Connect with us

E-farsas

Aécio Neves pediu para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar?

Falso

Aécio Neves pediu para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar?

É verdade que Aécio Neves disse minutos após perder as eleições que todos iriam obstruir os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar?    

A informação não é nova, mas voltou a se espalhar através das redes sociais no final de março de 2018. Nela podemos ver uma frase atribuída ao senador Aécio Neves na qual ele teria dito, no dia seguinte da sua derrota nas eleições presidenciais de 2014, que ele e seus colegas parlamentares iriam obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar e a então reeleita Dilma Rousseff ficar incapacitada de governar.

O senador também teria afirmado que a decisão de parar com os trabalhos no Senado iriam ficar parados até que também se resolvam os acontecimentos envolvendo do ex-presidente Lula!

Será que o político disse isso mesmo?

Será que ele disse isso mesmo? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No final de novembro de 2016, uma frase semelhante a essa atribuída ao senador mineiro Aécio Neves havia se espalhado através das redes sociais. Na ocasião, o texto disseminado era:

“Vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar. Sem o poder legislativo (deputados e senadores), ela não consegue aprovar nada contra a crise e o desemprego e fica muito mais fácil de derrubá-la.”  (Aécio Neves minutos depois das eleições que ele perdeu)

Em 2018, a frase ganhou mais algumas emendas com a adição da figura do ex-presidente Lula no meio desse punhado de afirmações, ficando assim:

“Vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar, sem apoio parlamentar. Aí reergueremos o país que nós queremos, independente dos acontecimentos que envolvam o ex-presidente Lula e as ações do Judiciário. Sem o poder legislativo, nenhum governo se sustenta!” Essas foram as palavras de Aécio Neves, no primeiro dia que foi ao Senado, após derrotas nas urnas.

Perceba que na versão de 2018, o senador teria afirmado que o ex-presidente Lula já estaria sendo julgado em 2014 e que o Senado iria esperar as ações do Judiciário a respeito. É interessante notar que a primeira ação onde o ex-presidente Lula se tornou réu foi aceita pelo juiz Sérgio Moro em setembro de 2016. Dois anos após as eleições presidenciais de 2014.

Além disso, uma busca pelo termo “vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar” no Google mostra que essa frase – se foi dita mesmo pelo Senador ou não – só aparece em resultados a partir de agosto de 2016. Se o ex-candidato tivesse dito a tal frase logo após ter perdido as eleições de 2014 (“minutos após” em algumas versões e “no dia seguinte” em outras), era de se esperar que o texto aparecesse em publicações logo no dia 27 de outubro de 2014 (dia seguinte à realização do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras).

A menção mais antiga que encontramos a respeito dessa frase é um comentário postado em uma publicação na página do UOL Notícias no Facebook, feita no dia 29 de agosto de 2016. Note que comentarista não fala o nome do senador, mas “deixa no ar” as sementinhas da dúvida e da discórdia:

Reprodução/Facebook

Não há nenhuma publicação em jornais, revistas, sites políticos ou nas publicações oficiais do Senado com tais afirmações atribuídas ao Aécio Neves. Mas, para sermos justos, vamos listar algumas afirmações feitas pelo ex-candidato após a derrota nas urnas:

Após saber da vitória de Dilma Rousseff nas eleições, o então ex-candidato fez as seguintes declarações. Note que ele parabeniza a presidente reeleita e agradece o povo:

https://www.youtube.com/watch?v=s2nlGRaUxq0

Após voltar ao Senado (depois das eleições de 2014), o senador Aécio Neves fez um discurso (que podemos ler na íntegra aqui) onde ele diz estar agradecido pelos mais de 51 milhões de brasileiros que votaram nele, mas não diz nada a respeito de “obstruir os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ “:   

“[..]Estou agradecido e honrado pela manifestação de mais de 51 milhões de brasileiros, de todas as nossas regiões, de todos os Municípios, de todas as idades e classes sociais, que viram na nossa candidatura a possibilidade de construir um caminho melhor para o Brasil, um caminho para mudar de verdade o Brasil.[..]”

Dias depois (e não “minutos”, como diz o boato), o senador gravou um vídeo dizendo que continuará como oposição ao governo. Nada a respeito de fazer o país “quebrar” com a paralisação dos trabalhos legislativos:

“Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, poderemos fazer deste País uma grande Nação. Vamos fazê-la.”

#Aécio45 #NãoVamosNosDispersar

Posted by Aécio Neves on Tuesday, October 28, 2014

Se ele não disse essa frase, quem disse?

Na verdade, ninguém disse essa frase da forma que está sendo espalhada. Alguém pegou um trecho de um discurso de outro parlamentar e, após mudar várias palavras, atribuiu as afirmações ao senador Aécio Neves.

No dia 28 de outubro de 2014, o então líder do partido DEM, deputado Mendonça Filho, discursou sobre a ideia de obstruir todas as votações até que fosse votado o projeto de decreto legislativo que pretendia derrubar a Política Nacional de Participação Social, do governo federal (PDC 1491/14).

“Vamos obstruir os trabalhos até o fim do ano, enquanto o decreto não for votado”, afirmou o deputado, como podemos ver no site da Câmara dos Deputados.

Conclusão

O senador Aécio Neves não disse que ia fazer com que parassem todos os trabalhos legislativos até o país quebrar!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top