20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

Domingos Montagner deixou uma carta dias antes de morrer?

- Publicidade -

Texto que se espalhou pela internet revela que o ator Domingos Montagner teria deixado uma carta premonitória para a família 2 dias antes de morrer! Será verdade?

A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no dia 18 de setembro de 2016, 3 dias após a morte do ator Domingos Montagner. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o ator teria deixado uma carta de despedida para a família, dias antes de morrer afogado no rio São Francisco.

O que chama a atenção em sua suposta carta é que ela dá a impressão de que Montagner já estaria pressentindo a própria morte!!!

Abaixo, um trecho da carta premonitória (que teria sido a carta escrita na vida do ator):

“Estou aqui em Sergipe gravando as últimas cenas de Velho Chico, estou muito cansado mas estou muito feliz e não sei o porque na verdade estou escrevendo essa carta porque é a primeira carta que eu escrevo na vida, pode ser que seja por estar aqui nesse lugar maravilhoso, silencioso até demais  fazendo com que meus pensamentos não saiam da minha família, estou confuso eu sei, me sinto como se algo quisesse me arrancar de vocês, pode ser o cansaço exaustivo das gravações pode ser, mas confesso estar confuso, porém sei que com certeza é por algum motivo muito bom que escrevo essa carta, quem sabe um dia irei rir de tudo isso mas de qualquer forma eu gostaria que ela fosse lida pela Luciana e pelos meus filhos daqui a alguns anos.”

Será que isso é verdade ou farsa?

Ator teria deixado uma carta premonitória para a sua família! Será Verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Ator teria deixado uma carta premonitória para a sua família! Será Verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Essa notícia tem todas as características de um hoax, de um boato digital:

  • Não cita fontes
  • Trata de um assunto que atrai a atenção de muitos leitores
  • Possui um tom alarmista
  • Usa o nome de uma pessoa conhecida que está em evidência (ainda que por um péssimo motivo)
  • Surgiu em blogs especializados em criar notícias falsas somente para conseguir cliques

Não há nenhuma prova de que essa carta exista mesmo! Nenhum jornal de grande circulação publicou nota alguma a respeito. Somente os tais blogs criadores de notícias falsas descobriram esse “furo de reportagem”!

Também não encontramos nenhuma postagem a respeito na página oficial do ator no Faebook

Um site chamado “GloboJornal” (que nada tem a ver com as empresas das organizações Globo) ajudou a disseminar o boato sem apresentar nenhuma prova da veracidade das informações:

- Publicidade -

Perceba que a imagem da suposta carta é diferente em cada um dos sites onde essa e-farsa foi publicada! (foto: Reprodução)
Perceba que a imagem da suposta carta é diferente em cada um dos sites onde essa e-farsa foi publicada! (foto: Reprodução)

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do ator, através do site oficial de Domingos Montagner, e indagamos a respeito da existência ou não dessa carta, mas até agora não tivemos retorno. Assim que houver alguma resposta publicaremos aqui.

Ele gravou um vídeo “se despedindo”

Apesar de não haver provas de que esse boato da carta seja real, Domingos gravou um vídeo no mesmo dia em que iria morrer, em Sergipe. No vídeo, o ator se despediu das gravações e agradeceu aos amigos pelo final das gravações da novela Velho Chico:

“Nossa derradeira viagem de gravações de ‘Velho Chico’, encerrando esse épico maravilhoso cheio de amor, de emoção, de carinho, de amizade… Olha a família”, disse o ator, abraçado a Gabriel Leone e Camila Pitanga. O vídeo foi gravado logo após sua última cena e pode ser assistido no site do Portal G1!

Conclusão

Não há nenhuma prova de que Domingos Montagner tenha mesmo escrito uma carta premonitória para a sua família poucos dias antes de morrer! Essa história surgiu em um blog caça-cliques que sobrevive de criar notícias falsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. O cara tinha 54 anos, era formado, e escreve uma carta parecendo de criança do fundamental assim? E só mesmo comentarista do G1 pra acreditar que alguém que vive nessa rotina de gravações ainda usa carta, e não Whats, celular, videochamadas… Sério mesmo que o cara sentou, pegou papel e caneta e escreveu uma carta que ele queria que a mulher e filhos lessem, ao invés de mandar um e-mail?

  2. O Domingos era um homem letrado, ator, palhaço e poeta, com certeza ele já escreveu alguma carta/bilhete/nota/poema para a família e certamente escrevia bem e corretamente!
    Isso não passa de boato, é muito triste que as pessoas acreditem sem se dar ao trabalho de verificar a veracidade dos fatos..

  3. Só pessoas boas Val embora um pai Maravilhaso mais Deus sabe que faz tá tudo entregue nas tuas mãos só espero que Deus conforte o coração da família

  4. “É a primeira carta que escrevo na vida”

    Já deu para perceber, quem escreveu essa carta tem a cabecinha de adolescente do século XXI!

    O ator tinha 54 anos, com certeza ele já escreveu MUITAS cartas!

  5. Gente está carta, não foi ele que escreveu. O porquê de quem a escreveu, é pura especulação. Quanto a morte prematura do ator Domingos Montagner. Foi uma grande fatalidade. Quem perdeu foi a família.
    Senhor já pedi, e vou pedir novamente. Tenha piedade da alma desse filho querido. Dê consolo a sua alma, e conforto a sua família, Amém.

  6. As pessoas parecem não ter sentimentos, ficam tentando se aproveitar da dor de outras pessoas, tragédias e sofrimentos para se promoverem, e esta carta na verdade não promove ninguém, pois nem nome tem. As pessoas precisam ser mais humanas e respeitar a dor da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui