Connect with us

E-farsas

Cachorro carrega feto na boca! Será verdade?

Animais

Cachorro carrega feto na boca! Será verdade?

Serão verdadeiras as imagens que mostram um cachorro carregando um feto humano na boca? Qual será a origem dessa história?

No dia 30 de outubro de 2015, duas fotos chocantes foram postadas no Facebook, em um perfil de um brasileiro e, em menos de 48 horas, essas postagens juntamente com o seguinte texto abaixo já haviam alcançado mais de 700 mil compartilhamentos.

Na imagens podemos ver um cachorro carregando na boca o que parece ser um bebê recém-nascido ou um feto e o texto que as acompanha diz:

“A mãe jogou o bebê após o nascimento

E o cachorro imediatamente o pegou e o levou até a casa mais próxima. Levaram ao hospital e está passando bem. Quando o ser humano se afasta por completo de Deus e faz isto. O Senhor usa quem ele quer e quando quer. Até os animais para proteger os Inocentes. Glória a Deus eterno.”

Será que essa história é real?

Cachorro salva bebê recém-nascido! Será um milagre? (foto: Reprodução/Facebook)

Cachorro salva bebê recém-nascido! Será um milagre? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar dessa história surgir em português no dia 30 de outubro de 2015, outros usuários já espalhavam essas mesmas fotos em outras línguas no Facebook. Essa, por exemplo, é do dia 26 de outubro de 2015, em africâner e essa publicação é do dia 25, no idioma hindi.  

A ideia de associar o ocorrido a um milagre parece ter ajudado muito a disseminar o boato. No entanto, muitas pessoas preferem acreditar nisso do que questionar se isso é verdade mesmo e, se for, onde e quando teria ocorrido.

Uma busca reversa por essas imagens no Google retorna sites de língua árabes em sua maioria e, em cada um, o local onde esse fato teria acontecido é diferente: Alguns sites dizem que o cachorro é do Egito, da Persia, da Argentina, da Arábia Saudita ou de Omã.

Aqui no Brasil, os sites que publicaram sobre o assunto também jogaram o ocorrido para diversas cidades, como em Bauru (SP), ou em Jarapatuba (SE), ou ainda em Campinas (SP).

Ou seja, impossível de saber onde o cachorro heroico vive,,,

o blog humorístico JornaVDD fez uma brincadeira em cima dessas fotos, afirmando que a cadela se chamaria Sakura e que o resgate teria acontecido na fictícia cidade de Paranauê (que estaria localizada no Paraná!). O bebê, de acordo com os humoristas, iria se chamar Vitória!

De fato, em abril de 2014, um cachorro salvou um recém-nascido que havia sido jogado fora em um saco de lixo. O ato heroico e instintivo do cachorro ocorreu na Tailândia, mas pelas fotos podemos perceber que não se trata do mesmo cão.

O pequeno vira-latas Pui salvou um recém-nascidona Tailândia! Boa, Pui! (foto: Divulgação)

O pequeno vira-latas Pui salvou um recém-nascidona Tailândia! Boa, Pui! (foto: Divulgação)

A notícia que associa essas fotos a um caso ocorrido em Bauru também não procede, pois apesar de um cachorro ter encontrado mesmo um feto dentro de uma sacola nas margens de um rio, os animais são diferentes…Além disso, nesse caso – ocorrido em outubro de 2015 – o bebê estava morto quando foi encontrado!

Uma busca pela web nos mostra que cães parecem ser bons em encontrar bebês recém-nascidos descartados por suas famílias. Inúmeras são as notícias de resgates desse tipo e associar isso a um tipo de milagre (e não ao instinto do animal) também é recorrente.  

O jornal de língua inglesa Examiner também tentou apurar a origem dessas fotos e, igualmente, não conseguiu determinar onde o fato teria ocorrido, mas confirma que a julgar pelas datas iniciais das postagens, o cachorro pode ser da Arabia Saudita.

A imagens foram forjadas?

Em uma análise prévia, não encontramos nenhuma falha nas imagens que pudessem denunciar possíveis montagens. No entanto, seria preciso mais detalhes de quando, como e onde essas fotos foram tiradas para que pudéssemos analisar melhor. Não há como saber, por exemplo, se o que o cachorro está carregando é um feto mesmo ou se é um boneco, por exemplo.

Igualmente não dá para saber- por enquanto – se alguém colocou o bebê na boca do cão apenas para fotografar a cena e o porquê da pessoa resolver fotografar (duas vezes) o cachorro ao invés de pegar a criança e levar, ela mesma, ao hospital.

Atualização 02/11/2015

Graças ao atento leitor Henrique Petarli, descobrimos um vídeo que comprova aquilo que já dissemos aqui, que as imagens não foram adulteradas!

O vídeo abaixo mostra uma reportagem de janeiro de 2012 da TV9 News, mostrando a história de um cachorro que encontrou o corpo um recém-nascido já sem vida. 

Se acordo com a reportagem, o incidente teria ocorrido no distrito indiano de Davanagere: 

https://www.youtube.com/watch?v=gFMHwQe4QZw

 

Conclusão

A julgar pelas inúmeras versões desse boato, podemos atestar que não se trata de nenhum milagre e que isso pode ocorrer de fato. Houve vários casos de cães (no Brasil, inclusive) que encontraram bebês recém-nascidos que haviam sido descartados pelas suas famílias. Após a atualização que fizemos no dia seguinte a essa postagem, feita com a ajuda dos nossos leitores, comprovamos que as imagens são reais, mas o bebê estava morto quando foi carregado pelo cachorro! Tudo indica que o incidente ocorreu na Índia, em 2012.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top