Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

Falso

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

No dia 13 de julho de 2020, um site que se autointitula como “O jornal da família patriota“, chamado “Notícias de Direita”, publicou uma notícia um quanto peculiar. Intitulado “Aprovação do presidente Bolsonaro bate recorde, diz Datafolha“, o texto basicamente dizia que o governo bolsonaro era “ótimo” ou” bom” para 64% da população brasileira (arquivo)!

Para sustentar essa informação foi mencionado que isso partiu de uma pesquisa do Datafolha! Este por sua vez teria ouvido 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 7 e 10 de julho. Além disso, a pesquisa teria sido publicada no site do jornal “Folha de São Paulo”.

Texto publicado no site “Notícias de Direita”.

Entretanto, será que tal pesquisa existe? Será que o presidente Jair Bolsonaro conta atualmente com 64% de aprovação por parte de população brasileira?

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Esse caso é absurdamente gritante, porque o texto veiculado pelo site “Notícias de Direita” é basicamente uma cópia (com alguns pontos modificados) daquilo que foi publicado pelo site do jornal “O Tempo”, em 12 de setembro de 2008! Naquela ocasião a pesquisa era sobre a aprovação do governo do então presidente Lula, que por sua vez havia batido recorde em todas as classes sociais!

Confira abaixo um comparativo entre os dois textos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Comparativo entre os dois textos.

A Última Pesquisa Realizada Pelo Datafolha Aponta para um Cenário Totalmente Diferente

A última pesquisa realizada pelo Datafolha nesse sentido ocorreu nos dias 23 e 24 de junho de 2020! Ela contou com a participação de 2.016 brasileiros, que foram entrevistados pelo celular, em todas as regiões e estados do país. A pesquisa foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na noite de 26 de junho.

Eis os percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro:

  • Ótimo/bom: 32%
  • Regular: 23%
  • Ruim/péssimo: 44%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Portanto, totalmente diferente do que foi apresentado pelo site “Notícias de Direita”

Conclusão

Falso! Esse caso é absurdamente gritante, porque o texto veiculado pelo site “Notícias de Direita” é basicamente uma cópia (com alguns pontos modificados) daquilo que foi publicado pelo site do jornal “O Tempo”, em 12 de setembro de 2008! Naquela ocasião a pesquisa era sobre a aprovação do governo do então presidente Lula! Ironicamente, era o governo de Lula que havia batido recorde em todas as classes sociais!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

108 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo