15.2 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022

Alerta de sequestradora de Imbariê no Facebook! Será?

- Publicidade -

Imagem que circula pelas redes sociais mostra uma moça exibindo duas pistolas e alerta que ela está sequestrando crianças em diversos bairros do Rio de Janeiro! Será?

Na primeira semana de novembro de 2014, a foto de uma jovem segurando duas armas começou a ser espalhada pelo WhatsApp e também pelo Facebook. O texto que acompanha a imagem pede para que todos tenham muito cuidado com seus filhos, pois a mulher da fotografia é uma sequestradora que estaria cometendo inúmeros crimes em alguns bairros no estado do Rio de Janeiro.

Será que essa notícia é verdadeira?

Sequestradora estaria cometendo crimes em bairros do Rio de Janeiro! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Sequestradora estaria cometendo crimes em bairros do Rio de Janeiro! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook) 

Verdadeiro ou falso?

Já vimos que um boato virtual pode chegar a causar até a morte de pessoas inocentes! Em maio de 2014, uma moradora do Guarujá (SP) foi espancada até a morte por causa de uma notícia falsa veiculada no Facebook.

Por isso, é essencial sempre verificar se aquilo que você está compartilhando é real ou se é apenas mais uma farsa da web!

No caso da foto da suposta sequestradora de Imbariê que se espalhou em novembro de 2014, a história pode se repetir e, se não tomarmos cuidado, a moça poderá ter o mesmo fim trágico da vítima que morreu no Guarujá.

Muitas versões diferentes acompanham a fotografia da menina com as armas nas mãos. Algumas afirmam que ela seria uma sequestradora que rapta crianças nos bairros de Imbariê (em Duque de Caxias) ou em Fragoso e Piabetá (na cidade de Magé) e/ou também em Nilópolis – todos no estado do Rio de Janeiro.

Não há nenhuma menção da suposta sequestradora nos jornais locais dessas cidades e, além de tudo, só há essa fotografia da moça, não havendo nenhuma prova de que os crimes tenham ocorrido de fato!

sequestradora2
Uma das versões que rondam a web! (foto: Reprodução/Facebook)

- Publicidade -

A fanpage Reage Saracuruna (voltada em divulgar notícias de bairros próximos à Imbariê) desmente esse boato e afirma que não há nada que comprove que essa história seja real!

Outras versões dizem que a sequestradora estaria praticando seus crimes várias cidades de Alagoas, conforme noticiado pelo jornal alagoano Radar89 e que a polícia já estaria investigando o caso.

Qual é o nome da sequestradora? Como todo boato, essa parte ninguém sabe… Todas as informações a respeito são publicadas com o famoso “um amigo de um amigo me contou!”.

A foto da suposta sequestradora

A foto da moça se exibindo com duas pistolas nas mãos não é nova! Em setembro de 2014, essa mesma fotografia circulou pelo Facebook juntamente com a de outra menina (que também aparece segurando armas).

Na época, blogs de noticias locais como o baiano VermelhinhoBA publicaram as fotos afirmando que as duas meninas são moradoras de bairros do centro do estado da Bahia.

Podemos imaginar duas coisas, então:

  • A) A moça está cometendo diversos crimes em várias cidades brasileiras
  • B) Alguém inventou essa história e pegou a foto da garota para ilustrar o boato.

Por falta de provas (e por tudo que mostramos aqui), a alternativa 2 é a mais correta!

Conclusão

Esse alerta é falso! É sempre bom não descuidar dos filhos (isso é verdade), mas alguém está usando a foto de uma garota sem juízo para espalhar mais um boato na web.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

    • Alternativas: “Verdadeiro ou falso”. Bem no início do post abaixo da primeira foto e acima do terceiro parágrafo. “B”, por ser a segunda, seria “falso”, e “A”, consequentemente por estar na frente será a verdadeira.

  1. “Não sei se é verdade mais não custa nada compartilhar”

    De gente que ainda confunde “MAS” com “MAIS” não dá para esperar muita coisa mesmo. Pelo visto a criatura que compartilhou essa merda jamais ouviu falar de calúnia e nem soube dessa história horrenda ocorrida no Guarujá.

  2. Atualizando, a mesma imagem vem sendo repassada pelo Facebook com o seguinte texto:

    “Repassando.
    Divulguem essa mulher está tirando fotos de crianças, e em seguida sequestrando, ela foi vista hoje próximo à escola arco- iris em Recife fotografando crianças.”

  3. É lamentável este tipo de boato, apenas serve para lançar ainda mais o receio e o pânico entre uma população já massacrada muitas vezes por uma comunicação social populista e alarmista

  4. Faltou tagear sequestro/sequestradora.

    Ao ver esta postagem, imediatemente abri o e-farsas e busquei por sequestro e sequestradora na busca do site, sem sucesso, daí eu busquei “site:e-farsas.com sequestradora” no google (sem as aspas) e bingo!!

    O site pode ser muito mais útil se a busca/tags ajudasse!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui