17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

O melhor truque de mágica com cartas já realizado!

- Publicidade -

Vídeo mostra um incrível show na rua onde um mágico transforma um baralho em um boneco de cartas animado na frente dos espectadores.

Um filme de apenas um minuto e meio começou a circular pela web em janeiro de 2012 e nele podemos ver um mágico fazendo seu show no meio da rua, ao que tudo indica, na Times Square, uma das avenidas mais movimentadas e importantes de Nova Iorque – nos Estados Unidos.

Em determinado momento do vídeo, o mágico pede para um dos espectadores escolher uma carta dentre várias em um baralho. A carta escolhida é devolvida ao ilusionista, que a coloca novamente no monte e, ao jogar o baralho no chão, as cartas espalhadas na calçada começam a se juntar, formando um pequeno boneco animado!

Depois de sair “andando”, o boneco de baralho entrega a carta escolhida ao boquiaberto espectador e se desfaz, voltando a ser novamente apenas um punhado de cartas.

Veja a mágica no vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/Uh0CMcLiRkw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

E então, o que você acha? Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?

Começamos a receber esse filme em janeiro de 2012 e ficamos um pouco receosos em tentar descobrir o truque. É muito desagradável ser aquele chato que fica na platéia tentando descobrir os segredos do mágico e indo contar pra todo mundo…

No entanto, essa mágica chamou muita a atenção, pois além do belo efeito causado também nos encantou pela surpresa e ineditismo (pelo menos, nunca tínhamos visto uma mágica igual a essa!). Além do mais, toda a magia foi feita ali, na cara de todo mundo, no meio da rua!

Como por mágica, a pulguinha apareceu [do nada] atrás da orelha do E-farsas.com e resolvemos então pesquisar o que há por trás desse truque.

- Publicidade -

E quer saber por que vamos revelar o segredo por trás dessa mágica?

Porque o vídeo é falso! Não há mágica nenhuma ali!

O filme, que foi postado no Youtube em novembro de 2011, já tem mais de 3 milhões de visualizações e tem como personagem um mágico de verdade. Dave Cremin é um conhecido mágico nos EUA e pedaços de seu show de rua foram usados pelo animador 3D e designer gráfico Erick Wagner para a realização do curta-metragem.

Com a ajuda de computação gráfica, Erick aproveitou seus 6 anos de experiência no ramo da animação digital para criar o boneco de cartas e conseguiu mesclar sua criação com trechos da apresentação real de Dave Cremin.

O resultado final ficou excelente, pois também foram aproveitadas as expressões de espanto dos espectadores.

Na pagina do curta-metragem, Erick Wagner explica que criou o projeto para mostrar suas habilidades com criaturas em 3D. Segundo Wagner, “Desde o início, quando o vídeo foi concebido, [a idéia] era que [o vídeo] se parecesse o mais real possível, como se alguém que estivesse caminhando pela rua começasse a gravar um mágico de rua com o seu celular. “.

Erick Wagner conta que o filme, na verdade, foi gravado com duas câmeras Canon 5D Mark II em dois dias separados e a maioria das pessoas vistas no vídeo era platéia de verdade. Além do mágico, apenas três dos espectadores fazia parte da equipe de filmagem.

Conclusão

Vídeo falso! O boneco foi feito em computação gráfica. O resultado ficou sensacional!

Sites pesquisados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu trabalho com computação gráfica também, tenho o olho treinado com isso e percebi que era CG. Alguma coisa no motion blur e na física do boneco me fez perceber isso…

  2. Além de que dá pra perceber que era uma animação percebe-se que apesar de está acontecendo uma coisa tão fantástica muitas pessoas que passam ao redor nem se preocupam em dá um olhadinha, como aos 1:18 atrás do rapaz que recebe a carta do boneco têm várias mulheres que estão olhando e prestando atenção para o outro lado, nem se dão conta do ocorrido.

  3. Como não sou experte em computação gráfica, cai, como se dizia antigamente, “como um patinho”. Enviei o vídeo a vários (muitos mesmos) contatos meus e os que me responderam ficaram abismados com a tal “mágica”. A estes vou recomendar que se cadastrem no E-farsas.com, para não se deslumbrarem tanto com tudo que lêem ou vêem na internete. PARABÉNS a essa valorosa equipe de pesquisadores!!!

    • eu com aprendi com o E-FARSAS, a nao ser tao ingenua, fui logo dizendo que nao era verdade, pois ja cai em outras, como aquela que dizia dos blasfemadores de CRISTO se deram mal, aquela eu acreditei mesmo, mas ao ler sobre, vi que o povo realmente distorce tudo, agora, para eu cair, so se for uma coisa possivel, e olha la! so o E-FARSAS me fara acreditar! valeu!

  4. O video é sensacional.
    Todos sabemos que apresentações de números de magia, são truques bem elaborados.
    Com o auxílio da computação gráfica, esses números se tornam cada vez mais atraentes.
    Magia é puro entretenimento, sem nenhum compromisso com a realidade e perde a graça quando explicada.

    Nesse caso, prefiro dar asas à imaginação e ao lúdico, do que tentar dissecar o mito.

    Quando assisti ao filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, fiquei encantado. Depois de saber que as cenas do espaço foram filmadas no planetário de Los Angeles, perdeu toda a graça.

    Silvio

  5. Olá, recebi esse video e o achei sensacional.
    Mas sempre desconfiei que era farsa. A primeira coisa que pensei era que o boneco fosse uma marionete. Descartei a ideia ao assistir novamente.
    Mas um detalhe me chamou a atenção no video, que muitos nem devem ter percebido, e foi onde tive a certeza que era montagem.

    Quando o mágico joga as cartas no chão elas estão disposta de uma maneira. Ai a camera muda pra outro ponto, o que é normal em mágico quando o mágico quer tirar o foco da platéia ele muda o foco do truque.
    Quando a camera volta para as cartas no chão, no instante que o boneco cria vida, as cartas estão dispostas de uma maneira diferente.

    Simples assim, ali vi que o truque era digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui