22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

A torre Gyro Drop localizada em um parque de diversões oriental existe mesmo?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando uma torre chamada Gyro Drop, que aumenta de tamanho e gira suas cadeiras no ar, é verdadeiro ou falso?

O vídeo surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda semana de junho de 2019 e mostra o que parece ser a maior torre de queda livre do mundo: A Gyro Drop aumenta de tamanho e solta e gira suas cadeiras no ar antes de fazer seus ocupantes caírem de uma grande altura!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca pelo nome da atração, visível no corpo do brinquedo, e descobrimos que a Gyro Drop existe mesmo, mas não é tão radical como mostrado no vídeo (apesar do original ser bem bacana, hein?).

A atração fica no parque Lotte Park, um dos maiores parques temáticos do mundo, que fica localizado em Seul, na Coreia do Sul. A Gyro Drop é uma torre de 70 metros de altura e, ao chegarem no topo, os participantes “caem” a uma velocidade de cerca de 100 quilômetros por hora!

Um detalhe que torna a experiência ainda mais interessante é que os “passageiros” podem usar óculos de realidade virtual onde são exibidos vídeos que dão a sensação de quedas em outros ambientes.

Abaixo, podemos ver um vídeo da torre em funcionamento:

No YouTube podemos ver outros diversos vídeos da atração:

- Publicidade -

E esse, de 2006:

O vídeo que se espalhou nas redes sociais é uma montagem?

Sim! O filminho que teve milhões de visualizações nas redes sociais é uma montagem feita com a ajuda de computação gráfica e que muita gente está atribuindo ao artista digital alemão Till Nowak, autor e diretor do curta-metragem The Centrifuge Brain Project, de 2011. No filme, Till mescla cenas reais de parques de diversão com computação gráfica para criar atrações que desafiam as leis da física:

No entanto, o próprio Lotte Park publicou o vídeo nas suas contas do Instagram e do Facebook, o que pode significar que trata-se de uma jogada de marketing da própria empresa:

https://www.instagram.com/p/BypHGk4BPz2/

Conclusão

O vídeo mostrando uma torre que aumenta de tamanho e solta suas cadeiras no ar antes de cair é falso! Tudo indica que o próprio parque tenha criado uma campanha de marketing para divulgar suas atrações!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui