11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

As principais revistas do país foram às bancas com a mesma capa?

- Publicidade -

Foto mostra que a matéria de capa sobre a reforma da Previdência foi a mesma nas quatro principais revistas brasileiras! Será verdade?

A imagem surgiu nas redes sociais no começo da segunda quinzena de fevereiro de 2018 e foi um dos assuntos mais comentados na web. Nela podemos ver que as principais revistas do Brasil teriam, aparentemente, combinado entre si (ou coincidentemente) em publicar a mesma capa!

Com a manchete “Reforma da Previdência hoje para ele se aposentar amanhã“, as capas mostram um garoto com os braços em uma mesa, apoiando a sua cabeça…

Será que essa imagem é real? As revistas Veja, Istoé e Época foram para as bancas com as capas iguais?

Coincidência?

Verdade ou mentira?

As revistas foram vendidas com essa capa, mas trata-se de uma sobrecapa publicitária de anúncio com a logomarca do governo federal.

As sobrecapas trazem um aviso de que se trata de publicidade:

 

A revista Carta Capital afirmou que a sua equipe comercial não foi procurada pelo governo para participar do anúncio em conjunto, mas que a sua direção recusaria caso fosse “convidada” por não acreditar nos dados fornecidos pelo governo a respeito da Reforma da Previdência.

- Publicidade -

A Carta Capital também afirma que o governo federal destinou, em 2017, 170 milhões de reais para despesas com comunicação e já havia executado cerca de 100 milhões somente no primeiro semestre, incluídos os anúncios em defesa da reforma da Previdência.

A capa da revista Veja do dia 24 de fevereiro de 2018 é essa:

A capa da revista Istoé foi essa e a da Época foi essa:

Conclusão

As alegadas capas semelhantes nas principais revistas do país em fevereiro de 2018 são, na verdade, sobrecapas publicitárias financiadas pelo governo federal sobre a reforma da previdência!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Classifico como notícia verdadeira, se a sobrecapa tivesse algum conflito ideológico com o editorial das revistas, não teria sido utilizada, e foi isso que foi exposto ao público nas bancas;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui