today-is-a-good-day
21.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Alexandre de Moraes assumiu em público que houve fraude nas eleições?

- Publicidade -

Vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp mostram o ministro do STF admitindo que houve cerca de 30% de fraude! Ele admitiu que as eleições de 2022 foram fraudadas?

As imagens ganharam força em compartilhamentos através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de fevereiro de 2024. No vídeo podemos ver o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, argumentando com o também ministro Raul Araújo Filho se uma determinada porcentagem configura fraude ou não. “[…] não entro nessa discussão em relação se ficar trinta vírgula alguma coisa seria fraude ou não”, diz Moraes no trecho compartilhado, juntamente com um texto alegando se tratar do tamanho da fraude nas urnas eletrônicas.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas: “ALEXANDRE DE MORAES ASSUMIU EM PÚBLICO QUE FRAUDOU AS ELEIÇÕES. Isto é muito sério. Depois gagueja (pelo ato falho) e arrependido da própria denúncia. VAMOS VIRALIZAR !!! TEM QUE EXISTIR ALGUMA JUSTIÇA NESSE PAÍS! UMA REVOLTA POPULAR DAS GRANDES!!! Agora não adianta mais o leite já foi derramado.” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do trecho do vídeo ser bastante compartilhado em fevereiro de 2024, trata-se de uma notícia falsa requentada, que já havia se espalhado em junho de 2023, quando foi desmentida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Fala foi retirada de contexto

Na verdade, os ministros Alexandre de Moraes e Raul Araújo estavam debatendo a prática de fraude à cota de gênero pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no lançamento de candidaturas ao cargo de vereador do município de Roteiro–AL, nas Eleições Municipais de 2020. A lei nº 9.504 exige que 30% das candidaturas de uma legenda sejam compostas por mulheres. 

No trecho recortado, Raul Araújo havia votado pelo não reconhecimento da prática pelo PTB, pois – segundo entendimento dele, apenas uma das candidaturas femininas era fictícia, o que não configuraria fraude. Já Moraes entendeu que as duas mulheres eram candidatas-laranja, integrando a lista do partido apenas para tentar burlar a lei. Por 4 votos a 3, o STF decidiu que houve a irregularidade e determinou a nulidade dos votos recebidos pelo PTB em Roteiro, além da cassação dos diplomas dos candidatos vinculados.

O vídeo foi retirado de uma sessão de julgamento realizada no dia 23 de maio de 2023, e transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do Tribunal no YouTube, como podemos ver a seguir. A fala do ministro Alexandre de Moraes começa aos 55:48 do vídeo abaixo:

O TSE também fez um vídeo explicando tudo direitinho:

- Publicidade -

Conclusão

O vídeo que mostra o ministro Alexandre de Moraes falando sobre 30% de fraude foi retirado de um julgamento referente a um suposto crime eleitoral praticado pelo PTB em relação à cota de gênero, ocorrido nas eleições municipais de 2020 em Roteiro–AL! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui