today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

É verdade que um homem tentou matar o ex-presidente Jair Bolsonaro em evento no RS?

- Publicidade -

Um homem teria sido preso ao tentar esfaquear Bolsonaro no meio de uma multidão, em evento ocorrido no Rio Grande do Sul! Será verdade?

A denúncia, acompanhada de vídeo, afirma que um homem teria sido preso durante evento ocorrido no dia 05 de março de 2024, em Não-Me-Toque–RS, após tentar esfaquear o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o que se espalhou nas redes sociais, a Polícia Militar teria percebido as intenções do criminoso, durante a visita de Bolsonaro à Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio internacional – e teria prendido o meliante antes dele atentar contra a vida do político!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Urgente! Vagabundo tentou matar o presidente Jair Bolsonaro” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 05 de março de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro visitou a Expodireto Cotrijal, feira agrícola realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O político foi recebido por centenas de apoiadores, que o acompanharam por todo o trajeto, feito em cima de uma caminhonete. Durante a passagem do ex-presidente, um homem foi detido por policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul que estavam no local, sob a alegação de porte ilegal de arma branca.

No entanto, a Polícia Militar esclareceu que o homem havia comprado a faca nas barracas ali mesmo, na exposição, e que não houve resistência à abordagem dos policiais. Em entrevista ao jornal GZH, o comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO/Planalto), Coronel Marco Antônio dos Santos Morais, afirmou que o homem não apresentou ameaça ao ex-presidente.

“No momento da abordagem ele estava a mais de 50 metros de onde estava o ex-presidente. Foi lavrado um termo circunstanciado pelo fato de ele estar com uma arma branca em local de reunião pública. Logo após, a faca foi apreendida, e o homem, liberado”, disse o coronel.

O comandante também explicou que a venda de facas na feira é permitida.

Vídeo da abordagem feita pela polícia:

No vídeo abaixo, podemos ver o ex-presidente acenado para seus apoiadores:

- Publicidade -

Para esclarecer essa história, a secretaria de Segurança Pública do RS divulgou a seguinte nota:

“No dia 5 de março, por volta das 16h, a Brigada Militar registrou ocorrência por porte de arma branca (faca) nas dependências da feira Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O suspeito é um homem de 32 anos, natural e residente na região e sem antecedentes criminais. Ele chamou a atenção de populares e dos policiais militares presentes ao evento por estar com o cabo de uma faca aparente no bolso. Abordado pelos policiais militares, o suspeito argumentou que havia comprado a faca em um dos estandes da feira e apresentou comprovante da compra. O homem assinou um termo circunstanciado por violação do Artigo 19 da Lei das Contravenções Penais – ‘trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade’. O artefato foi apreendido, e o suspeito, liberado. As autoridades gaúchas ressaltam que estão investigando o caso e que, graças à atuação da Brigada Militar, o suspeito não ofereceu risco aos participantes do evento.”

Suspeito é apoiador do ex-presidente

Segundo apurado pelo portal Metrópoles, o homem detido com uma faca na feira agropecuária é apoiador de Jair Bolsonaro e, inclusive, já fez campanha para ele. Em áudio, o irmão do sujeito explicou que ele mora em Lagoa Vermelha e que foi à feira pilchado (vestido com roupa típica gaúcha) para ver o ex-presidente.

Conclusão

Não é verdade que um homem foi preso após tentar matar o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma feira agropecuária no Rio Grande do Sul!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui