11.3 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022

As fotos que comparam manifestações pelo voto impresso com as de ‘Diretas Já’ são reais?

- Publicidade -

Publicações equiparam quantidade de manifestantes em São Paulo, em 2021, pelo voto impresso com reivindicações feitas na década de 1980, pelo voto direto! Será verdade?

A colagem de fotos começou a se espalhar pelas redes sociais no começo de agosto de 2021, logo após uma série de manifestações feitas em todo o país a favor do voto impresso. Nela podemos ver duas imagens distintas de uma avenida lotada de pessoas: uma em preto e branco e outra colorida.

De acordo com o texto que acompanha a colagem, a foto em preto e branco supostamente mostra manifestantes em 1984 a favor do movimento conhecido como “Diretas Já”, que teve o objetivo de mudar a lei para que o povo pudesse voltar a votar diretamente para presidente. Já a segunda foto, colorida, estaria mostrando manifestantes ocupando a mesma avenida – já em agosto de 2021 – com o objetivo de forçar a alteração da lei que obriga a impressão dos votos pelas urnas eletrônicas.

Será que essas imagens são mesmo dessas ocasiões?

Colagem equipara manifestação pelas ‘Diretas Já’ com ocorridas em agosto de 2021! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto mais antiga é, na verdade, de junho de 1983, e foi tirada em Goiânia (GO) pelo repórter fotográfico Hélio Nunes, a serviço do jornal O Popular. De acordo com o site Memorial da Democracia, esse comício foi o primeiro ato por eleições diretas no Brasil:

Foto: reprodução/Memorial da Democracia

Quanto à foto colorida, claramente podemos ver que ela foi tirada na avenida Paulista, uma das mais conhecidas e principais avenidas da cidade de São Paulo. Ao buscar por essa imagem no Google Images, temos como primeiro resultado uma reportagem da versão em italiano do jornal Huffington Post datada de 16 de março de 2015. Na matéria, o jornal fala sobre manifestações ocorridas no Brasil pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff:

Reprodução: Huffton Post Italia

Com a pista dada pela matéria do Huffington Post de que a foto teria sido feita pela agência Reuters, reviramos o portal da agência britânica até encontrar o autor da fotografia. De acordo com essa matéria sobre manifestações contra a então presidente Dilma Rousseff, do dia 15 de março de 2015, a foto foi feita por Paulo Whitaker.

- Publicidade -

Reprodução:Reuters/Paulo Whitaker

Agosto de 2021 teve bastantes manifestantes, mas…

No dia 1º de agosto de 2021, manifestantes se reuniram em diversas cidades do país a favor do voto impresso. No vídeo abaixo, da CNN, podemos ver que bastante gente ocupou a avenida Paulista durante o dia:

Mas nessa outra foto, feita por Amanda Perobell, a serviço da Reuters, é possível verificar que a aglomeração se deu em apenas um ponto da avenida:

foto: Reprodução/El País/Reuters

Conclusão   

As fotos que mostram uma enorme quantidade de manifestantes são de 1983 e de 2015. A mais velha foi tirada em Goiás e a mais nova é de uma manifestação contra a então presidente Dilma Rousseff!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui