22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Boletim de urna mostra 777 votos e 9909 só pro Haddad! Será?

- Publicidade -

Será verdade que um boletim de urna mostrou que dos 777 votos válidos 9909 foram para o candidato Fernando Haddad? Seria essa uma prova de fraude nas urnas?

A imagem começou a circular no final da tarde de 07 de outubro de 2018, logo após o encerramento das votações no Brasil. Nela podemos ver o resumo de um boletim de urna mostrando que houve 777 votos válidos, mas o candidato Fernando Haddad havia recebido 9909 votos!

O boletim de urna em questão tem o numero de correspondência 386.197 e os códigos verificadores 4.344.209.809 e 3.211.680.757.

Será que a imagem é real? Seria essa uma prova de fraude nas urnas eletrônicas?

Urna teria dado 9909 votos para Fernando Haddad! Será verdade?

Verdade ou mentira?

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não liberou os arquivos das urnas eletrônicas para consulta, como vem fazendo desde as primeiras eleições feitas através do sistema eletrônico. Dessa forma, ainda não podemos comparar o conteúdo mostrado nessa imagem com o BU original.

Quem espalhou essa foto não disse em qual zona e/ou seção eleitoral ela teria ocorrido. Também não encontramos nenhuma ocorrência validando o ocorrido.

Apesar da falta de dados, podemos analisar algumas falhas deixadas na imagem, que já denunciam se tratar de uma montagem.

Em primeiro lugar, o boletim de urna não exibe em seu resumo os nomes dos candidatos que não tiveram votos. Podemos comparar a imagem com diversas fotos de boletins de urna de 2018 à disposição na web, como essa:

Reprodução/WhatsApp

- Publicidade -

Ou até mesmo como essa, tirada pelo pesquisador do E-farsas, Gilmar Lopes, na seção onde trabalha como mesário voluntário:

Foto: Gilmar Lopes

Se a imagem fosse real, os candidatos Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin nem apareceriam no boletim.

Enquanto os dados não puderem ser comprovados no site do TSE, podemos verificar que houve manipulação na imagem que circula pela web. Só como exemplo, podemos verificar que os números do resumo – diferente de um boletim de urna real – não estão alinhados:

Podemos perceber também que justamente a linha do resultado do candidato Jair Bolsonaro possui marcas de adulteração:

A foto original

Graças aos nossos atentos leitores, descobrimos que o boletim de urna original é o da cidade japonesa de Nagoya. Confira a foto original abaixo:

Foto: Reprodução/WhatsApp

Conclusão

Estamos aguardando os dados serem disponibilizados pelo TSE para conferirmos os números reais desse boletim de urna, mas numa rápida análise já podemos afirmar que se trata de uma montagem.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

23 COMENTÁRIOS

  1. Esse é o lixo chamado brasil pt nao pode ganhar nem no sonho nem fe longe raça do caraio so sabe roubar por de baixo do pano tem otario que vota ainda no pt tem tudo que se foder mesmo

  2. Bolsonarista sendo bolsonarista.
    Parece que o partido do Coiso não é o Brasil, como ele afirma, mas é o puro poder. E o medo é a mais efetiva arma que eles tem.
    Quando o ele se tornar um Fujimori tupiniquim, essa gente vai ter saudade de Dilma, Lula, FHC etc (e olha que eles não são santos, principalmente o terceiro).

  3. Aqui na minha cidade também aconteceu isso, foram 12 urnas com fraudes, várias pessoas não conseguiram votar para presidente….

    Infelizmente isso ainda acontece, só no brasil mesmo!

    Que vergonha!

  4. Parabéns Gilmar Lopes. Procura imparcialidade nas suas conclusões e cercar de todas as maneiras se é fato ou fake.Sei que é a finalidade do site e o cuidado com as provas mostra que é um site confiável e sério.

  5. Roger não precisa usar expressões de baixo calão, só falar o porque do PT não servir. A Gintoki foi bolsonarista nas palavras e vc foi petista nas suas.Vc falou da raça petista, mas agiu como tal.

  6. A marca dagua não aparece em todas os relatorios eu mesmo vários sem elas.
    O alinhamento não e prova de nada.
    As folha pode ser verdadeira pois se foi uma adulteração ou fraude a impressão errada pode ocorrer por tambem internamente na urna.
    Nao acredito que ninguém que não o PT estaria interessado em fraudar bem fraudado. Este erro porém nao conta. O qe vale e o numero que sera divulgado.
    Abraços

    • Ou seja, é mentira, mas você não quer que seja por causa do seu viés observacional.

      Como sempre, opinião com evidências retiradas do próprio cu.

  7. Olá! Não entendi essa parte do texto “não exibe em seu resumo os nomes dos candidatos que não tiveram votos”, pois trabalho como mesária e, realmente, na BU só são exibidos os nomes dos candidatos que tiveram votação e não de todos os candidatos registrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui