Foto de Hitler segurando uma Bíblia é verdadeira ou falsa?

10
6915

Recentemente, começou a circular nas redes sociais, principalmente no Twitter (1,2,3), um comparativo muito peculiar contendo duas fotos, uma de Hitler segurando uma espécie de Bíblia e outra do presidente norte-americano Donald Trump também segurando uma Bíblia. A imagem visava comparar o Nazismo a uma postura supostamente “fascista” ou “nacionalista branco” por parte do atual governo norte-americano.

Uma das pessoas que ajudaram a disseminar esse comparativo foi a premiada atriz norte-americana Debra Messing, que ficou famosa pela série “Will & Grace”. A atriz possui um perfil verificado no Twitter e cerca de 700 mil seguidores!

Confira abaixo seu tuíte:

Tuíte da atriz norte-americana Debra Messing.

Enquanto escrevíamos esse artigo, o tuíte de Debra Messing já havia obtido mais de 12 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas!

Entretanto, será que a foto de Hitler segurando uma bíblia em meio a uma multidão é verdadeira ou falsa? E a de Donald Trump? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Vamos por partes!

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos. O responsável pela foto foi o fotógrafo Brendan Smialowski da AFP (Agence France-Presse).

A foto do presidente norte-americano Donald Trump segurando uma Bíblia é verdadeira!

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão.

É possível encontrar essa foto no repositório de imagens “Getty Images“, mas sem a menção de quando exatamente a foto foi tirada. Na descrição é mencionado que Hitler estava apenas levantando o braço em resposta a saudação da multidão que o cercava.

Já na versão publicada no repositório “Alarmy Images” é mencionado que a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

No entanto, a foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente!

Conclusão

A foto de Hitler segurando o que seria uma Bíblia na mão é falsa! Ela foi manipulada digitalmente! Na verdade, na foto original Hitler não estava segurando absolutamente nada! Ele estava apenas acenando para a multidão. Segundo o repositório de imagens “Alarmy Images” a foto teria sido tirada em 1935, em frente a residência de Hitler, conhecida como Berghof, em Obersalzberg, nos Alpes Bávaros.

A foto de Donald Trump, no entanto, é verdadeira! Ela foi tirada no dia 1° de junho de 2020 em frente à Igreja Episcopal de São João em Washington D.C., nos Estados Unidos.