Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Batom com chumbo causa câncer! Será?

Correntes

Batom com chumbo causa câncer! Será?

Mensagem que apareceu nas redes sociais avisa para as mulheres que o uso de certas marcas de batom pode causar câncer devido aos altos índices de chumbo encontrados no produto! Será verdade?

A mensagem, que apareceu no Facebook em janeiro de 2013, adverte às consumidoras quanto ao uso de algumas marcas de batons. Segundo o texto, os produtos possuem altas doses de chumbo, o que provocaria um aumento na incidência de câncer.

O texto ainda cita o nome de algumas marcas que estariam com o problema e pede para que seja compartilhado para todo mundo!

Segue o texto na íntegra, sem correções, conforme circula pelo Facebook:

Reprodução do texto que circula pelo Facebook

Junto ao aviso há uma foto de alguém com os lábios feridos, sugerindo que o uso do batom pode ter causado isso:

Foto de uma consumidora que estaria com câncer devido ao uso de batons com chumbo! (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O aviso é falso! Circula desde 2003 através de e-mails e, agora em 2013, ganhou novo fôlego no Facebook.

Vamos analisar aqui alguns parágrafos do texto para mostrar que tudo não passa de mais uma E-farsa:

Logo no primeiro parágrafo, temos:

“Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.”

Uma busca pelo nome da doutora só retorna sites e blogs que copiaram o mesmo texto.

Não encontramos nenhum médico com o nome de “Claudia Pirisi” no site do Conselho Federal de Medicina. Isso prova que:

  • A) A doutora não existe;
  • B) A doutora não faz parte do Conselho Federal de Medicina e, portanto, não é médica;
  • C) A doutora não é brasileira;
  • D) Não procuramos direito;

Geralmente, esses textos alarmistas citam nomes de pessoas importantes e/ou que não existem para dar mais credibilidade ao que se quer passar adiante.

A seguir, temos:

“Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.”

Nesse parágrafo foi inserido o nome de uma doutora que existe, de fato, mas que nunca afirmou nada sobre o chumbo dos batons.

A doutora é, na verdade, nutricionista. Seu nome foi colocado aí para, como dissemos mais acima, dar mais credibilidade ao texto.

Em nenhum momento, o aviso mostra algum link que ajude a comprovar o que está sendo dito. Quais as fontes? Não há…

O autor cometeu um pequeno deslize quando se referiu ao chumbo com “uma substância”. Na verdade, o chumbo é um elemento químico. Uma pequena falha que teria sido evitada caso o texto tivesse vindo realmente de uma doutora de renome.

O Chumbo

O chumbo (Pb) é um metal pesado e ainda não há nenhum estudo conclusivo que comprove que ele é um causador de câncer.

Apesar disso, sabe-se que o chumbo pode causar uma síndrome chamada Saturnismo, que pode, sim, causar úlceras labiais, dores abdominais entre outros problemas. Por isso, o uso do elemento em produtos é bastante restrito.

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Próximo parágrafo:

“Recentemente, a marca “Red Earth” diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!”

Outra informação errada. No site da empresa, os batons estão custando em média 18 dólares. O autor do aviso apenas pegou uma versão dessa lenda virtual de 2003, que dizia que os preços teriam caído de HK$67 para HK$9,90 (Hong Kong Dolar), e apenas mudou para a moeda nacional.

Aliás, pelos erros gramaticais do aviso, podemos notar que o texto foi mesmo traduzido mal e porcamente de algum artigo em outra língua!

A seguir, o autor cita diversas marcas que supostamente usam o chumbo em seus batons. Nada comprovado.

No entanto, é bom explicar que em 2012, a vigilância sanitária dos Estados Unidos afirmou ter encontrado chumbo em 400 batons fabricados naquele país.

Segundo a FDA (a agência que regulamenta os alimentos, cosméticos e remédios nos EUA), O chumbo não é acrescentado intencionalmente aos batons nem a nenhum outro cosmético. Muitos corantes aprovados pela FDA são feitos a partir de minerais e, portanto, contêm traços do chumbo que é naturalmente encontrado no solo, na água e no ar.

Níveis seguros

Apesar de achar pequenas quantidades do elemento químico em centenas de batons nos EUA (a mais alta encontrada foi de uma parte por milhão), a FDA não proibiu a venda do produto, pois – como falamos lá em cima – não há nenhuma pesquisa que prove que há uma relação entre o câncer e o chumbo. Além disso, ainda não existem estudos sobre os níveis seguros do contato metal com os lábios.

Em seu site, a FDA afirma: “Não consideramos os níveis de chumbo encontrados nos batons preocupantes para a segurança. […] Os níveis de chumbo detectados estão dentro dos limites recomendados por outras autoridades de saúde para a presença de chumbo nos cosméticos.”

Leia também: Porque spams de chumbo em batons nunca morrerão.

Leia também: Batom causa Câncer: Mito ou Verdade?

Continuando com o texto:

“Faça o teste:

1. Ponha um pouco de batom em sua mão;

2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;

3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.”

O teste sugerido não serve para confirmar o boato, uma vez que o ouro não reage com chumbo. No entanto, outras substâncias presentes no batom podem, sim, fazer com que o anel marque o batom, como demonstrado no blog Eu Não Sou Amélia.

Note que o batom da marca Avon foi o que menos escureceu no teste feito no Eu Não Sou Amélia. (foto: Reprodução/Eu Não Sou Amélia)

 Atualização:

Conforme bem observado pelo leitor Igor Santos, o teste acima não prova nada: Na verdade, o batom parece marcado pelo anel devido à sujeira encontrada na joia. Podemos perceber que a cada “teste” a marca do anel fica mais fraco, pois cada vez que ele é passado no batom fica mais limpo. Igor também observou que o mesmo “teste” pode ser feito com pasta de dentes ou com outros produtos levemente abrasivos.  

 

Pedido para repassar

Como todo boato que se preze, o autor do texto encerra o tal aviso com um pedido para que seja espalhada essa mentira para todos que você conhece.

A imagem da boca com câncer

A foto que circula junto com o texto é, na verdade, a de um paciente com herpes, como podemos ver no site Citizendium. Nada a ver com câncer!

Conclusão

Não há nenhuma relação entre a exposição ao chumbo e o câncer de boca. História falsa que circula desde 2003! Não repassem esse tipo de aviso alarmista.

 

Continue lendo
48 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo