18.3 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 20, 2021

Controle de Velocidade no Canadá!

- Publicidade -

Fotos mostram um novo método para o controle de velocidade no Canadá: buracos falsos colados nas estradas!

As imagens abaixo circulam desde o final de 2009. Elas mostram alguns buracos na rua e a última foto revela que, na verdade, trataria-se de um adesivo colado no asfalto. 

 

Fotos recebidas em janeiro de 2010, via e-mail.

Acompanhando as fotos, o texto diz que tais "adesivos" servem para fazer com que o motorista reduza a velocidade, achando se tratar de buracos na pista. E ainda: segundo o e-mail, o método é muito mais eficaz do que os existentes, pois os buracos falsos podem ser mudados de local a todo momento.

De acordo com o autor do e-mail, o "redutor de velocidade" só funciona porque foi implantado no Canadá (até que faz sentido, pois aqui no Brasil a maioria das rodovias, ruas e avenidas está repleta de buracos verdadeiros, né?).

Mas a história é falsa!

Como mostrado pelo blog especialista em propaganda AdverTo Log, essas fotos fazem parte da campanha "Pioneer Suspension: Pothole". Feita pela agencia Young & Rubicam Everest – no ano de 2007, em Mumbai na India. Teve a direção de Makarand Patil e Vijay Lalwani e a fotografia de Sandeep Suvarna.

- Publicidade -

A idéia era a de que, ao usar as suspensões Pionner, o motorista teria a mesma sensação ao passar sobre buracos. Não sentiria nada!

Acreditamos que esse tipo de campanha é muito eficaz para vender os produtos. No entanto, pode-se aumentar drasticamente o numero de acidentes. O que vocês acham? Deixem seus comentários no final dessa página.

Apesar da proposta ser muito interessante, essa não foi a única agência que teve essa idéia. Em setembro de 2007, a agência JWT – de Santiago, Chile, também fez uma campanha semelhante para a sua cliente, a Ford Ranger:

 Reprodução: JWT Santiago

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui