today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

Integrante do Hamas deixou de se fingir de morto após passar pela câmera de TV em hospital? 

- Publicidade -

Vídeo mostra flagrante de um terrorista do Hamas em uma maca de hospital fingindo ter sido atacado por Israel, mas “voltou à vida” após ser filmado por uma equipe de TV! Será verdade?

O vídeo surgiu nas redes sociais no começo de março de 2024 e já foi visto milhões de vezes. Nele podemos ver uma equipe médica empurrando uma maca com um morto em um hospital, mas o corpo “ganhou vida” ao perceber que estava sendo filmado por uma equipe de TV.

Segundo o que se espalhou, o “morto” seria um integrante do grupo Hamas e estaria fingindo ter sido atacado por Israel. No entanto, de acordo com o texto que acompanha as imagens, o plano não teria dado certo, pois uma equipe de TV teria descoberto que o sujeito estava encenando tudo para colocar a culpa em Israel!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter no começo de março de 2024: “Um milagre em Gaza. Um homem morto volta à vida depois de passar pela câmera. Não acredite na propaganda e nas mentiras do Hamas. Fique com a verdade. Fique com Israel” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo não nenhuma relação com Israel ou Palestina. Trata-se de uma gravação dos bastidores de um curta-metragem marroquino.

O homem que aparece na maca é o ator marroquino Karim Doniazalle, que explicou em seu perfil do Instagram:

Conclusão

O vídeo que mostra um homem levantando de uma maca de hospital após ser flagrado por câmeras de TV é, na verdade, dos bastidores da gravação de um curta-metragem marroquino e não tem nenhuma relação com o conflito entre Israel e Palestina. O homem que aparece deitado na cama de hospital é o ator marroquino Karim Doniazalle!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui