11.3 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022

Como um jovem conseguiu construir a Cachoeira de Escher?

- Publicidade -

Em vídeo que já teve mais de 5 milhões de visualizações, um jovem inventor faz o que parece impossível: recria em sua sala a cachoeira de Escher. Mas será que o vídeo é real?

Conhecemos o filminho há pouco tempo. Um rapaz coloca um pouco de água colorida numa extremidade de uma pequena canaleta e para o espanto de todos, a água começa a subir desafiando completamente as leis da gravidade.

Espanto maior é ver que a água, depois de dar uma volta completa em todo o circuito, acaba caindo novamente e o ciclo se repete! Sem parar!

Antes revelarmos o segredo, assista ao vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/0v2xnl6LwJE” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Na época, postamos no Twitter o link e perguntamos aos nossos seguidores se alguém poderia nos ajudar a identificar como a tal cachoeira havia sido construída. Muitas foram as sugestões: Computação gráfica, montagem, ilusão de ótica… Mas nenhuma das suposições foi muito convincente.

A saída foi pesquisar um pouco na web para descobrir como foi possível recriar a cachoeira de Escher.

Famosa litografia

A Cachoeira de Escher é uma litografia bastante famosa e foi criada em 1961 pelo artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. M. C. Esher era obstinado por figuras geométricas que se entrelaçavam e por gravuras que brincavam com a gravidade, ilusão de ótica e perspectiva.

Reprodução da Escher´s Waterfall
Reprodução da Escher´s Waterfall

A imagem idealizada por Escher mostra uma pequena cidade com um aqueduto e uma roda d’água. Este desenho, de acordo com a Wikipédia, “aparentemente viola o Princípio da Conservação da Energia Total de física devido ao fato de que a água ganha energia cinética, mas não perde toda a energia gravitacional”. Ou seja, na vida real isso não é possível!

- Publicidade -

Então, voltando ao rapaz do vídeo, como ele conseguiu tal façanha? Teria ele conseguido criar a máquina do moto perpétuo?

Nada disso! O vídeo é falso!

A resposta para a proeza do jovem foi encontrada em seu próprio canal no Youtube. MCWolles, como é apelidado no site de vídeos, postou 3 meses depois o making off das filmagens da sua cachoeira de Escher.

No primeiro dos filmes, MCWolles mostra como é a sua versão da cahoeira na verdade:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/jpcIIa2hKRo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Na segunda parte é explicado como a água “sobe” aos níveis superiores:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/4VgbkCl452Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Já, o terceiro vídeo mostra como a água sobe ao terceiro nível e cai de volta ao “térreo”, fazendo a roda girar:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/QmelWTTmW6Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Tudo foi feito manualmente e em três partes! Depois, o artista juntou os três filmes, criando a ilusão de que a cachoeira realmente funciona!

No filme abaixo, dá para entender melhor como tudo se encaixou perfeitamente:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/Lwm-yGCjOjU” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Não houve computação gráfica para a realização do vídeo! No entanto, o computador teve papel importante na hora de juntar todos os vídeos e criar a ilusão da cachoeira sem fim!

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Será possível que alguém possa perder tanto tempo fazendo algo desse tipo? Pelo que vejo tudo é possível nesse planeta. rsrs… Só uma critica sem querer de fato ofender. pq pessoas com essa capacidade de criar não inventa algo para facilitar a vida do pobre. Como por ex. energia solar, eólica, ou como diminuir o calor em casa, sei lá. Eu até que tento, o pro é que trabalho de segunda a segunda, meu tempo é curtíssimo. Nesse momento estou trabalhando rsrs..xau

  2. Muitos desanimadores, preguiçosos e malhadores profissionais teem suas óticas críticas manifestadas. No entanto ficam perdendo tempo em esquinas falando do que não edifica, perdendo tempo com novelas (faculdade do mal encaminhamento) e um tal de BBB. que só serve para desencaminhar as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui