21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Criador do Baleia Azul escreveu na cadeia que odeia o Brasil?

- Publicidade -

É verdade que o russo criador do desafio da Baleia Azul escreveu em seu diário na cadeia que odeia o Brasil e todos os brasileiros?

A notícia apareceu na web no começo da segunda quinzena de maio de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, a polícia teria encontrado um diário na cela do russo Filipp Budeykin (segundo a reportagem, o criador do desafio da baleia azul) e que os manuscritos estariam afirmando que ele odeia o Brasil e todos os brasileiros!

O criador do Baleia Azul teria escrito, dentre outras coisas, que o povo brasileiro não merece o país que recebeu de mão beijada!!!

Na imagem abaixo podemos ver uma das folhas onde o russo demonstra todo o seu ódio aos brasileiros.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Criador do Baleia Azul teria escrito em seu diário que odeia os brasileiros! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não há nenhuma menção desse achado em nenhum site de notícias. Somente encontramos o mesmo texto copiado (com os mesmos erros de português) em diversos blogs “especializados” em espalhar notícias falsas!

Os primeiros sites a publicar esse fato citam o site russo Руссие базильцы, onde não encontramos nada a respeito.

Também é bom relembrar que já mostramos no aqui no E-farsas que Filipp Budeykin foi preso, de fato, e que – conforme apuramos – esse russo foi acusado de administrar páginas de incentivo ao suicídio, mas que não há nenhuma evidência de que ele tenha sido o criador do desafio da baleia azul.

A página do diário

Se essa história é falsa, o que dizer da “prova” encontrada pelos policiais? A tal página do diário é real?

- Publicidade -

Uma busca reversa pela imagem do diário revela que essa folha manuscrita já circula há anos na web (desde 2007, pelo menos) e que ele é um poema que foi escrito por Yavorskiy Aleksandr Leopoldovich:

“Poema 36”, de Yavorskiy Aleksandr Leopoldovich

O conteúdo do texto

Já que você já descobriu a origem da suposta página do diário, como explicar o conteúdo do texto atribuído ao russo?

Bom, na verdade, o texto sobre o ódio aos brasileiros foi roubado de uma crônica publicada por Ulisses Salles, em 2011, no site Recanto das Letras.

Conclusão

A notícia afirmando que o suposto criador do desafio da baleia azul teria escrito em seu diário, na cadeia, que odeia todos os brasileiros é farsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Por Mais que eu tenho desgosto do Brasil e de ser brasileiro, isso obviamente e mentira, sem falar que vários brasileiros jogaram esse jogo e ainda jogam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui