Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que sempre surge uma grande epidemia no ano 20 de cada século?

Falso

É verdade que sempre surge uma grande epidemia no ano 20 de cada século?

É verdade que sempre surge uma grande epidemia no ano 20 de cada século?

Publicação feita nas redes sociais constatou que o mundo teve as maiores epidemias nos últimos 8 séculos sempre no ano 20! Será verdade?

A postagem surgiu nas redes sociais na segunda semana de fevereiro de 2020 e afirma que, desde 1320, todas as maiores epidemias que assolaram a humanidade teriam surgido no ano 20 de cada século.

Segundo o texto compartilhado, em 1320, a chamada Peste Bubônica quase dizimou a humanidade e em 1420, a Peste Negra repetiu o estrago feito no século anterior. O autor desse texto compara esse fenômeno com a epidemia do Coronavírus, que se espalhou em 2020.  

Será que essa afirmação é verdadeira ou falsa?

Texto publicado em diversas páginas no Facebook na segunda semana de fevereiro de 2020: “A propósito do Coronavírus, da sua perigosidade e consequente possibilidade de destruição, lembremos as seguintes datas: • 1320 – Peste Bubónica • 1420 – Peste Negra • 1520 – Império Azteca morre de Varíola • 1620 – Surto de moléstia contagiosa ‘Passageiros do Mayflower’ • 1720 – Praga de Marselha • 1820 – Epidemia de Cólera • 1920 – Gripe Espanhola • 2020 – Coronavírus Dá que pensar, não dá? Será coincidência”

Verdade ou mentira?

Como sempre mostramos aqui no E-farsas, os criadores de boatos digitais sempre procuram o assunto do momento para conseguir mais engajamento em suas invenções. Nesse caso, o autor se aproveitou do assunto “coronavírus” para espalhar desinformação, misturando alguns dados reais com invenções.

Além disso, quem inventou isso omitiu algumas datas em que ocorreram surtos de doenças importantes, apenas para que a sua teoria dê certo.

1 – Peste Bubônica em 1320

Status: Meia verdade!

Acredita-se que os primeiros surtos de Peste Bubônica tenham surgido em 1320, na China. No entanto, a doença foi se espalhando pelo mundo nos anos seguintes, tendo seu auge, na Europa, por volta do ano de 1346.

As pessoas que tratavam pacientes com peste bubônica usavam essa roupa esquisitona aí! (foto: Reprodução/Google Images)

2 – A Peste Negra em 1420

Status: Falso!

A epidemia de Peste Negra teve seu auge entre os anos de 1346 e 1353 e estima-se que ela fez mais de 200 milhões de mortos. Como o texto afirma que o surto de Peste Negra ocorreu em 1420, podemos classificar essa primeira afirmação como falsa!

3 – Povo asteca morreu de varíola em 1520

Status: Falso!

A civilização asteca morreu entre os anos de 1545 e 1550, por causa de uma epidemia de varíola. Estudos calcularam que a doença matou mais de 15 milhões de pessoas.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

4 – Surto de moléstia contagiosa em 1620

Status: Verdade!

O navio Mayflower levava os religiosos ingleses em novembro de 1620 (para uma viagem de 80 dias), quando uma doença contagiosa matou mais da metade da tripulação. Não foi bem uma epidemia de grandes proporções, como o texto dá a entender, mas a data está correta!

5 –  Praga de Marselha em 1720

Status: Verdade!

Conhecida como a Grande Peste de Marselha, essa epidemia de uma variação da Peste Negra realmente ocorreu em 1720 e matou cerca de 100 mil pessoas na cidade de Marselha, na França.

Parece que a vestimenta não mudou muito! (Foto: Reprodução/Facebook)

6 – Epidemia de Cólera em 1820

Status: Falso!

A cólera teve a sua primeira pandemia registrada no continente asiático em 1817 e foi se alastrando para outros continentes. 

7 – Gripe Espanhola em 1920

Status: Falso!

Em 1918 surgiu o vírus influenza que que matou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo! A Gripe Espanhola também é conhecida como a “Gripe de 1918” e não como a “Gripe de 1920”.

8 – Coronavírus em 2020

Status: Meia verdade

Como já mostramos aqui no E-farsas, o coronavírus 2019-nCoV foi relatado pela primeira vez o final de dezembro de 2019 e ganhou força no começo de 2020. Nesse caso, o autor apenas arredondou o ano para adequar mais essa doença à sua teoria.

Epidemias omitidas

Apesar de acertar em algumas datas, o autor simplesmente omitiu os anos em que a humanidade foi afetada por grandes pandemias, como o grande surto de ébola na África Ocidental, de 2014. Além de várias outras pandemias, como à da “Gripe do Frango”, de 1997 e a da AIDS, em 1981.

Conclusão

A publicação que afirma que as maiores pandemias que assolaram a humanidade teriam surgido no ano 20 de cada século é falsa! O texto mistura dados reais com falsos e omite dados que atrapalhariam a teoria!

Continue lendo
23 Comentários

23 Comments

  1. Pedro Lucio Ribeiro

    13 de fevereiro de 2020 em 7:36

    Falso! A Peste Negra e a Peste Bubônica são a mesma doença! A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis,transmitida por pulgas dos ratos.

    • Mátu ebhurrohem

      6 de abril de 2020 em 5:56

      lê o texto inteiro novamente.
      óbvio que é a mesma , ele só seguiu a numeração da fake original.

  2. Pingback: É verdade que sempre surge uma grande epidemia no ano 20 de cada século? – Zip Viral

  3. Leandro Custódio

    15 de fevereiro de 2020 em 0:22

    Interessante que as doenças “aparecem” em épocas bem parecidas, algumas com auges alguns anos depois. Deve ser tipo um ciclo, sei lá… Boa matéria Gilmar!

  4. Wingmakers

    27 de fevereiro de 2020 em 1:30

    …mentiroso é esse site, pois tudo que é informativo, seja sobre discos voadores, extraterrestres, ou outras coisas que contrariam os céticos e a Nova Ordem Mundial, vocês colocam nesse site nem um pouco confiável…

    • Gabriel

      5 de março de 2020 em 10:46

      Abre o seu e prova o contrário!

    • PØLLARĮS GAMER

      24 de março de 2020 em 10:13

      Calaboca

    • Elisabeth

      2 de abril de 2020 em 6:34

      Tb acho esses sites pouco confiáveis!

  5. Flávio da Val

    29 de fevereiro de 2020 em 11:25

    Tem razão, irmão terraplanista. Vamos voar para Oz e denunciar esse pseudoblog para as autoridades de Mir, e deixá-los a mercê dos reptilianos

  6. MARIA CRISTINA DE ALMEIDA LIANO

    11 de março de 2020 em 23:16

    Gostaria de saber como este site obtem as informações

    • Gilmar Lopes

      12 de março de 2020 em 9:30

      Os links para referência estão nos próprios artigos!

  7. MARIA CRISTINA DE ALMEIDA LIANO

    11 de março de 2020 em 23:20

    Sr Gilmar , quero te agradecer pela atitude de desmascarar tantas fake news. Imagino que deve estar muito bem informado.

    • José

      4 de abril de 2020 em 8:38

      E se as informações desse tal Gilmar forem fake news? O que te garante que ele é sério?

      • Gilmar Lopes

        5 de abril de 2020 em 11:17

        Por favor, nunca usem apenas o E-farsas como fonte. Procure outras fontes além das que citamos nos artigos.

  8. Coronélio

    18 de março de 2020 em 9:31

    “O texto mistura dados reais com falsos e omite dados que atrapalhariam a teoria!”.
    Isso tem até nome: “viés de confirmação” e “viés de sobrevivência”.

    • Maria

      21 de março de 2020 em 11:07

      As datas podem nao serem as mesmas da postagem mais é quase 100 anos de uma doença para outra e mesmo assim tem uma epdemia em cada geração, o ser humano, dificilmente passa dos 100 anos, e o post passa isso, não sei se perceberam

      • Giuliano de Souza

        1 de abril de 2020 em 22:23

        Isso sim é perceptível!
        Há um ciclo de grandes pestes a cada 100 anos, podendo ocorrer outras no mesmo século…
        Ainda que a postagem seja FAKE é interessante a realidade que foi exposta.

        • OSMAR S GOMES JR

          6 de abril de 2020 em 4:50

          Concordo plenamente!

  9. Ingrid

    22 de março de 2020 em 10:25

    Ou seja, tirando a margem de erro com relaçao aos anos. É TUDO VERDADE!

  10. Rafael

    23 de março de 2020 em 20:48

    As datas não batem. Porém são exatamente são a cada 100 anos, uma epidemia.

  11. Doug

    25 de março de 2020 em 11:31

    Kk pior que sempre começa da china e quem se lasca e a europa

  12. Rárisson

    26 de março de 2020 em 17:05

    Faltou SARS, MERS, H1N1 e por aí vai. O povo inventa cada balela…

  13. Silvia queiroz

    7 de junho de 2020 em 20:00

    Nao sei she e Verdade
    A Verdade que eu sei e que to com muito medo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo