Boneca androide fabricada na China se parece com uma criança de verdade?

20
26170

Nas últimas 48 horas, um vídeo retratando supostas bonecas fabricadas na China vem sendo amplamente disseminado nas redes sociais. Isso porque, elas seriam tão realísticas, que seria difícil distingui-las de crianças de carne e osso!

No Facebook, por exemplo, diversos usuários estão propagando esse vídeo, mas não somente por uma questão de “espanto”. O vídeo também vem sendo propagado como uma forma de apresentar o poderio da China — como ela representasse uma ameaça aos demais países (não iremos entrar no mérito dessa questão neste artigo).

No Facebook, por exemplo, diversos usuários estão propagando esse vídeo.
A quantidade de usuários que estão replicando esse vídeo é impressionante.

Confira o vídeo, abaixo:

https://www.facebook.com/AnaMariaMatheusclubdomiau/videos/2387187194724914/

 

Entretanto, será que o vídeo realmente mostra bonecas chinesas? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de contexto! O vídeo retrata tão somente crianças de carne e osso! Embora tenha havido inúmeros progressos na criação de androides nos últimos anos, ainda não chegamos nesse nível de perfeição, tanto facial quanto muscular e comportamental. Fora isso bastaria um pouco de bom senso, considerar o contexto no qual os diversos clipes que compõe o vídeo estão inseridos, fazer uma busca reversa por imagens ou estar minimamente alerta aos detalhes.

Nesse sentido, por exemplo, bastaria notar uma marca d’agua na parte inferior dos clipes. Reparem bem e conseguirão ler “Veacha”. Ao fazer uma simples consulta no Google, o primeiro resultado é de uma página tailandesa no Facebook, que possui mais de 1,5 milhão de seguidores, e que se destina a publicação diária de diversos vídeos de entretenimento.

Reparem bem e conseguirão notar uma marca d’agua escrito “Veacha” na parte inferior do vídeo.
Ao fazer uma simples consulta no Google, o primeiro resultado é de uma página tailandesa no Facebook.

E, ao ver a lista dos vídeos publicados, eis que nos deparamos com esse mesmo vídeo. que por sua vez foi publicado no dia 25 de setembro de 2019!

No entanto, na legenda consta apenas que se tratam de bebês, não de bonecas androides.

Ao ver a lista de vídeos publicados, eis que nos deparamos com esse mesmo vídeo. que por sua vez foi publicado no dia 25 de setembro de 2019!

Confira o vídeo, abaixo:

https://www.facebook.com/veachanews/videos/509293146520898/

 

Diga-se de passagem, o vídeo se tornou muito popular desde então. Ele já obteve 105 mil compartilhamentos e já foi visualizado mais de 4 milhões de vezes!

Androide ou Ginoide?

O termo “androide” serve para designar qualquer ser que tenha a forma de um homem, em contraponto à palavra “ginoide” que serve para designar seres de forma feminina. Portanto, o termo “ginoide” seria o mais correto, caso fossem robôs, é claro.

Entretanto, devido ao seu uso em várias obras de ficção científica, o termo passou a ser usado mais especificamente para descrever robôs com aparência humana. O mesmo não ocorreu em larga escala com o termo ginoide, ou seja, o uso desse termo para descrever robôs com aparência feminina é bem raro. Assim sendo, o termo “androide” também pode ser usado nesse sentido.

A Corroboração da Iniciativa “Fato ou Fake”

A iniciativa “Fato ou Fake” do Grupo Globo entrou em contato com o administrador da página “Veacha”, que por sua vez garantiu que se tratam de crianças de verdade.

Além disso, uma busca reversa por imagens, assim como mencionamos anteriormente, mostra que é possível encontrar esses mesmos bebês em outros vídeos individuais! Os vídeos foram publicados nas mais variadas datas e plataformas e com datas anteriores a publicação do vídeo por parte da página Veacha. Lembrando, que o vídeo é tão somente um compilado de clipes de terceiros.

Conclusão

Fora de Contexto! O vídeo retrata tão somente crianças de carne e osso! Portanto, nada de bonecas chinesas com inteligência artificial ou algo semelhante!

20 COMMENTS

  1. Seus comu nis tas… querendo esconder do povo a verdade do plano de dominação mundial tailandês com crianças androides. Onde já se viu prestar esse desservioçoa sociedade? Culpa desse governo fassista a quem vocês servem

  2. Seus comu nis tas… querendo esconder do povo a verdade do plano de dominação mundial tailandês com crianças androides. Onde já se viu prestar esse desservioçoa sociedade? Culpa desse governo fassista a quem vocês servem

  3. Senão ficasse claro que era do Facebook, diria que foi um dos 3 filhos do Bozo que deu a noticia, mas com certeza que não era pois ele falaria que era uma ONG que fez com dinheiro de alguma ator e estava escapando oleo deste android.

  4. Senão ficasse claro que era do Facebook, diria que foi um dos 3 filhos do Bozo que deu a noticia, mas com certeza que não era pois ele falaria que era uma ONG que fez com dinheiro de alguma ator e estava escapando oleo deste android.

  5. são tão lindas quanto bonecas essas crianças…eu recebi pelo zap e percebi que não era andróide coisa nenhuma…apenas lindos bebês!!!

  6. são tão lindas quanto bonecas essas crianças…eu recebi pelo zap e percebi que não era andróide coisa nenhuma…apenas lindos bebês!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here