Bandidos estão usando a arma Taurus SPECTRUM 380, a menor do mundo, para assaltos?

12
69731
Menor arma do mundo estaria sendo usada por bandidos em assalto! Será verdade?

Será verdade que os ladrões estão usando um minúsculo revólver da Taurus para assaltos? A nova Taurus SPECTRUM 380 é uma pequena arma colorida que pode matar?

O alerta ganhou força através dos grupo de WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com o texto, a nova Taurus SPECTRUM 380 se parece com um pequeno brinquedo, mas tem a capacidade de 6 munições e estaria sendo usada por bandidos para assaltos.

Juntamente com o texto, um vídeo mostra um minúsculo revólver sendo disparado algumas vezes!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?    

Menor arma do mundo estaria sendo usada por bandidos em assalto! Será verdade?

Verdade ou mentira?

A Taurus Spectrum .380 foi lançada em 2017, durante o Shot Show de Las Vegas. Um dos diferenciais dessa arma é que o consumidor pode escolher uma das 30 combinações de cores oferecidas pelo fabricante. O preço sugerido no lançamento (nos Estados Unidos) foi de cerca de 300 dólares.

Veja como ela é bem diferente da arma mostrada no vídeo espalhado pelo WhatsApp:

https://www.youtube.com/watch?v=LfukmUvjsVQ

 

Alerta espalhado pelo WhatsApp!

Compare o tamanho da Taurus Spectrum .380 na mão de um adulto:

Foto: Divulgação

Origem do vídeo

O vídeo do mini revólver amplamente compartilhado no WhatsApp surgiu em uma publicação feita no começo de janeiro de 2018 na conta do Instagram do usuário Buzaidgt.

Sem nenhuma descrição, o vídeo mostrando que o tal revólver parece funcionar foi removido do Instagram, o que não impediu que outras pessoas copiassem e espalhassem do vídeo por aí:

https://www.youtube.com/watch?v=6si25XmjI7k

Não há (ou não encontramos) nenhuma outra demonstração em vídeo dessa mesma miniatura de arma em ação!

Não é uma Taurus

Acontece que, conforme foi explicado nessa publicação do American Shooting Journal, não se trata de uma Taurus, mas de uma mini-mouse gun. Uma pequena arma que (em teoria) não serve nem para defesa pessoal!

O site The Truth About Guns também confirma que armas pequenas não servem para nada e que, além de ser mais difíceis de serem manuseadas, ainda podem irritar o agressor (o que pode ser pior).

Conclusão

A arma mostrada no vídeo não é uma Taurus SPECTRUM e possivelmente é uma arma feita artesanalmente (e que funciona). Apesar dessa história não ser real, o que vale no alerta espalhado no WhatsApp é: NUNCA REAJA A UM ASSALTO! NUNCA MESMO!