Connect with us

E-farsas

Foto do Lula acenando para a multidão com 10 dedos nas mãos é verdadeira ou falsa?

Política

Foto do Lula acenando para a multidão com 10 dedos nas mãos é verdadeira ou falsa?

Será que fizeram uma fotomontagem do ex-presidente Lula acenando para o povo? Quem fez a montagem esqueceu de tirar o mindinho da mão esquerda dele? Seria um sósia?

A imagem se espalhou em diversas páginas do Facebook no final de março de 2018. Nela podemos ver um homem de cabelos grisalhos (que seria o ex-presidente Lula) e com os braços abertos acenando para algumas pessoas.

O detalhe que chama a atenção nessa simples foto é um detalhe que está colocando em cheque a veracidade da imagem: o homem da fotografia tem 10 dedos nas mãos!

Como já se sabe, Luiz Inácio perdeu um dedo mindinho em 1963 em um acidente de trabalho, o que fez muita gente se perguntar:

Será que essa foto é real?

Será que fizeram uma montagem?

Ou será que esse sujeito da foto é um sósia do ex-presidente?

Lula aparece com 10 dedos em caravana! Será que essa foto é uma montagem? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou montagem?

A foto é real! Não houve manipulação na fotografia.

Essa fotografia foi tirada juntamente com diversas outras no dia 24 de março de 2018, em Florianópolis (SC), durante visita do ex-presidente à Santa Catarina. Tirada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, a fotografia em questão eternizou o exato momento em que a mão esquerda do pré-candidato Luiz Inácio da Silva se alinhou com um braço de um dos presentes na plateia!

Difícil acreditar, né? Mas veja só na ampliação:

 

Conclusão

A fotografia é real. O alegado dedo é, na verdade, o braço de um dos espectadores!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Política

To Top