25.4 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Bolsonaro tuitou que a Igreja fracassou e que nenhum padre determina onde ele faz campanha?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro escreveu no Twitter que a Igreja fracassou e que nenhum padre determina onde ele pode fazer campanha?

A imagem com uma suposta publicação de Jair Bolsonaro criticando a Igreja Católica em seu perfil no Twitter começou a se espalhar nas redes sociais no dia seguinte ao do Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro de 2022, e muita gente ficou na dúvida se essa postagem é real ou falsa!

No texto que aparece na imagem – que teria sido recortada do perfil do presidente no Twitter – Bolsonaro teria afirmado no dia 12 de outubro que lamenta o tumulto causado em Aparecida do Norte, mas que nenhum padre determina onde ele pode fazer campanha política.

Bolsonaro também teria dito em sua publicação que a postura arrogante de alguns religiosos é a causa do fracasso da igreja de Roma.

Será que o presidente Jair Bolsonaro disse isso mesmo? 

Publicação compartilhada nas redes sociais em nome do presidente Jair Bolsonaro: “Lamento as cenas de tumulto que ocorreram em Aparecida durante a minha visita, mas acho que nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha. A postura arrogante de alguns religiosos explica o crescimento da igreja evangélica e o fracasso da igreja de Roma” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Procuramos no perfil do presidente e candidato à reeleição no Twitter e não encontramos a referida publicação.

Também fizemos buscas nas demais redes sociais de Jair Bolsonaro e não achamos nada parecido com o que foi compartilhado.

Em nota, a assessoria de campanha do presidente negou que ele tenha publicado essas frases a respeito de um alegado fracasso da Igreja Católica.

Para averiguar se o tuíte de Bolsonaro foi apagado, é possível utilizar o excelente perfil do Projeto 7C0 no Twitter, que reúne publicações deletadas de figuras públicas. Os responsáveis pelo sistema afirmaram que essa postagem não consta em seu banco de dados:  

- Publicidade -

Conclusão

Não é verdadeiro o tuite feito em nome do presidente Jair Bolsonaro afirmando que a Igreja Católica fracassou!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui