17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Frase sobre a “vastidão da ignorância do homem” pertence a Nietzsche?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Nos deparamos com mais uma citação disseminada nas redes sociais, mas dessa vez atribuída ao filósofo e poeta Friedrich Nietzsche.

Eis a citação:

A sabedoria é um paradoxo. O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância

Ela foi disseminada recentemente pela página “ConheCIÊNCIA”, e obteve mais de 250 compartilhamentos.

Publicação da página “ConheCIÊNCIA”

Curiosamente, eles copiaram a imagem contendo essa frase de uma outra página chamada “Tudo sobre Tudo”, que a publicou em fevereiro de 2016, e que também alega ser uma “página de Ciências” no Facebook.

Publicação da página “Tudo sobre Tudo” de fevereiro de 2016.

Contudo, essa é apenas uma ponta do iceberg, visto que essa frase vem sendo disseminada há tempos nas redes sociais. Como exemplo, podemos citar uma publicação da página “O Agnóstico” (2017), e duas publicações (1,2) da página “O Martelo de Nietzsche” (2018) no Facebook, que somadas já rederam milhares de compartilhamentos.

Assim sendo, podemos ter uma dimensão como isso vem sendo divulgado “sem freio” ao longo do tempo.

Publicação de janeiro de 2018 da página “O Martelo de Nietzsche”

Publicação de julho de 2018 da página “O Martelo de Nietzsche”

Entretanto, será que essa frase foi realmente dita ou escrita por Friedrich Nietzsche? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Para elaborar esse artigo consultamos a Nietzsche-Haus, em Sils Maria, na Suíça! Essa é uma casa de mais de 200 anos de idade, na qual Nietzsche passou sete verões (1881 e 1883-1888). Atualmente, trata-se de um espaço dedicado a vida e a obra do filósofo.

O local conta com um museu, uma biblioteca com mais de 4.500 volumes, um centro de pesquisa, e funciona como hospedaria para todos aqueles que desejam se aprofundar sobre Nietzsche.

Para elaborar esse artigo consultamos a Nietzsche-Haus, em Sils Maria, na Suíça!

Segundo o Dr. Peter Villwock, professor da Universidade de Zurique e curador da Nietzsche-Haus, essa citação não pertence a Nietzsche!

Paralelamente, também fizemos uma ampla pesquisa sobre a obra do filósofo, mas não encontramos nenhuma evidência da ligação dessa frase com Nietzsche. Portanto, tudo indica que essa é mais uma daquelas mentiras que são repetidas ao longo do tempo, mas que ninguém se importa muito em verificar a fonte.

Conclusão

Falso! Não há nenhuma evidência de que tal citação pertença ao filósofo e poeta Friedrich Nietzsche.

- Advertisement -spot_imgspot_img
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

19 COMENTÁRIOS

    • É, porque na cabeça chifruda de vocês bovinos, a única verdade é a proferida pelo excrementíssimo Sr. Presidente da República, de preferência através das Lives do Facebook ou dos grupos de Whatsapp da família. O resto é tudo mentora. Tá “serto”, ruminante.
      MUUUUUUUUUUUUU

    • É, porque na cabeça chifruda de vocês bovinos, a única verdade é a proferida pelo excrementíssimo Sr. Presidente da República, de preferência através das Lives do Facebook ou dos grupos de Whatsapp da família. O resto é tudo mentora. Tá “serto”, ruminante.
      MUUUUUUUUUUUUU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui