Connect with us

E-farsas

De que material é feito esse arco de Hiroshima

De que material é feito esse arco?

Acidentes

De que material é feito esse arco de Hiroshima

Imagens mostram um arco que sobreviveu à explosão da bomba atômica de 1945 e do tsunami em 2011 na cidade de Nagasaki, no Japão.

Essas fotos, que circulam pela web desde o final de junho de 2011, exibem um arco – ou torii – em duas épocas distintas: na primeira, o torii aparece intacto depois de agüentar a explosão atômica ocorrida em 1945 em Nagasaki; a segunda imagem mostra o mesmo arco, já em 2011, sobrevivendo ao terremoto e ao tsunami que devastaram aquela área.

Abaixo das duas imagens, os dizeres:

De que merda é feito esse arco???

De que material é feito esse arco?

Será que as fotos são reais? Será que foram manipuladas?

As fotos são reais! Mas a história é falsa!

Na verdade, os arcos não são os mesmos. O torii da primeira foto fica em Nagasaki e o segundo arco fica no santuário de Kusuchi, na cidade de Otsuchi – ambos no Japão.

Outro detalhe é que Nagasaki não foi afetada (diretamente) pelo tsunami e pelo terremoto que ocorreram no Japão em março de 2011.

O torii é um portão tradicional japonês que assinala a entrada ou a proximidade de um santuário. A Wikipédia afirma que “Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami.

Segundo o site de notícias Daily Mail, a primeira fotografia foi feita por Yousuke Yamahata, que registrou a tragédia desde o dia 10 de agosto de 1945 – um dia depois da bomba devastar com a cidade.

Arco de Nagasaki 1945

Arco de Nagasaki de 1945

Já a segunda imagem – como dissemos – foi feita em 2011, na cidade de Otsuchi, a 1300 quilômetros de Nagasaki.

Arco de Nagasaki em 2011

Arco de Otsuchi em 2011

De qualquer maneira, mesmo não sendo o mesmo arco, é incrível ver que ambos continuaram de pé após as duas tragédias.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Acidentes

To Top