20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Inri Cristo morreu e seu corpo foi encontrado na Colômbia?

- Publicidade -

É verdade que o corpo de Álvaro Thais, conhecido como Inri Cristo, foi encontrado sem vida na Colômbia justamente na Sexta-feira Santa?

A notícia se espalhou com força nas redes sociais no final de março de 2018, juntamente com a proximidade da Sexta-feira da Paixão. De acordo com o texto amplamente compartilhado também em grupos de WhatsApp, o filósofo catarinense e autoproclamado messias Inri Cristo teria morrido justamente no dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo, em uma cidade da Colômbia.

Ainda, segundo o texto – que foi um dos assuntos mais comentados no Twitter no dia 30 de março de 2018, o corpo de Álvaro Thais (nome de nascimento de Inri Cristo) teria sido encontrado em um local de desova de corpos das vítimas executadas pelo cartel de narcotraficantes chamado Los Romanos!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O corpo de Inri Cristo foi encontrado sem vida na Colômbia? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que fizemos (e que você também deve fazer para averiguar notícias como essa) foi procurar nos canais disponibilizados pela equipe que cuida da imagem do religioso que afirma ser a reencarnação de Cristo.

No site Inricristo.org.br não há nenhuma menção da sua alegada morte! Igualmente, não há nada na página oficial dele no Facebook…

Origens

Apesar dessa notícia se espalhar com força em março de 2018, ela é apenas uma cópia de um texto de março de 2013, retirado do site humorístico Diário Pernambucano:

Reprodução/Diário Pernambucano

Mesmo o Diário Pernambucano deixando claro que se trata de uma brincadeira, muita gente compartilhou essa história como se fosse verdade!

- Publicidade -

Em 2018, foi espalhado em grupos de WhatsApp uma brincadeira semelhante afirmando que Inri Cristo teria morrido, mas que “estará de volta” na Páscoa (uma alusão a Jesus Cristo que, segundo a Bíblia, teria morrido na sexta-feira e ressuscitado no domingo de Páscoa).

Conclusão

A notícia da morte de Inri Cristo no dia da Sexta-feira Santa é de 2013 e foi retirada de um site humorístico!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui