22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Capa da revista Charlie Hebdo mostrou que o STF brasileiro considera Lula um santo?

- Publicidade -

Imagem mostra a capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo dizendo que o Supremo Tribunal Federal brasileiro considera o ex-presidente Lula um santo. Será verdade?

A imagem se espalhou em grupos do WhatsApp na primeira semana de novembro de 2019 e mostra uma das capas da revista francesa Charlie Hebdo afirmando que o SFT brasileiro teria considerado o ex-presidente Lula um santo!

Na publicação que mostra uma montagem feita sobre o quadro A Última Ceia – de Leonardo da Vinci (onde o rosto de Jesus foi substituído pelo do ex-presidente Lula e os rostos dos demais discípulos pelos de ministros do Supremo Tribunal Federal e a manchete diz: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”, em francês), e que também foi muito compartilhada nas redes sociais, a imagem acompanha o texto: “Os franceses fazem chacota do STF brasileiro”. 

Será que essa capa é real? A revista francesa Charlie Hebdo fez mesmo uma crítica ao nosso STF?

Revista francesa tira um sarro do STF do Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar de circular com muita força em novembro de 2019, essa não foi a primeira vez que a imagem com essa capa foi compartilhada na web. Em abril do mesmo ano, o assunto já era espalhado nas redes sociais.

A verdade mesmo é que a imagem é uma montagem feita em cima da capa da edição número 966 da revista, publicada em dezembro de 2010. Podemos confirmar que o mesmo cabeçalho foi usado nas duas imagens na página da revista no Facebook.

Na edição real da revista, a capa trazia uma charge mostrando um menino Jesus islâmico, acompanhado da seguinte legenda:

“Islamofobia. Devemos ter medo do pequeno Jesus?”

Abaixo, colocamos as duas capas (a real e a montagem) para conferência:

- Publicidade -

Erro de escrita

Além da gritante adulteração na capa da revista, quem criou essa fake news errou ao escrever a expressão “Court Suprême”. O correto em francês é “Cour Suprême” e não “Court” (que significa “corte”, em francês).

Boato recorrente

Essa não foi a primeira vez que uma montagem envolvendo uma capa da Charlie Hebdo se espalhou na web. Em 2016, desmentimos aqui no E-farsas outra charge que viralizou como sendo da revista francesa.

Charlie Hebdo critica a corrupção do PT! Será?

Um ano antes, em 2015, já havíamos feito outro desmentido semelhante:

Capa da Charlie Hebdo satiriza PT e Lula! Será?

 

Conclusão

A capa atribuída à revista francesa Charlie Hebdo zombando do STF brasileiro é falsa! A imagem é uma montagem feita em cima de uma publicação real da revista, de 2010!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que está faltando criatividade e/ou recursos para esses CRETINOS espalharem Fake News REPETIDAS num curto espaço de tempo, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. O legal no Facebook é que quando se procura a expressão “Charlie Hebdo STF” só aparecem vocês do E-Farsas e outras Agências de Fact-Checking desmentido essa Fake News nos resultados de busca e põe pra “ESCANTEIO” (muitas vezes nem aparece) esses CANALHAS. Vamos ver se as coisas melhoram mais daqui para frente. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui