21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Bolsonaro realmente tuitou que o povo é soberano quando pede impeachment?

- Publicidade -

É verdade que o então deputado Jair Bolsonaro publicou em seu Twitter que o povo é soberano quando pede impeachment?

Circulando com muita intensidade na primeira semana de novembro de 2019, a postagem relembra uma suposta publicação feita pelo então deputado Jair Bolsonaro em relação à então presidente da República Dilma Rousseff. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o atual presidente Jair Bolsonaro teria dito em seu perfil do Twitter – em 2015 – que, se o povo deseja mesmo o impeachment [de Dilma] é porque o governante “só faz merda”.

Será que o político disse isso mesmo?

Será que Bolsonaro tuitou que o povo é soberano quando pede impeachment? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar de muitos sites e blogs publicarem a imagem como se fosse real, não há indícios de que Bolsonaro tenha realmente postado isso.

Conforme apurado pela agência Aos Fatos, através da ferramenta Tweets de Bolso – que mantém um arquivo de todas as publicações feitas por Jair Bolsonaro (inclusive as que foram apagadas) – o presidente nunca fez tal afirmação.

Também fizemos buscas no perfil do presidente no Twitter sobre o impeachment de Dilma e, apesar de encontrar menções ao termo, nada parecido com o que está sendo espalhado em novembro de 2019. Já o termo “merda” nunca foi usado por Bolsonaro em seu Twitter.

É importante ressaltar que uma mesma publicação é exibida de maneiras diferentes se forem exibidas no smartphone ou no computador, por exemplo. No caso, não há prints com outras resoluções dessa postagem. 

Além disso, não encontramos nenhuma publicação feita na época por algum adversário ou aliado do então deputado a respeito dessa suposta postagem. Ao que tudo indica, essa história surgiu mesmo a partir de 2019 e não antes.

Conclusão

Não é verdade que Jair Bolsonaro publicou em seu perfil no Twitter que o povo é soberano quando pede o impeachment!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Esse é um dos vários motivos do porquê o Presidente Bolsonaro deveria LARGAR o Twitter e demais Redes Sociais. Ele deveria utilizar os CANAIS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO pois, caso contrário, pode ser vítima de falsificações, má-fé, mal entendidos, gafes etc. Elon Musk da SpaceX também se ferro…, hã…, digo, DEU-SE MUITO MAL na sua insistência em usar o Twitter e Redes Sociais. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Um outro problema é que NÃO PARA LEVAR NADA A SÉRIO o que o Bolsonaro posta no Twitter, principalmente as supostas realizações do governo dele, pois Redes Sociais são mais ambientes de lazer, entretenimento, interações e comunicações INFORMAIS, PESSOAIS e/ou EM GRUPO ou, em outras palavras, são lugares de bate-papo do dia a dia, papo de buteco, fofocas, diversão, curiosidades, fotos e vídeos de cãezinhos e gatinhos fofinhos (ADORO! 😉 ) etc. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Gilmar facista ha ha ha E-farsas vendido… ieeeeeiiiiii Num sei como os comunas num vieram aqui dizer isso por que o gilmar num pode mostrar uma farsa envolvendo o pt que já acusam ele de ser vermelho. Agora ele ta mostrando que fizeram uma fake sobre o presidente ai os babões piram de alegria

  4. Ele não gosta de merda, é de outra coisa e que fala repetidas vezes, principalmente ‘ao vivo’.
    em -> “Já o termo “merda” nunca foi usado por Bolsonaro em seu Twitter.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui