today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Brasileiro inventa “gasolina sem petróleo” e acaba preso! Será?

Array
- Publicidade -

Será verdadeira a notícia de um inventor brasileiro que teria criado uma gasolina mais barata e mais eficiente e acabou sendo preso por isso?

A notícia apareceu nas redes sociais na segunda quinzena de julho de 2016 e conta a história do químico brasileiro Gilmar dos Reis que, aos 57 anos de idade, teria criado uma fórmula totalmente inovadora e eficaz de combustível!

De acordo com a reportagem, o empreendedor teria conseguido criar um tipo de “gasolina sem petróleo”, mas sua enorme vantagem em relação aos combustíveis fósseis atuais teria feito com que o Governo (juntamente com a máfia do petróleo) expedisse um mandado de prisão contra o bem-intencionado químico-inventor!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Inventor de uma nova gasolina teria sido preso por causa do seu invento! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Inventor de uma nova gasolina teria sido preso por causa do seu invento! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Uma busca na web sobre essa história nos remete a um fato ocorrido em junho de 2016 na cidade de Campo Bom (RS). Na ocasião, o Jornal de Novo Hamburgo noticiou que o químico Gilmar dos Reis foi preso em flagrante pela Operação Octanagem da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo e Ministério Público de Porto Alegre.

A acusação era a de que o sujeito estava comercializando combustíveis sem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), infringindo a Lei n.º 8.176/1991 (que define os crimes contra a ordem econômica).

A polícia constatou que o homem tinha armazenado 600 litros do combustível, além de anotações da fórmula do produto, que era vendido por R$ 3 o litro.

Acontece que o “combustível alternativo” do “inventor” era nada além do já conhecido metanol (misturado com outros compostos químicos), um álcool obtido da destilação seca de madeiras e isolado em 1661.

Conforme explicado no blog especializado em automóveis Flatout, o metanol chegou a ser usado como combustível para carros de passeio em algumas ocasiões, mas seus efeitos corrosivos a longo prazo e toxidade tornaram inviáveis o seu uso em veículos!

- Publicidade -

Por isso, o metanol é usado atualmente apenas como solvente na produção de polímeros sintéticos, na extração de óleos vegetais e animais e na obtenção do éter metílico-terciobutílico (MTBE) que é usado nos EUA para aumentar a octanagem da gasolina – além de ser usado na indústria para diversos outros fins (menos o de combustível).

Como é explicado nesse verbete do Wikipédia, esse álcool é altamente tóxico e sua venda é estritamente controlada pela Polícia Federal, sendo que apenas empresas cadastradas e com registro das notas fiscais de compra podem comercializa-lo.

O site Brasil Escola explica que:

“[…] a utilização do metanol como combustível foi duramente criticada, pois essa substância polui o meio ambiente, é extremamente tóxica e, em caso de incêndio, sua chama é limpa e clara, praticamente invisível, fato que dificulta o controle do fogo. Outro problema citado é com relação à saúde, visto que o contato frequente com o metanol pode causar câncer, irritação nos olhos, dor de cabeça, vômito, náusea, etc.”

Conclusão

O químico gaúcho não inventou um novo tipo de gasolina. Na verdade, ele foi preso por comercializar “metanol batizado” sem autorização para isso e alguém modificou a notícia para dar a impressão de que ele teria sido pego pela “máfia petrolífera”. Esse tipo de álcool corrói o motor do veículo, além de fazer mal à saúde!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

54 COMENTÁRIOS

  1. Logo um site desses (que tem o intuito de desvendar farsas) buscando referências na Wikipédia, que qualquer um pode escrever o que bem entender……. aí não dá né!?!?
    Outra coisa: Campo Bom que a reportagem se refere é no RS e não em SC conforme está na matéria.

      • O problema é que qualquer um pode escrever o que bem entender…..logo, as informações que constam lá podem não ser verídicas. Eu mesmo já encontrei na Wikipedia diversas informações incorretas, pois constatei os erros buscando em fontes de confiança.
        Só achei estranho logo o e-farsas buscando referências na Wikipedia, e não em fontes de informação mais confiáveis.

        • Uso o Wikipédia sempre que necessário e tomo o cuidado de verificar se os dados postados lá estão devidamente referenciados na bibliografia no final do verbete!

        • @Rafael, camarada de onde você tirou que as informações da Wikipedia são incorretas? Todas as informações lá contidas têm bibliografia no pé da página, e não são escritas por “qualquer espírito de porco” como você diz.

    • Se não acredita na Wikipedia, vá nas fontes:

      Registo de Methanol na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 9 de Dezembro de 2010.
      Ir para cima ↑ Thieme Chemistry (Hrsg.): RÖMPP Online – Version 3.5. Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart 2009.
      Ir para cima ↑ SAFFIOTI, WALDEMAR; Fundamentos de Química; Companhia Editora Nacional; São Paulo, Brasil; 1968
      Ir para cima ↑ HOLTZ, Andrew; A ciência médica de House; Tradução de Adriana Rieche – 7ª edição – Ed. Best Seller, 2008; p.164.

      E CHOLA MAIS!

    • A industria quimica pode muito bem fazer derivados de petroleo, o material não precisa ficar milhões de anos abaixo do solo. A formula quimica dos combustiveis podem ser tiradas de fontes renovaveis. Ficariamos livres dos arabes se obtivermos sucesso.

  2. Prezado, com todo respeito, mas da onde tirastes isso – “o metanol chegou a ser usado como combustível para carros de passeio em algumas ocasiões, mas seus efeitos corrosivos a longo prazo e toxidade tornaram inviáveis o seu uso em veículos! (…) além de ser usado na indústria para diversos outros fins (menos o de combustível)”?

    Visto que metanol é usado em aeromodelismo, em kart, em corrida de carro de arrancada e até na Indy.

    As reclamações comuns relativas ao metanol não diz respeito a corroer ou prejudicar o motor mas sim dele ter fácil evaporação e de mudar caso exposto ao ar.

    E lembre-se, o combustível não era o metanol em si, mas sim ele associado a outros compostos, o que inclusive pode mudar todas as características citadas acima. Antes de descartar o componente, não seria mais lúcido e prudente estudar o que havia ali?

    Grato.

    • Mandou bem, metanol apenas 1 carbono ligado a uma hidroxila, etanol 2 carbonos logados em uma hidroxila, quando fala que a mistura de solventes pode alterar basicamente tudo no produto, grau de evaporação, toxicidade, densidade entre outras coisas.
      Não concordo que seja só metanol mas pelo entendido seria uma mistura com base de metanol.

  3. Eu acho genial a galera que reclama da wikipedia, e do seu valor como fonte. Uma iniciativa de conhecimento coletivo e global que é atualizada por pessoas que detém o conhecimento por todo o globo, e a galera fica menosprezando. Não sabem mesmo de nada.

      • Correto… Metanol tem as mesmas propriedades corrosivas do Álcool, mas pode sim levar uma pessoa a óbito caso deixe o carro ligado em um ambiente fechado.
        As alterações feitas pelo químico podem não ser “batismo” visto q não apresentaram um estudo sobre… Logo o texto poderia ser menos impactante nesse cunho. Pois não se trata de um ponto de revenda aonde adulteravam, mas um empreendedor com capacidade para desenvolver um produto diferenciado.
        Acredito q faltou profundidade no assunto, até a avaliação de um profissional no ramo.

    • É atualizada por qualquer pessoa. Qualquer pessoa pode ir e modificar. Não é muito incomum encontrar informações incorretas no Wikipédia.
      Não é nada recomendado usar como fonte de pesquisa, pois tira a credibilidade da matéria

  4. Nos anos 70 um engenheiro de São José dos Campos alçou voo com um avião experimental movido a hidrogênio.

    Petroleiras do Hemisfério Norte deram um sumiço nele. Não sei se mudou de nome e recebeu alguma bolada ou não está mais entre nós para contar o que fez. 🙁

  5. E eu pensando que tínhamos um ouro no país, rs. Poxa, bem que poderiam descobrir um produto mais barato. Quem sabe um dia… a Brasil continua sendo rico em minerais.

  6. Em meados da década de 1970 um pesquisador francês Pierre Chambrant desenvolveu um motor de automóvel que usava como combustível metade etanol(álcool de cana) e metade de simplesmente água! Ele fez inúmeros testes no antigo centro de pesquisa Estação Experimental da Cana de Açúcar, em Alagoas. Foi tema de várias reportagens da Rede Globo Nordeste.
    Mesmo com o projeto tendo progresso significativo…
    Subitamente, o cientista foi abduzido!
    Se acham que foi pelos ETs, estão enganados! Foi o poder esmagador da indústria petrolífera, juntamente com poderio financeiro comandados por USA! Eles querem mesmo que o planeta Terra se f***!

    • Se você deixar de ser um analfabeto funcional, e/ou ler o texto e não só o título, vai ver que não, não é verdade, e não, não é uma grande descoberta. É tão somente FRAUDE.

  7. O PROBLEMA DE DETECTAR INFORMAÇÃOS FALSAS E/OU CONTRADITÓRIAS RESIDE SUBSTANCIALMENTE NA FALTA DE ESPÍRITO CRÍTICO DO LEITOR.

    NÓS TEMOS ATUALMENTE UMA GERAÇÃO SEM CÉREBRO, FACILMENTE MANIPULÁVEL PELOS POLÍTICOS CORRUPTOS, DA QUAL FAÇO PARTE DELA E ESTA GERAÇÃO FOI CRIADA PELA DITADURA MILITAR.
    A DITADURA IMPOSTA NO NOSSO CONTINENTE FOI IMPLANTADA PARA FAZER FRENTE AO AVANÇO DO COMUNISMO DIVULGADO E PATROCINADO PELA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA, HOJE RÚSSIA, NA DÉCADA DE 60, E FOI COORDENADA E DETERMINADA PELOS ESTADOS UNIDOS – EUA EM TODOS OS PAÍSES DO NOSSO CONTINENTE.
    FOI IMPORTANTE A IMPLANTAÇÃO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL ? É LÓGICO QUE FOI, PORÉM, OS EUA DETERMINARAM AO BRASIL, TÃO SOMENTE O COMBATE AO COMUNISMO, E NÃO QUE SE MATASSE COVARDEMENTE MILHARES E MILHARES DE BRASILEIROS E CRIASSE UMA GERAÇÃO SEM CÉREBRO.

    A DITADURA ARGENTINA MATOU TRINTA MIL, VOCÊS IMAGINEM NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

    A DITADURA DESTRUIU AS ESCOLAS BRASILEIREIRAS E ESTAS NUNCA MAIS SE RECUPERARAM, E OBSERVE QUE PALHAÇADA : TIRARAM DO CURRÍCULO ESCOLAR AS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA ( QUE É A ARTE DE PENSAR ) E IMPLANTARAM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL – OSPB ( QUE É A ARTE DE NÃO PENSAR ).

    COMO DETECTAR SE UM PESSOA FAZ PARTE DA GERAÇÃO SEM CÉREBRO CRIADA PELA DITADURA MILTAR ?

    É SIMPLES, BASTA MANDAR ELA FAZER UMA REDAÇÃO E A POSTERIORI CONTAS DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR.

    SE O RESULTADO FOR CATASTRÓFICO, PARABÉNS, VOCÊ IDENTIFICOU UM ENTE QUE POSSIVELMENTE FAZ PARTE DA GERAÇÃO SEM CÉREBRO CRIADA PELA DITADURA MILITAR.

    NÃO CULPEM NOSSOS SANTOS PODERES LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO DE CORRUPÇÃO, POIS NÓS BRASILEIROS SOMOS RESPONSÁVEIS DE TÊ-LOS COLOCADO LÁ.

    Atenciosamente, TIJOLINHO, aquele que traz DEUS no CORAÇÃO, uma ESPADA na MENTE e uma BOMBA na MÃO.
    Bum….um…um….um….ah…ah…ah…..ah

    POST SCRIPTUM ( SCRITO DEPOIS ) : Se eu disesse isso na época da Ditadura Militar, seria assasinado pelos militares e enterrado em cova raza no cemitério de Peru. ESTOU MENTINDO ? PERGUNTE AO DEPUTADO BOSTANÁGUA, desculpe, dep. bolsonaro ( ele merece letra minúscula ).

    Este deputadozinho prega GOLPE MILITAR, mas ele sabe muito bem que é impossível a implantação de uma ditadura militar no BRASIL nos tempos atuais, sem que se tenha aval dos ESTADOS UNIDOS-EUA, POIS O BRASIL
    CONTINUA VIVENDO EM DECÚBITO VENTRAL.

  8. Quanta besteira você escreve sobre o Governo Militar.
    Acredito que a sua liberdade de expressão atual só é possível porque houve tal governo.

  9. Acredito que se realmente alguém fizesse um combustível alternativo e bem mais barato, o governo, a indústria petroleira faria de tudo para, atrapalhar, e dizer que é mentira, ou que estraga o motor do carro, riscos de explosões, intoxicação, etc.. Isso vai contra os interesses privados e governamentais! Todos veículos de comunicação seriam usados para “desmentir a farsa” inclusive sites como esse. Usar fontes como Wikipedia é uma vergonha sim, faça o papel de um verdadeiro jornalista, tire a bunda da cadeira, saia e pesquise, consulte cientistas, químicos de verdade, vá na fonte, entreviste o cidadão, policiais, tente arrumar uma amostra do tal combustível e leve em um laboratório, caso o contrário essa sua “pesquisa” não tem valor nenhum, assim é muito fácil desmentir os outros estando atrás de um computador. Pra mim efarsas é a verdadeira farsa.

    • >Acredito

      Começou errado. Não importa o que você acredita ou não, não muda em nada a realidade.

      >que se realmente alguém fizesse um combustível alternativo e bem mais barato, o governo, a indústria petroleira faria de tudo para, atrapalhar, e dizer que é mentira, ou que estraga o motor do carro, riscos de explosões, intoxicação, etc..

      A própria “indústria petroleira” (sic) financia pesquisas no campo de combustíveis alternativos, pois eles sabem que o petróleo é uma fonte não renovável e com data marcada para acabar.

      >Isso vai contra os interesses privados e governamentais!

      Diga isso à Tesla Motors.

      >Todos veículos de comunicação seriam usados para “desmentir a farsa” inclusive sites como esse.

      Claro, afinal como o povo ignorante adora uma pseudociência e soluções mágicas para os problemas do dia a dia, tem que usar os veículos de comunicação pra desmentir as farsas (sem aspas) sim.

      >Usar fontes como Wikipedia é uma vergonha sim, faça o papel de um verdadeiro jornalista, tire a bunda da cadeira, saia e pesquise, consulte cientistas, químicos de verdade, vá na fonte, entreviste o cidadão, policiais, tente arrumar uma amostra do tal combustível e leve em um laboratório, caso o contrário essa sua “pesquisa” não tem valor nenhum, assim é muito fácil desmentir os outros estando atrás de um computador.

      Por favor mostre suas pesquisas, aquelas que você levantou a bunda da cadeira, consultou cientistas, químicos de verdade, foi na fonte, entrevistou o cidadão, policiais, a amostra que você arrumou e levou no laboratório provando que o combustível mágico existe e funciona, e os papers científicos que comprovam tudo isso, caso contrário essa sua “opinião” não vale BOSTA NENHUMA, é muito fácil vir aqui e acusar os outros estando sentado num sofá praticando sofativismo, sem saber do que está falando.

      >Pra mim efarsas é a verdadeira farsa.

      1) Ninguém pediu sua opinião;
      2) Chola mais.

  10. Acho que já faz algum tempo estes comentários, mas igual posto minha opinião, sou Campobonense, sei dos fatos ocorridos, e antes de alguns dizerem que o combustível, é isso ou aquilo, baseado em suposição ou achismos, existe um laudo do IC, Instituto de Criminalística, que diz o que é o combustível, e pesquisando ou não todos sabemos que o metanol e altamente volátil, evapora muito rápido, não podendo ser armazenado em um tanque de moto, simplesmente some em minutos.Mas combustíveis que nao são comercializados pela Petrobrás, não podem ser vendidos, está e a realidade

  11. O Albert Schltz escreveu um monte de impropérios contra o Bolsonaro e nem imaginaria que o mesmo seria o atual presidente do Brasil e que realmente o país está saindo do buraco em que se encontrava em 2016

  12. quando eu Vejo esses Lixos de Site que recebem Dinheiro dos Donos que Dominam o Mundo para fazer uma Materia Tosca Dessa é dá nojo desse Tipinho de Pessoas só esquecerem de falar que engenheiros fizeram os testes e comprovaram que ela é funcional mais me vem um lixo de blog desse falar que é altamente Toxico bando de Retardados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui