO SER DITO, principalmente quando é de INTERESSE PÚBLICO e para tentar salvar o maior número de vidas possível. 😉

  3. Corongão

    6 de junho de 2020 em 9:49

    Os nativos de algumas ilhas do pacífico, quando entraram em contato com os soldados americanos, durante a segunda guerra, observavam os soldados enquanto eles recebiam mantimentos jogados de aviões. Maravilhados com o que viam, mas sem entender o que estava acontecendo, eles passaram a imitar os soldados, na esperança de que os “deuses” mandariam mantimentos também para eles.
    Os nativos passaram a fazer réplicas de fuzis com pedaços de madeira, faziam imitações de radiocomunicadores com palha de coco, marchavam em formação militar, e copiavam os movimentos dos soldados. Eles pensavam que agindo assim poderiam obter do céu as mesmas coisas que os soldados conseguiam. Até hoje certos grupos dessas ilhas adoram ao deus “Cargo”, o nome pelo qual os soldados americanos identificam o carregamento. Isso lembra muito os brasileiros que querem ter um padrão de vida “americano” tentando copiar o que deu certo para eles e votando na “direita” tupiniquim…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo