Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

Falso

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

Datafolha mostrou que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde?

No dia 13 de julho de 2020, um site que se autointitula como “O jornal da família patriota“, chamado “Notícias de Direita”, publicou uma notícia um quanto peculiar. Intitulado “Aprovação do presidente Bolsonaro bate recorde, diz Datafolha“, o texto basicamente dizia que o governo bolsonaro era “ótimo” ou” bom” para 64% da população brasileira (arquivo)!

Para sustentar essa informação foi mencionado que isso partiu de uma pesquisa do Datafolha! Este por sua vez teria ouvido 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 7 e 10 de julho. Além disso, a pesquisa teria sido publicada no site do jornal “Folha de São Paulo”.

Texto publicado no site “Notícias de Direita”.

Entretanto, será que tal pesquisa existe? Será que o presidente Jair Bolsonaro conta atualmente com 64% de aprovação por parte de população brasileira?

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Esse caso é absurdamente gritante, porque o texto veiculado pelo site “Notícias de Direita” é basicamente uma cópia (com alguns pontos modificados) daquilo que foi publicado pelo site do jornal “O Tempo”, em 12 de setembro de 2008! Naquela ocasião a pesquisa era sobre a aprovação do governo do então presidente Lula, que por sua vez havia batido recorde em todas as classes sociais!

Confira abaixo um comparativo entre os dois textos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Comparativo entre os dois textos.

A Última Pesquisa Realizada Pelo Datafolha Aponta para um Cenário Totalmente Diferente

A última pesquisa realizada pelo Datafolha nesse sentido ocorreu nos dias 23 e 24 de junho de 2020! Ela contou com a participação de 2.016 brasileiros, que foram entrevistados pelo celular, em todas as regiões e estados do país. A pesquisa foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na noite de 26 de junho.

Eis os percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro:

  • Ótimo/bom: 32%
  • Regular: 23%
  • Ruim/péssimo: 44%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Portanto, totalmente diferente do que foi apresentado pelo site “Notícias de Direita”

Conclusão

Falso! Esse caso é absurdamente gritante, porque o texto veiculado pelo site “Notícias de Direita” é basicamente uma cópia (com alguns pontos modificados) daquilo que foi publicado pelo site do jornal “O Tempo”, em 12 de setembro de 2008! Naquela ocasião a pesquisa era sobre a aprovação do governo do então presidente Lula! Ironicamente, era o governo de Lula que havia batido recorde em todas as classes sociais!

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

45 Comentários

45 Comments

  1. João Vasconcelos

    15 de julho de 2020 em 16:23

    Gostei Muito do Artigo e Estou Compartilhando.

  2. Deoclécio Balla

    15 de julho de 2020 em 16:44

    O burro não se importa com verdades ou mentiras, apenas em concordar com o que já acredita.

    • Dhema Gogga

      1 de agosto de 2020 em 21:15

      Inclusive, crêem na santidade absolta da auto intitulada viva alma mais honesta do Brasil. Pior do que isso, só acreditando que 1+1 são onze! Hê hê hê!

  3. eu mesmo

    15 de julho de 2020 em 17:21

    Em resumo, os caras deixaram claro que querem um Lula pra chamar de deles… que vergonha.

  4. Corona Revolta

    15 de julho de 2020 em 18:24

    Em que mundo será que vivem esses 32% que acham bom ou ótimo?
    Devem ser os seguidores fanáticos ou ovelhinha$ do curral eleitoral de uma das bases ideológicas da direita.
    Eis porque não tem como o Brasil dar certo:
    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “Capitão Corona” e pode sair mais forte politicamente da pandemia do novo coronavírus. Pelo menos é o diz a reportagem publicada no jornal americano Financial Times, nesta sexta-feira (10), que analisa o cenário político brasileiro durante a crise sanitária.
    A matéria retrata Bolsonaro como um líder que se coloca nas mãos de Deus, em vez das mãos da ciência, gerando identificação com muitos brasileiros, e avalia que se curado da Covid-19, após o fim da pandemia, o presidente pode sair politicamente fortalecido.
    Em outro trecho, a reportagem destaca que Bolsonaro não seguiu recomendações de autoridades da saúde, inclusive quando anunciou que seu teste para Covid-19 deu positivo e ele retirou a máscara durante entrevista com jornalistas.
    “Como seu colega norte-americano Donald Trump, Bolsonaro participou de vários comícios sem tomar precauções”. Além disso, o texto relembra que dois ministros da Saúde do Brasil se demitiram por causa da maneira de Bolsonaro lidar com a pandemia.
    https://br.yahoo.com/noticias/bolsonaro-e-capitao-corona-e-pode-sair-mais-forte-da-pandemia-diz-jornal-americano-190457018.html

  5. Corongão

    15 de julho de 2020 em 18:35

    Tudo isso é pagação de pau para o Lula?

  6. gilson

    15 de julho de 2020 em 21:12

    já desconfiava que fosse mentira,até porque o data folha não iria apontar o presidente Jair Bolsonaro como favorito.(só acho).

    • Tomate Mático

      16 de julho de 2020 em 11:11

      Datafolha vai apontar o resultado dos dados recebidos e processados, sejam eles quais forem. Se os dados não refletem a realidade por inúmeros motivos (baixa amostragem, mentira dos entrevistados, etc, etc), é outra história, já que ciência analítica possui uma margem variável de erro.

      • Lance

        22 de julho de 2020 em 22:47

        Não, eles não apresentam dados recebidos. Até janeiro de 2018 ele não citava bolsonaro nas pesquisas. Quando passou a citar, e isso até o segundo turno, era sempre: Bolsonaro perde para todos os candidatos em qualquer simulação com margem de erro parari parara.
        É evidente que essa noticia é falsa por 2 motivos: 1 ele nao é tão popular. 2 datafolha JAMAIS publicaria se fosse. Não publicou quando era, não publicaria agora.

  7. Elihena Gonçalvitzx

    15 de julho de 2020 em 21:18

    Acreditar na data folha é acreditar na santidade presumida e auto proclamada da viva alma mais honesta do Brasil – só trouxas crêem nisso! O cenário é outro e somente quem convive com o público diretamente e com gente que não depende de migalhas e esmolas sociais, sabe que ninguém atura mais a bandidagem impetrada aqui pela esquerda e nem tão pouco, a alienação de que a ela defende.

    • Rei DroGado

      16 de julho de 2020 em 11:08

      Isso aí, Datafolha mente, Folha mente, UOL mente, Estadão mente, a mídia mundial mente, todo mundo mente, exceto o excretíssimo presidente Alecrim Dourado, aquele que nasceu sem ser semeado. Esse é o único quem fala a verdade, pelo Twitter, Facebook, e ZapZap.
      Tá “serto”.
      Muuu

      • Ana Lopes

        17 de julho de 2020 em 17:34

        Esse E- Farsas é uma farsa só desmente oque interessa, e quem acredita em pesquisa exata isso é mentira mesmo, porque o Presidente tem aprovação maior que essa,e outra importa o trabalho que está sendo feito pelo Governo Federal e não sua especulação aqui!

        • Rei DroGado

          17 de julho de 2020 em 17:39

          Fonte: Grupos do Zapzap da família. Ok. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Dhema Gogga

            1 de agosto de 2020 em 21:16

            Fonte: Gilmar e bocas de fumo! rsrs

        • Marco Faustino

          17 de julho de 2020 em 17:41

          E no que você se baseia para dizer isso, Ana Lopes? Já deu uma olhada nos artigos que escrevo? Depois que fizer isso volta aqui e a gente conversa melhor.

      • Ana Lopes

        17 de julho de 2020 em 17:38

        Você mente 🤣🤣🤣🤣🤣

        • Rei DroGado

          21 de julho de 2020 em 19:31

          Você é uma ruminante fanática. MUUUUUUUUUUUUU

    • eu mesmo

      16 de julho de 2020 em 12:16

      Bandidagem da esquerda não pode, mas de governo descaradamente envolvido com milícia e seus crimes pode? Como você se sente passando pano pra bandido igualzinho PTista faz?

  8. Fabio

    16 de julho de 2020 em 12:20

    Alguém ainda acredita em pesquisa do Datafoice??????????

    Erraram muito nas eleições passadas, perderam credibilidade.

    E é lógico que como parte do GRUPO FOLHA, inimiga n.°1 da família Bozo, jamais publicaria pesquisa favorecendo o presidente Jair, mesmo se fosse verdade.

  9. Nelly

    17 de julho de 2020 em 8:51

    Não sou bolsonarista, mas esses dias que o presidente está afastado e com os bots cortados, me deu a impressão de que o governo melhorou.

    • Gilmar Lopes

      17 de julho de 2020 em 9:46

      Se o presidente ficasse calado, poderia ser re-eleito até 2050 🙂

      • Marinalva Coelho

        22 de julho de 2020 em 20:16

        Para sua infelicidade, Gilmar, ele será reeleito estando calado, ou não!

        • Gilmar Lopes

          22 de julho de 2020 em 20:51

          Se ele ficar caladinho até lá, é capaz que se reeleja mesmo!

    • Marinalva Coelho

      22 de julho de 2020 em 20:17

      Verdade! Concordo contigo e discordo que algumas pessoas, entre elas o Gilmar, não deveriam dar pitaco – deveriam, pelo bom senso, ser imparciais.

      • Gilmar Lopes

        22 de julho de 2020 em 20:50

        Você está querendo dizer que eu não posso comentar no meu próprio site? Em momento algum dou a minha opinião dentro dos artigos, mas aqui fora, nos comentários, sou um leitor assim como você!

        • Aodemar Kaphaço

          29 de julho de 2020 em 19:08

          Tu se faz de sonso, por que e para que, Gilmar? Ou… sua memória é muito vaga a ponto de não se lembrar de comentários seus recentes. Dá um tempo, seja coerente, sensato e só observe. Imparcialidade é algo que você não tem. Mas deveria procurar ter.

        • Dhema Gogga

          30 de julho de 2020 em 20:57

          Gilmar, pelo que tenho lido e visto por aqui, você confunde muito as coisas.

          • Gilmar Lopes

            30 de julho de 2020 em 20:59

            Cite exemplos!

          • Dhema Gogga

            1 de agosto de 2020 em 21:25

            Não posso te responder por que? Talvez possa, in box?

      • Aodemar Kaphaço

        29 de julho de 2020 em 19:05

        Diferentemente do comportamento que deveria, pela lógica, bom senso e respeito a quem frequenta esse site comprovadamente de esquerda(por mais que digam e esperneiem alegando que não é!) ter, o Gilmar deveria ficar na dele e só soprar no ouvido dos seus discípulos aquilo que ele gostaria de explanar

    • Eu

      26 de julho de 2020 em 18:42

      Na verdade Bolsonaro está enfrentando sim o coronavírus, ao contrário do que dizem. Pelo menos os linfócitos dele.

  10. Sueli Pócrita

    17 de julho de 2020 em 11:26

    Curioso que os bozominions metem o pau na Datafolha, mas quando – supostamente – a pesquisa é a favor do “minto”, espalham – e acreditam – com orgulho!
    Hipócritas!

    • Marinalva Coelho

      22 de julho de 2020 em 20:15

      Coitada da data folha e infeliz de quem nela acredita. Perdedores natos!

    • Dhema Gogga

      30 de julho de 2020 em 20:56

      Curioso que o larápio(o barbudo ladrão, aquele de 9 dedos, lembra? Creio que não – a memória de comedores de fezes, lavagem e mortadela é fraca!) botou no bubu do povo, deu esmola como distração aos pombos, provou que fez isso e eles ainda crêem na santidade de tal elemento. Adorar o demônio e o luladrão dá no mesmo e não tem argumento que prove o contrário.

  11. Marinalva Coelho

    22 de julho de 2020 em 20:14

    Para infelicidade da energúmena e minoria esquerda, ele será reeleito.

    • Eu

      26 de julho de 2020 em 20:48

      É por isso que às vezes eu acho que o povo brasileiro merece se fuder mesmo. Por causa desses idiotas que apoiam o Bucetossauro apesar de tudo.

      • Dhema Gogga

        1 de agosto de 2020 em 21:20

        SE FODEM ATÉ HOJE POR CAUSA DO LEGADO DO BANDIDO MAIOR DA NAÇÃO BRASILEIRA, O TAL DO luiz inácio lula rápio da silva

  12. Dhema Gogga

    30 de julho de 2020 em 21:00

    Mais do que se fuderam acreditando no ladrossaurio e na burrantassauria?! Duvido! Isso é impossível, mané!

  13. Dhema Gogga

    1 de agosto de 2020 em 20:54

    O empregado da Record, Gilmar, precisa se empolgar menos. Filhão, deixe os outros se degladiarem! Seu trabalho não é meter o bedelho na opinião alheia, não é se fazer passar por outros e, nem tão pouco, colocar outros para falarem por ti.

  14. Eu mesmo & Irene

    1 de agosto de 2020 em 21:19

    Não pode mesmo! E se milícia te incomoda, pare de usar drogas, de defender bandidos e de votar em quem nunca prestou!

  15. Matchio Man

    1 de agosto de 2020 em 21:23

    Todo esquerdista, esquerdopata e devoto da esquerda brasileira adora tomar no cú e ver seu ente querido tomando no mesmo lugar. Mesmo sendo, declaradamente, valente e machão! Por que será hein?!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo