23.5 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Sérgio Moro participou de evento patrocinado pela Globo, Shell, Exxon, Itaú, PSDB e Estadão?

- Publicidade -

Será verdade que o juiz federal Sérgio Moro participou de um evento patrocinado pela Globo, Shell, Exxon, Itaú, PSDB e também pelo Estadão!

A notícia acompanhada de foto foi publicada em vários sites e blogs no começo da segunda quinzena de fevereiro de 2018 e rapidamente se espalhou também nas redes sociais. Na imagem podemos ver o juiz federal Sérgio Moro sentado em uma mesa, na frente de um painel com várias marcas de grandes empresas brasileiras e multinacionais: Globo, Shell, Exxon, Itaú, PSDB e Estadão.

O texto que se espalhou juntamente com a fotografia afirma que Moro estaria participando de um evento patrocinado por essas empresas.

Será que isso é verdade ou mentira?

Será que isso é verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A imagem surgiu em alguns sites já conhecidos aqui no E-farsas por disseminarem notícias falsas há vários anos, como o Plantão Brasil, por exemplo. Trata-se de uma montagem grosseira que facilmente desmentimos com uma simples busca na web.

A foto original do juiz Sérgio Moro foi tirada pelo repórter Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil, no dia 09 de setembro de 2015. A fotografia foi tirada durante uma audiência pública na CCJ do Senado. Compare as duas fotos abaixo:

Conclusão

A foto mostrando o juiz federal Sérgio Moro sentado na frente de um painel lotado de patrocinadores é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. Muito vergonhoso esse bloog, tentando enganar a população com essa noticia falsa só pra tentar negridi a imagem de um juiz que vem tentando fazer justiça, vergonhoso

  2. O Juiz participou SIM de Evento patrocinado por Bradesco, Itaú BBA e Santander, conforme a Folha:

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2018/02/14/bancos-patrocinam-jantar-em-que-moro-recebera-homenagem-em-nova-york/

    A afirmação do título se confirma em seu contexto de que participou de evento patrocinado por bancos.

    O título não pergunta se “A foto é verdadeira”.
    O título pergunta se “Moro participou de evento” patrocinado por Empresas. Se o fato ocorreu!?
    Sim, ocorreu, conforme vários jornais apuraram.
    A montagem mostrando estes bancos não invalida o fato.

  3. Essa notícia foi compartilhada pela princesinha Gleisi Hoffman no twitter… Meu Deus, essa mulher não cansa de passar vergonha nas redes sociais… Mais ainda assim não supera o “FORZA LUCA” kkkkkkkkkk

  4. O debate ficou bem melhor com moderação mas ainda sinto falta de um botão tipo “curtir” mostrando quais matérias agradam mais o público do e-farsas… 😉

  5. Tá, a notícia e a foto são falsas. OK, trabalho feito, Gilmar. Só queria que alguém me explicasse o seguinte: independente de fidelidades políticas ou do que se pensa das ações do personagem, o que tem de mais ou absurdo um profissional participar de um evento patrocinado pelos donos dessas marcas, ou qualquer outras?

    Um evento de financiamento privado não é necessariamente bom/ético ou ruim/imoral simplesmente porque foi financiado por A ou B. A notícia diz apenas que ele “participou de [um] evento” e que este foir patrocinado por certas empresas e organizações. Que mal teria se ele realmente tivesse ido?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui