16.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

Bolsonaro disse à Folha que um paciente com câncer custa muito caro pro Estado?

- Publicidade -

É verdade que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro disse em entrevista à Folha de São Paulo que paciente com câncer custa muito caro para o estado e que ele vai “cortar essa farra”?

A frase polêmica atribuída ao candidato Jair Bolsonaro surgiu nas redes sociais na primeira semana de outubro 2018, antes do primeiro turno das eleições gerais de 2018. De acordo com texto espalhado também nos grupos de WhatsApp, Bolsonaro teria dito em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que “um paciente com câncer custa muito caro para o estado” e que o seu governo irá “cortar essa farra“!

Será que ele disse isso mesmo?

“um paciente com câncer custa muito caro para o estado vamos cortar essa farra”, teria dito o candidato em entrevista! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?    

Como o boato não é datado e não apresenta nenhuma prova, fica difícil de se comprovar.

Fizemos uma busca sobre o assunto no site da Folha e não encontramos nada! Esse seria o primeiro lugar onde a frase teria que aparecer, visto que a suposta entrevista teria sido feita para esse veículo.

O curioso é que a própria Folha fez uma matéria no dia 06 de outubro de 2018, mostrando as 11 frases mais polêmicas ditas por esse político e não mencionou essa (que seria uma das mais polêmicas de todas).

Será que quem espalhou essa história “se enganou” de jornal? Para termos certeza, procuramos também a frase no site do Estadão e também no site da revista Veja e… nada!

Preocupação com o câncer

Jair Bolsonaro é um defensor dos doentes de câncer há anos. Tanto é, que foi ele o autor do Projeto de Lei autorizando o uso da chamada “pílula do câncer” – a fosfoetanolamina sintética – para o tratamento de doentes. Pra quem não se lembra, explicamos aqui e aqui no E-farsas que (apesar da boa vontade de alguns) essa pílula não cura o câncer, infelizmente!

Declaração sobre HIV

- Publicidade -

Em 2010, o então deputado federal Jair Bolsonaro disse em entrevista ao programa CQC que os portadores de HIV não são um problema do Estado, “se você não se cuidou, eu não tenho culpa”, disse o parlamentar:

Conclusão

Não encontramos nada em texto que comprove que Jair Bolsonaro tenha dito que o paciente de câncer custa caro para o Estado e que vai “acabar com essa farra”.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

44 COMENTÁRIOS

  1. E-Farsa como sempre tendencioso não é Sr.Gilmar Lopes, esta aos poucos perdendo a credibilidade sobre os seus conteúdos infelizmente… pergunto a quem interessa este vídeo do Bolsonaro falando ao CQC, pelo que vi não tem nada à ver com a matéria em questão…

  2. Acredito que só foi postado o vídeo porque o bolsonaro diz claramente que o dinheiro publico vai para quem tem cancer, mas na mesma fala ele diz que quem tem aids não deveria ser tratado recebendo dinheiro publico e que seria problema dele. Se vc assistir o video até o fim e não ler apenas o titulo vc vai entender…

    Não foi algo sem nexo adicionado com imparcialidade, não foi algo como o bolsonaro falando que afrodescendente de quilombo não serve nem pra procriar, que filho gay tem que apanhar, que ele deu uma fraquejada e por isso seu 5º filho saiu mulher ou falando que vai acabar com todo o ativismo no brasil.

    Esse site não desvenda boatos (fake news) apenas de um candidato, basta uma breve pesquisa que vc vai descobrir isso.

  3. Concordo em parte com o vídeo.É que nesse país a gente paga imposto para a corrupção e para esses políticos roubarem e nunca vai para a parte social, nunca tem dinheiro para nada.Infelizmente tem que escolher entre tratar pacientes com câncer, que a pessoa não escolheu ter e pacientes com AIDS que é uma doença transmissível, evitável, principalmente nas relações sexuais, com excecões, em transfusões de sangue e hemodiálise.

    • A maioria dos cânceres também é evitável. Acidentes de trânsito? Evitáveis. Diabos, tecnicamente uma infinidade de doenças e situações são evitáveis! Então paremos de tratar todas elas com dinheiro público também. Deixe todos morrerem!

      Mas não se preocupe, isso provavelmente vai acontecer, já que o Bozonazi deixou bem claro que o SUS é perfeito e não precisa de mais recursos, né? Tá bom assim do jeito que está.

      • No caso da reportagem entre tratamento de câncer e tratamento de AIDS ele falou em priorizar o câncer já que a AIDS é evitatel. Não generalizei.

        • Câncer também é evitável. Então vamos fazer o seguinte, negar tratamento de câncer pra quem contraiu mesmo após inúmeros avisos, tipo para fumantes, ou trabalhadores em áreas com produtos químicos que não se protegeram corretamente, ok?

  4. Enquanto os cidadãos de diversos países do planeta lutam por melhoria de qualidade de vida, muitos brasileiros só se preocupam em se afogar na cerveja…

    Durante a greve dos caminhoneiros vi os supermercados com muitos compradores. Carrinhos cheios de caixas de cerveja. Pouquíssimos com alimentos… 🙁

  5. tempos atrás, uma análise do e-farsas foi denunciada como fake news por destruir uma imagem do lula lendo um livro de cabeça para baixo. o argumento, sólido, deve ter irritado o anti petista DOENTE, que sem mais o que dizer, veio com ‘não me importo se é mentira, é contra o lula tá valendo’ – e é crente, da mesma igreja que frequento, mas apoia a mentira contra seus ‘inimigos’, ou seja, quem ele odeia, o que é contrário ao ensino do Cristo de amar uns aos outros.
    visto que jamais votaria no bozo, é normal, justo e correto que o site seja imparcial o suficiente para defender a VERDADE, não importando qual candidato – muito menos se é ou não o preferido de quem comenta

  6. Olha”Ele não”, com sua resposta, prova que não tem educação, cultura se fosse empresário ou dono de alguma coisa iria a falência rapidinho. Como um dono de site está “cagando pra isso. Ele sabe que cometeu um erro sim. Não fique “ele não” na sua ignorância, que é que o PT quer, facilidade em manipular.

  7. No caso da reportagem entre tratamento de câncer e tratamento de AIDS ele falou em priorizar o câncer já que a AIDS é evitatel. Não generalizei.

  8. O que ele quis dizer é que um tratamento de câncer custa muito caro e que os recursos governamentais não está o sendo repassados e isso É UM ABSURDO. ENTENDERAM?

    • Não gosto dele, mas a fosfoetanolamina cura sim o câncer!

      E eu sei voar e atiro laser pelos olhos. E sou superforte!

      Digo isto com a mais absoluta certeza!

      Digo isto com a mais absoluta certeza!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui