Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma?

Falso

É verdade que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma?

Notícia que circula pelas redes sociais afirma que o Partido dos Trabalhadores teria trazido 50 mil haitianos para o Brasil para que todos votem na Dilma nas próximas eleições! Será?

O alerta surgiu no dia 25 de junho de 2014 e fala sobre um possível plano organizado pelo PT que consiste em “importar” milhares (50 mil, para ser mais exato) de haitianos para o nosso país sob a condição de que todos eles tenham que votar na Presidente Dilma (que irá concorrer à reeleição em outubro do mesmo ano).

O texto afirma que, segundo apurado pelo repórter Roberto Oliveira, da TV Amazônias News, já estão sendo emitidos títulos eleitorais brasileiros aos estrangeiros para que o plano ocorra sem problemas.

Será que isso é verdade?

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

PT está trazendo 50.000 haitianos para o Brasil para que votem na Dilma! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia surgiu em um blog chamado OCC Alerta Brasil que é hospedado no Blogspot, uma plataforma gratuita para blogs do Google. Isso não significa que todos os blogs hospedados em plataformas gratuitas não mereçam confiança, mas o artigo também não é assinado e isso é mais um motivo para que tenhamos mais dúvidas quanto à veracidade das informações publicadas lá!

Analisando o conteúdo

Vamos tentar aqui analisar alguns trechos dessa “grave denúncia”. Logo no primeiro parágrafo já podemos ver que o autor tenta chamar a atenção do leitor com um título chamativo, em CAIXA ALTA:

“ATENÇÃO! DENÚNCIA GRAVE”

Uma denúncia grave como essa já teria sido publicada em outros veículos de mídia! Jornais, rádio e TV dariam tudo para dar um furo de notícia como essa. No entanto, só vemos esse mesmo texto sendo copiado por aí! Nenhuma informação nova, nenhuma foto, nenhum documento…

Continuando:

“O mistério dos haitianos está resolvido. O Brasil escancarou suas fronteiras para 50 mil haitianos entre abril e maio desse ano. Pessoas sem qualificação ou estudo vieram buscar oportunidades por aqui. Tudo muito estranho. Qual o interesse do Brasil em receber essa gente e qual o interesse dessa gente no Brasil? O Repórter da TV Amazônias News, Roberto Oliveira, foi atrás desse mistério e descobriu, após pesquisar no cartório e nos registros do Tribunal Regional Eleitoral do Acre que esses imigrantes possuem dupla cidadania e puderam fazer o título de eleitor, dentro do prazo legal para votarem nas eleições de outubro de 2014, que terminava em 5 de maio.”

Já falamos aqui no E-farsas sobre a notícia falsa afirmando que mais de 20.000 haitianos estariam entrando em silêncio no Brasil (com a ajuda de um partido político) para montar um exército nas nossas terras. Como quem conta um conto aumenta um ponto (é assim o didato?), os 20.000 haitianos viraram 50.000 em poucas semanas!

Além disso, não encontramos nenhuma matéria feita pelo repórter da TV Amazônias News chamado Roberto Oliveira. Aliás, não encontramos nenhum “Roberto Oliveira” na TV Amazônias News e também nenhuma “TV Amazônias News”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Tanto o repórter como a TV só aparecem em sites e blogs que apenas reproduziram esse boato.

Para dar um pouco mais de credibilidade ao seu texto, o autor desse hoax inseriu um link do Tribunal Regional Eleitoral do Acre que leva à página de emissões de certidões, mas (como já era de se esperar) não prova nada! Se quiser testar, o link é esse abaixo:

http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/certidoes/certidoes-1

Na página indicada pelo texto (que seria uma prova da sua veracidade) não há como pesquisar se existem haitianos cadastrados ou não. O trecho só serve mesmo para “encher linguiça” e tentar enganar um pouco mais o leitor mais desatento!

A seguir, o autor afirma:

“Está tudo documentado. Não há como negar.”

Como mostramos nos parágrafos anteriores, não foi provado nada! Não há nada documentado!

Uma prova bacana seria a tal reportagem do inexistente repórter da inexistente TV…

O resto do texto é uma mistura de outros boatos (alguns até já pesquisados pelo E-farsas) com um tom alarmista, falando em guerra civil, fraude nas eleições e mais um monte de bobeiras que nem devem ser levado em conta.

Três dúvidas que ficamos ao pesquisar esse boato:

  1. 50.000 votos influenciariam numa eleição nacional?
  2. A cidadania brasileira é tão fácil de ser conseguida?
  3. Como saber se os 50.000 haitianos votariam mesmo na Dilma?

Se você tiver alguma resposta para essas perguntas, ajude-nos escrevendo nos comentários no final da página!

Conclusão

Essa notícia é falsa! Não estão sendo expedidos 50.000 títulos de eleitores para haitianos poderem votar nessa eleição.

Continue lendo
26 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo