today-is-a-good-day
18.4 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Batom com chumbo causa câncer! Será?

- Publicidade -

Mensagem que apareceu nas redes sociais avisa para as mulheres que o uso de certas marcas de batom pode causar câncer devido aos altos índices de chumbo encontrados no produto! Será verdade?

A mensagem, que apareceu no Facebook em janeiro de 2013, adverte às consumidoras quanto ao uso de algumas marcas de batons. Segundo o texto, os produtos possuem altas doses de chumbo, o que provocaria um aumento na incidência de câncer.

O texto ainda cita o nome de algumas marcas que estariam com o problema e pede para que seja compartilhado para todo mundo!

Segue o texto na íntegra, sem correções, conforme circula pelo Facebook:

Reprodução do texto que circula pelo Facebook

Junto ao aviso há uma foto de alguém com os lábios feridos, sugerindo que o uso do batom pode ter causado isso:

Foto de uma consumidora que estaria com câncer devido ao uso de batons com chumbo! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O aviso é falso! Circula desde 2003 através de e-mails e, agora em 2013, ganhou novo fôlego no Facebook.

Vamos analisar aqui alguns parágrafos do texto para mostrar que tudo não passa de mais uma E-farsa:

Logo no primeiro parágrafo, temos:

“Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.”

Uma busca pelo nome da doutora só retorna sites e blogs que copiaram o mesmo texto.

- Publicidade -

Não encontramos nenhum médico com o nome de “Claudia Pirisi” no site do Conselho Federal de Medicina. Isso prova que:

  • A) A doutora não existe;
  • B) A doutora não faz parte do Conselho Federal de Medicina e, portanto, não é médica;
  • C) A doutora não é brasileira;
  • D) Não procuramos direito;

Geralmente, esses textos alarmistas citam nomes de pessoas importantes e/ou que não existem para dar mais credibilidade ao que se quer passar adiante.

A seguir, temos:

“Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.”

Nesse parágrafo foi inserido o nome de uma doutora que existe, de fato, mas que nunca afirmou nada sobre o chumbo dos batons.

A doutora é, na verdade, nutricionista. Seu nome foi colocado aí para, como dissemos mais acima, dar mais credibilidade ao texto.

Em nenhum momento, o aviso mostra algum link que ajude a comprovar o que está sendo dito. Quais as fontes? Não há…

O autor cometeu um pequeno deslize quando se referiu ao chumbo com “uma substância”. Na verdade, o chumbo é um elemento químico. Uma pequena falha que teria sido evitada caso o texto tivesse vindo realmente de uma doutora de renome.

O Chumbo

O chumbo (Pb) é um metal pesado e ainda não há nenhum estudo conclusivo que comprove que ele é um causador de câncer.

Apesar disso, sabe-se que o chumbo pode causar uma síndrome chamada Saturnismo, que pode, sim, causar úlceras labiais, dores abdominais entre outros problemas. Por isso, o uso do elemento em produtos é bastante restrito.

 

Próximo parágrafo:

“Recentemente, a marca “Red Earth” diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!”

Outra informação errada. No site da empresa, os batons estão custando em média 18 dólares. O autor do aviso apenas pegou uma versão dessa lenda virtual de 2003, que dizia que os preços teriam caído de HK$67 para HK$9,90 (Hong Kong Dolar), e apenas mudou para a moeda nacional.

Aliás, pelos erros gramaticais do aviso, podemos notar que o texto foi mesmo traduzido mal e porcamente de algum artigo em outra língua!

A seguir, o autor cita diversas marcas que supostamente usam o chumbo em seus batons. Nada comprovado.

No entanto, é bom explicar que em 2012, a vigilância sanitária dos Estados Unidos afirmou ter encontrado chumbo em 400 batons fabricados naquele país.

Segundo a FDA (a agência que regulamenta os alimentos, cosméticos e remédios nos EUA), O chumbo não é acrescentado intencionalmente aos batons nem a nenhum outro cosmético. Muitos corantes aprovados pela FDA são feitos a partir de minerais e, portanto, contêm traços do chumbo que é naturalmente encontrado no solo, na água e no ar.

Níveis seguros

Apesar de achar pequenas quantidades do elemento químico em centenas de batons nos EUA (a mais alta encontrada foi de uma parte por milhão), a FDA não proibiu a venda do produto, pois – como falamos lá em cima – não há nenhuma pesquisa que prove que há uma relação entre o câncer e o chumbo. Além disso, ainda não existem estudos sobre os níveis seguros do contato metal com os lábios.

Em seu site, a FDA afirma: “Não consideramos os níveis de chumbo encontrados nos batons preocupantes para a segurança. […] Os níveis de chumbo detectados estão dentro dos limites recomendados por outras autoridades de saúde para a presença de chumbo nos cosméticos.”

Leia também: Porque spams de chumbo em batons nunca morrerão.

Leia também: Batom causa Câncer: Mito ou Verdade?

Continuando com o texto:

“Faça o teste:

1. Ponha um pouco de batom em sua mão;

2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;

3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.”

O teste sugerido não serve para confirmar o boato, uma vez que o ouro não reage com chumbo. No entanto, outras substâncias presentes no batom podem, sim, fazer com que o anel marque o batom, como demonstrado no blog Eu Não Sou Amélia.

Note que o batom da marca Avon foi o que menos escureceu no teste feito no Eu Não Sou Amélia. (foto: Reprodução/Eu Não Sou Amélia)

 Atualização:

Conforme bem observado pelo leitor Igor Santos, o teste acima não prova nada: Na verdade, o batom parece marcado pelo anel devido à sujeira encontrada na joia. Podemos perceber que a cada “teste” a marca do anel fica mais fraco, pois cada vez que ele é passado no batom fica mais limpo. Igor também observou que o mesmo “teste” pode ser feito com pasta de dentes ou com outros produtos levemente abrasivos.  

 

Pedido para repassar

Como todo boato que se preze, o autor do texto encerra o tal aviso com um pedido para que seja espalhada essa mentira para todos que você conhece.

A imagem da boca com câncer

A foto que circula junto com o texto é, na verdade, a de um paciente com herpes, como podemos ver no site Citizendium. Nada a ver com câncer!

Conclusão

Não há nenhuma relação entre a exposição ao chumbo e o câncer de boca. História falsa que circula desde 2003! Não repassem esse tipo de aviso alarmista.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

48 COMENTÁRIOS

  1. Esse “teste” que a blogueira fez não causou nenhuma reação de chumbo com coisa alguma. A mancha preta é apenas sujeira depositada no anel (vale notar que a cada “teste” a mancha fica mais clara) e o mesmo efeito pode ser observado com pasta de dentes, giz de cera, tinta de parede ou qualquer outro material levemente abrasivo que aceite depósitos de sujeira de dedo acumulada.

    Mas o pior de tudo é que meu blog (linkado aqui) aparece três vezes na seção de comentários da suposta “caçadora de mitos” (uma vez meu texto é até copiado por completo) e mesmo assim ela acha que está ajudando as colegas, espalhando esse mito.
    Triste.

    • Boa noite Igor!

      Eu que fiz o post e gostaria mto que me falasse que parte do seu texto foi copiado no meu post no meu blog? Pois não me recordo de ter COPIADO nada e se por acaso algo foi copiado me diga para que eu possa dar os devidos créditos. Não sou suposta cacadora de mitos, meu anel não estava sujo e vc é mto corajoso em vir aqui falar essas coisas, mas não foi direto a mim falar que copiei alguma coisa. Fiz o teste para mostrar para minhas leitoras, mas hora nenhum afirmei que é verdade ou não, tanto é que respondi comentário por comentário agradecendo a ajuda dos leitores que falaram que não passa de mito. Aguardo sua resposta, pois TUDO que escrevo no meu blog sou mesma que escrevo, não preciso copiar nada de ninguém.

      Obrigada pela atenção.

      Lívia

      • Lívia, eu acho que você tem problemas de compreensão de texto. Eu não disse que foi você que copiou meu texto, eu disse que ele foi linkado duas vezes e copiado uma na *seção de comentários*.
        Acho que você precisa controlar mais sua personalidade e tentar ler e entender os textos antes de sair distribuindo sua agressividade gratuitamente em blogs alheios.

    • Ugh, pior elas darem “credibilidade” a um texto tao pobremente escrito, ou seja, sem credibilidade alguma :S
      Nem perdia meu tempo remexendo esse assunto.

  2. Exacto! É herpes.
    Para costuma ter herpes vê de logo que a natureza de uma notícia desta é falsa e percebe-se logo a origem das feridas. Se bem que na foto, na parte lateral está muito alastrada para cima. 😐

    • Essa noticia não está completa! Ela faz parte de outro artigo maior que explica com maiores detalhes o caso do chumbo nos batons. Está nessa mesma página que você enviou. Obrigado pelo contato!

  3. E-farsas, vcs deviam mostrar a verdade sobre o assunto, não ficar protegendo as indústrias de cosméticos!! A forma como o assunto foi colocado na mensagem em análise pode conter muitos erros, mas alegar, por conta disso, que ali só existem inverdades, está incorreto!! Vejam aqui o relato da verdade: http://safecosmetics.org/article.php?id=327
    E aqui também: http://www.fda.gov/Cosmetics/ProductandIngredientSafety/ProductInformation/ucm137224.htm#ref1
    Estou decepcionada com o e-farsas!! Sempre acreditei no que era dito aqui, mas agora, passarei a pesquisar por outros meios. Só lamento. Abraço.

  4. Ok..Eu fiz o teste com o batom 623 da Dior Addict, como visto nem foi o dessa marca em questão que nem conheço, e ficou pretíssimo! Também fiz com o labello que é um protetor que se parece e tem cor de batom com sabor e não mudou nada, bem como com outra marca..Moral: algumas marcas contém sim CHUMBO; não significa que esse chumbo contido vai te causar um câncer instantaneamente, mas não deixa de ser uma substância química, e tudo que não é natural para o nosso corpo, não é saudável. Já pensou usar batom com chumbo por 50 anos? Algum dia vamos desenvolver qualquer coisa anormal. Por que então os cânceres aparecem? Até mesmo por alimentação errada, e etc. Acho que muitos outros produtos que usamos diariamente contêm substâncias cancerígenas, como shampoo, condicionador, etc. Eu mesma tenho muita alergia a shampoo e condicionador. Acontece de aparecer umas bolhinhas no couro cabeludo no dia posterior à lavagem. O que faço agora é diminuir as lavagens para uma vez na semana e condiciono-o com óleo de coco só nas pontas e usar shampoo neutro. Agora imagina aqueles produtos para alisar o cabelo à força, contra a natureza, colorir, etc etc. Cremes depilatórios, esmaltes,acetona, e por ai vai. Resumindo, temos a tendência de ser céticos e só acreditarmos no que vemos. Boatos à parte, minha opinião é que não devemos duvidar de tudo. É dito que até as carnes, enlatados, etc, que comemos é prejudicial à saúde, cigarro, álcool, mas as pessoas continuam ingerindo, usando. A verdade é o mundo está meio perdido. Nós mesmos nos destruímos, a indústria do consumismo nos “CONSOME”, sem se preocupar com a nossa saúde, o importante é a venda e seu lucro posteriormente. Somos bombardeados diariamente com propagandas enganosas e acreditamos em tudo, se passar na “telinha”então é justo! Alertas para a nossa saúde como essa descremos. Temos que rever nossos conceitos, sabe. Hoje até as frutas, verduras que compramos estão potencialmente contaminas. O que devemos fazer é as nossas hortas, e plantar frutas nos nossos pomares. Dinheiro investido em mansões e carros caríssimos, serem investidos na saúde na compra de um terreno para plantar para ter uma qualidade de vida melhor. Criar galinhas e ter ovos de procedência não duvidosa, e também a carne. É por ai, temos que voltar a viver como nossos avós, bisavós, tataravós e ai sim teremos mais saúde e viveremos mais. E acima de tudo amor ao próximo, diminuir o ódio e a violência, ai sim teremos um paraíso, ainda que seja uma utopia, não custa nada nos conscientizarmos e fazermos nossa parte. Falei! Quem não estiver de acordo, passa batido e continue a viver uma vida insana, a ser materialista, a viver de “make -up”. A melhor maquiagem é um coração bonito, sem ódio, sem inveja, sem rancores. Ai sim refletirá um rosto perfeito. Isso tudo no mundo não passa de MARKETING, COMÉRCIO e a nossa saúde de escanteio. O mais simples que pudermos viver melhor para nós. Estou vivendo em outro continente, mas nem por isso vou à lojas caríssimas para comprar minhas coisas, como disse acima, uso óleo de coco que eu mesma faço como bálsamo para os lábios. Tenho só um batom que citei ai acima, uso uma vez no ano, no mais uso o óleo e o protetor. Futuramente só usarei o óleo de coco, quem sabe misture o urucum a ele e invento um batom? rss ai vai ficar vermelhinho ou rosinha dependendo da quantidade, mas só matéria vinda da mãe terra. Felizes eram os nossos índios antes de vir essa “modernidade podre”. Mesmo assim muitos hojes já estão aderindo ao modo de vida moderno. Que pena!
    O chumbo provoca sim males à saúde das crianças. A pequena quantidade de exposição ao chumbo, especialmente em crianças pequenas, é uma das causas do mal desenvolvimento do cérebro.Pesquisem! Eu achei no site do Estadão que é um jornal conceituado sobre os batons e também no site em inglês usatoday30. Obrigada àqueles que leram. Humilde opinião, mas se formos pensar direitinho há um pouco de razão!
    Há uma matéria no jornal Estadão e também no Washington Post.
    Aqui estão os links relacionados:

    http://www.washingtonpost.com/blogs/the-checkup/post/lead-in-lipsticks-which-brands-are-the-worst-offenders/2012/02/14/gIQAfNkiDR_blog.html

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vigilancia-sanitaria-dos-eua-diz-ter-encontrado-chumbo-em-400-batons,836300,0.htm

  5. Olha, tem um artigo no Estadão que direciona ao site do FDA (Food and Drug Administration, que é um órgão governamental dos EUA (tipo ANVISA aqui no Brasil), que lista a quantidade de chumbo em várias marcas de batom. Aqui estão os links:

    http://www.fda.gov/Cosmetics/ProductandIngredientSafety/ProductInformation/ucm137224.htm#expanalyses

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vigilancia-sanitaria-dos-eua-diz-ter-encontrado-chumbo-em-400-batons,836300,0.htm

  6. Pessoal, é necessário diferenciar a farsa da verdade. A farsa é o alerta do chumbo e do risco de cancer, já que apenas traços foram encontrados. Agora a recente matéria divulgada pelo UOL mostram excessos de cromo e manganês, e também o tipo de cancer é outro.

    É importante ser crítico e diferenciar, mas contar com as pesquisas das universidades e acompanhar o que é fato ;o)

    @Gilmar, seria interessante editar a postagem e incluir essa notícia divulgada pela UOL

  7. O AVISO É VERDADEIRO ao contrário do que diz esse artigo. Veja o que diz a matéria do G1 do dia 03/05/2013.

    “Estudo dos EUA alerta para índices de metais em batons e brilhos labiais.

    Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram 32 tipos diferentes de batons e brilhos labiais e detectaram a presença de metais como chumbo, cádmio, cromo e alumínio em pequenas e grandes quantidades nesses produtos. O fato preocupa pois alguns desses componentes químicos constantemente são relacionados a doenças graves como o câncer.

    O estudo, divulgado nesta quinta-feira (2) na revista “Environmental Health Perspectives”, aponta a necessidade de maior regulamentação desses cosméticos no país, já que nos Estados Unidos não há uma lei específica sobre metais em cosméticos.

    Foram analisados 8 batons e 24 brilhos labiais de 7 diferentes empresas. Os preços dos produtos variavam de US$ 5,59 a US$ 24 e eram os mais usados por jovens, de acordo com estatística obtida pelos investigadores.

    Segundo o estudo, em dez amostras das 32 analisadas, foram encontrados níveis de cromo acima do tolerável, se considerada a média diária de ingestão involuntária. Além disso, em 24 produtos havia presença de chumbo. Apesar do nível não ser considerado alarmante, sua presença preocupa devido à possível exposição a crianças.

    Ingestão involuntária
    Os cientistas analisaram ainda o impacto da ingestão involuntária da maquiagem. Uma pessoa comum ingere em média 24 miligramas por dia de batom ou gloss (que vai para o estômago com a saliva). Em casos de uso excessivo, a ingestão pode chegar a 87 miligramas.

    De acordo com os pesquisadores, a ingestão de maquiagem com metais oferece riscos à saúde. A exposição excessiva ao cromo, por exemplo, preocupa porque a substância é cancerígena e normalmente está relacionada a tumores no estômago.

    A presença de manganês nesses produtos pode também oferecer risco, já que o metal pode causar danos ao sistema nervoso.

    Os cientistas disseram que não há nenhuma razão para lançar tais produtos no lixo após os resultados. No entanto, a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de aumentar a fiscalização desses produtos por órgãos regulares de saúde.

    A pesquisa aponta ainda que não existem normas americanas para metais em cosméticos. No entanto, ressaltam que a União Europeia considera o cádmio, cromo e chumbo ingredientes inaceitáveis, em quaisquer níveis, em produtos cosméticos.

    Fonte:
    http://m.g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/estudo-dos-eua-alerta-para-indices-de-metais-em-batons-e-brilhos-labiais.html

    ASSISTA TAMBÉM o vídeo do Bom Dia Brasil
    Publicado em 03/05/2013:

    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/pesquisadores-alertam-para-presenca-de-metais-toxicos-em-batons/2552271/

    Eu já fui artista plástico e trabalhei com tinta óleo Branco de Chumbo, amarelo cádmio, entre outras cores que levam metal pesado.

    Fique alerta e, por favor, mude urgente o conteúdo dessa matéria para não prestar um desserviço aos seus usuários

  8. Nossa! Engracado, vi a materia ontem no face, alguns amigos estavao share e ficamos desesperado pq trabalhamos pra companhia Market America que tem uma linha de maquiagem chamda Motivos ( Motives ) e imediatamente contactamos a companhia que nos enviou este comunicado ta em ingles mas os interessados podem colocar o texto no google translate.
    Estou colocando aqui no nosso facebook esta materia que vi uns dias atras e tive que pesquisar realmente e ter certeza antes mesmo de postar pra vcs.
    Trabalhamos com o Motives cosmetics um tempo e tinhamos certeza que nossos produtos sao praticamente quase todos 90% botanicos e a empresa e super rigorosa em relacao a saude das pessoas. Sao todos produtos testados e passados por uma bateria de testes antes de irem para o mercado. E alem disso exigem que tenham pessoas qualificadas para trabalharem juntamente com equipes dos melhores medicos aqui dos USA.
    Por causa desta materia gostaria muito que aqueles que ainda tem duvidas em relacao aos nossos produtos depois te terem lido essa materia negativa lessem o documento que veio para mim ontem que a equipe do MA sho.com me enviou!! Ahhh coloque no google translator para entenderem melhor.

    Lead is not an ingredient in any of our lipsticks. Safety of our products is Market America’s number one priority. Our medical and scientific affairs team, which includes doctors and chemists, reviews all of our products and their ingredients. Motives complies with all FDA regulations on cosmetics and their ingredients, as well as all applicable international standards on cosmetics and their ingredients.
    Market America dietary supplements use only ingredients that have been evaluated for safety based on sound science. Some dietary supplement ingredients may have originated, early in the manufacturing and production process, from genetically engineered plants.
    Market America takes guidance from the U.S. Food and Drug Administration, the World Health Organization, and the National Academy of Sciences, who determined that genetically modified food ingredients are not materially different from those not so developed. This is especially true for dietary supplement ingredients, given that they are carefully and extensively purified, meeting or exceeding all specifications for identity, purity, strength and safety.

    Nao posso falar das outras empresas mais a nossa tenho certeza e quem quizer tirar mais duvidas inbox me que passo o tel da empresa assim podem tirar mais duvidas.

  9. O chumbo é um metal pesado, encontrado em solos contaminados por este elemento, e portanto os “corantes feitos a partir de minerais” não deveriam apresentar chumbo em quantidade significativa, a não ser que sejam retirados de solos contaminados.

  10. Este site e -farsas pra mim é a própria farsa ,sendo que vem desmentindo tudo que lhe convém desmentir.Hoje ja não ha mais como enganar ninguem , senão aos que querem ser enganados.Não adianta citar nomes de médicos “famosos” pq os médicos hj ja estão a maioria desacreditados.Costumo acreditar em pessoas sérias e ir atras de quem são e não de sites como este ´para me dizer se é verdade ou não.
    todo mundo sabe sobre o efeito do chumbo no baton,e não é um sitezinho que vai fazer com que se desacredite disso.

  11. Depois de ler tudo o que está aqui, peguei um anel de ouro limpei bem com pasta de dentes (limpei 3 vezes e nas 3 o algodão ficou preto, o que indica que não é sujeira)e testei 3 batons da Boticário e um da Clinique: não empreteceu nenhuma das 4 amostras.

  12. Depois de ler tudo o que está aqui, peguei um anel de ouro, limpei 3 vezes com pasta de dentes, em todas o algodão ficou preto (significa que não se trata de sujeira). Depois fiz o teste em 4 batons, 3 da boticário e um da clinique, nenhum ficou preto!

  13. Depois de ler tudo o que está aqui, peguei um anel de ouro, limpei 3 vezes com pasta de dentes, em todas o algodão ficou preto (significa que não se trata de sujeira), depois fiz o teste em 4 batons, 3 da boticário e um da clinique, nenhum ficou preto!

  14. Depois de ler tudo o que está aqui, peguei um anel de ouro, limpei 3 vezes com pasta de dentes, em todas as vezes o algodão ficou preto (significa que não é sujeira). Depois fiz o teste com 4 batons, um da clinique e 3 da boticário: nenhum ficou preto!

  15. Gente. Cada um que se agarre ao que acredita. Eu, Erica, não acho nada impossível ter níveis elevados de chumbo ja que foi admitido, aqui neste site também, que pode ter chumbo mas dentro do limite permitido pela Anvisa. Em que mundo, ou melhor, em que país vivemos? Brasil. Tudo é possível até o que não deveria ser. Então, cada um que se resguarde e tome seus cuidados. Pó de café com serragem, leite com químicas perigosas, tinta de parede com níveis super elevados de chumbo. Batom não? No Brasil? Kkkkk difícil acreditar em qlq empresa.

  16. Linda Matéria adoreiii!!! Mais sei de um que não contém chumbo Ai gente tenho que compartilhar, pois sei que além de difícil de achar estão caros, mais encontrei o batom queen matte na promoção 10 por R$44,00 tipo sai R$4,00 cada… Meu Deusss!!!

  17. incrível, vocês associarem o chumbo ao um problema labial, pessoal o chumbo é um metal pesado, que causa câncer, isso não quer dizer na boca, pode ser em diversos lugares do corpo humano, seria bom estudarem melhor o chumbo e o mau para o corpo humano, se fosse bom hoje ainda se usaria no combustível, mais foi proibido, pensem nisso, nao fiquem so em blogs, usem o google academico: o mau do chumbo.

  18. Observeir nos comentários que várias pessoas não sabemo o que é um hoax, que não requer conter apenas elementos falsos. O propósito de um hoax é alarmar (alarmar é diferente de informar) as pessoas com uma história falsa e, para falsa ser uma história basta que ela contenha um elemento inverídico, eventualmente até fantasioso, e incluído geralmente com a intenção de causar impacto. Assim, neste caso do hoax do batom:
    1) a mencionada prodissional até existe, mas não na área citada;
    2) afirmação de genériaca que o chumbo é uma “substância cancerígena”;
    3) apresentação de um teste que supostamente denunciaria a presença do “cancerígeno” chumbo no batom.

    A disseminação dos hoaxes ocorre pelo comodismo que as pessoas geralmente têm de verificar a origem de uma informação. Sim, há pelo menos alguma boa intenção naqueles que repassam hoaxes, mas existe principalmente o comodismo, apoiado na facilidade que os aplicativos possuem para retransmitir mensagens, inclusive em larga escala. Quando avisadas de que passaram adiante um hoax, comumente as pessoas se justificam dizendo “fiz a sua parte” (em alertas os outros sobre um perigo), “é melhor divulgar sobre um falso perigo do que deixar de avisar ou outros sobre um perigo verdadeiro”, “vai que é verdade?”, “minha consciência não ficaria tranquila se eu não repassasse”, “me passaram então eu repasso” e outras que auto-indulgentes. Todas estas desculpas e outras são parte importante da existência dos hoaxes. Em uma comunidade que só contivesse pessoas responsáveis, ou “e-responsáveis”, um hoax não se propagaria além daqueles que fossem os primeiros a receber. Na prática, devido a falta do sentido crítico, falta de algo melhor para fazer, sentimento de culpa, vontade de se manifestar em qualquer situação e outras infindáveis possibilidades, inclusive as combinações das anteriores, hoaxes sempre terão a Internet como terreno fertil, contribuindo para sobrecarregar inutilmente servidores e divertir ou orgulhar(?) os autores das farsas eletrônicas.

  19. Correções ao comentário anterior, por erros de digitação ou edição:
    1) “Observeir” -> Observei
    2) “não sabemo o” -> não sabem o”
    3) “fiz a sua parte” -> “fiz a minha parte”

  20. Correções ao comentário anterior, devido a erros de digitação ou edição:
    1) “Observeir” -> Observei
    2) “não sabemo o” -> não sabem o”
    3) “fiz a sua parte” -> “fiz a minha parte”

  21. Mesmo a notícia sendo falsa,Produtos de maquiagem com muitas misturas desconhecidas podem causar alergias seríssimas por isso optar por maquiagens hipoarlegênnicas e de procedência é o melhor caminho para quem gosta de um make!

  22. Concordo com você Andee
    Fiz o teste nas marcas que tinha em casa e só uma marca não tinha.
    A última marca que o anel já deveria está limpo, foi a que ficou mais preto, o da marca MAC.
    Prefiro evitar os que escurecem.

  23. O E-farsas errou feio ao dizer que a Dra. Elizabeth Ayoub não é médica, mas,sim,nutricionista. A Dra. Elizabeth Ayoub é médica, sim; é nutróloga, que é uma especiaidade médica.

  24. O E-Farsas errou feio ao dizer que a Dra. Elizabeth Ayoub não é médica, e sim nutricionista. A Dra. Elizabeth Ayoub é médica, sim, nutróloga (que é uma especiaidade médica) e ortomolecular. O site confundiu médica nutróloga com nutricionista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui