today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Capa da Veja mostrou Bolsonaro dizendo que seus eleitores têm QI próximo de zero?

- Publicidade -

É verdade que a capa da edição 2757 da revista Veja trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmando que seus eleitores têm o QI próximo de zero?

A imagem começou a se espalhar pelas redes sociais no final de março de 2024, com apenas uma das publicações feitas no Twitter alcançando mais de 50 mil visualizações. Ela mostra a capa da edição de número 2757 da revista Veja, com uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma manchete com uma suposta afirmação feita pelo político sobre a falta de inteligência de seus eleitores.

Será que essa capa é verdadeira?

Texto estampado na capa da revista: “O QI DOS MEUS ELEITORES É MUITO PRÓXIMO DE ZERO. Em entrevista exclusiva, o presidente confessa que passa suas tardes rindo dos seus seguidores: ‘Eles realmente acreditam que eu acabei com a corrupção e que existe uma ameaça comunista no Brasil. Pesquisa exclusiva revela que 95% dos seus eleitores…” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A imagem compartilhada nas redes sociais possue algumas falhas que denunciam a montagem. Uma delas é o logotipo da Editora Abril, que não traz o conhecido símbolo de uma árvore estilizada.

Para checar se a capa é real ou não, basta acessar o site da revista Veja e pesquisar pela edição 2757. Lá, verificamos que essa edição foi às bancas no dia 29 de setembro de 2021, e trazia outra manchete em sua capa:

Capa original traz a seguinte manchete: “A chance de um golpe é zero” (foto: Reprodução/Veja)

Não encontramos nenhuma publicação feita por Bolsonaro na web acerca do baixo QI de seus eleitores!

Conclusão

A imagem que mostra uma capa da revista Veja com o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmando que seus eleitores têm o QI próximo de zero é falsa! A montagem foi feita em cima da reprodução de uma capa publicada no final de setembro de 2021!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui