today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

Lula apareceu em vídeo negociando com Marcola e Fernandinho Beira-Mar?

- Publicidade -

Flagrante compartilhado nas redes sociais mostra o presidente Lula fazendo um acordo com o narcotráfico e abraçando o líder do PCC Marcola! Será verdade?

O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e voltou a ser compartilhado através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na primeira semana de março de 2024. Nele podemos ver o presidente Lula rodeado de algumas pessoas, comemorando com um homem chamado Marcola. De acordo com o texto compartilhado juntamente com o vídeo, Lula estaria negociando algum acordo com os chefões do tráfico, dentre eles, o Marcola – líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. 

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas com o vídeo: “Acordo com o narcotráfico. Isto é Lula e Marcola?? Estes é Lula e Fernandinho Beira Mar??? Me tire esta dúvida” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do vídeo ganhar força em compartilhamentos no mês de março de 2024, ele já circula há mais de um ano pela internet e não tem nenhuma ligação com facções criminosas.

As imagens originais foram postadas por um usuário do TikTok filiado ao SindimotoSP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), no dia 29 de outubro de 2022. A filmagem se refere a uma visita que Lula fez ao sindicato

@gilsindimotosp

#lula2022 #lula #motoboy

♬ som original – GIILSINDIMOTOSP

No mesmo perfil, outras postagens mostram Lula em outras poses no mesmo local:

@gilsindimotosp

@lulaoficial #lula2022 #lula #motoboy #motoboydodelivery #forabolsonaro

♬ som original – GIILSINDIMOTOSP

Em novembro de 2022, o SindimotoSP publicou uma nota em seu perfil no Instagram, explicando que o “Marcola” do vídeo não é o líder do PCC, e sim o apelido do assessor do PT, Marco Aurélio de Ribeiro, que estava na sala juntamente com Lula.

- Publicidade -

Nesse vídeo, gravado no dia da saída de Lula da prisão, publicado no dia 08 de novembro de 2019, o político agradece ao Marcola e o chama de assessor (aos 7 minutos):

Atualmente, Marco Aurélio é o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente, pela elaboração e coordenação da agenda presidencial, pelos subsídios para os pronunciamentos, entre outras atribuições essenciais para o funcionamento da Presidência da República.

Desde 2019, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, cumpre pena em penitenciárias federais, passando por Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Brasília (DF). Já o Fernandinho Beira-mar cumpre pensa desde 2019 na penitenciária federal de Campo Grande (MS). Portanto, é impossível que os dois presos tenham se encontramos com Lula em 2022 ou depois.

Conclusão

O vídeo que mostra o presidente Lula chamado por “Marcola” foi gravado durante um encontro do petista com filiados do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo, em outubro de 2022. O Marcola ao qual Lula se refere é seu assessor e atual chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República Marco Aurélio de Ribeiro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui