today-is-a-good-day
21.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Eike Batista confessou ter pago propina para os ministros do STF e a vários políticos para não ser preso?

- Publicidade -

É verdade que o empresário Eike Batista confessou em delação que pagou propina para diversos juízes e políticos para não ser preso?

A imagem voltou a circular através das redes sociais na primeira quinzena de 2024 e mostra uma suposta confissão que teria sido feita pelo empresário Eike Batista. Segundo o que se espalhou, Batista teria confessado que comprou sua liberdade, pagando propina a ministros do Supremo Tribunal Federal, como Edson Fachin, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, além de pagar para políticos como Rodrigo Maia, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer, entre outros.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas em janeiro de 2024: “E AGORA TOGADOS CORRUPTOS VAGABUNDOS VÃO DIZER O QUE????? STF CHEIRA MAL, É PODRIDÃO TOTAL LAMA, ESGOTO, LATRINA, ESQUECERAM DE DAR A DESGARGA VCS VÃO PAGA..Eu, EIKE BATISTA, vos chamo de ladrões da pátria corruptos, e sou capaz de PROVAR, tds juízes COVARDES quero ver CORAGEM para mandarem me prender! EIKE BATISTA CONFESSOU: “EU PAGUEI PROPINA PRO MINISTRO FACHIN, PRA ROSA WEBER, PRO LEVANDOWSKI, PRO GILMAR MENDES, PRO TÓFOLI, PRO RENAN, PRO RODRIGO MAIA, PRO LULA, PRA DILMA, PRA GLEISI HOFFMAN, PRO TEMER….” (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como a alegação não é datada, o leitor pode ficar com a impressão de que o assunto é recente. No entanto, uma busca na web mostra que essa montagem usando o nome de Eike Batista já circula desde agosto de 2021, mas sempre volta a aparecer em grupos de WhatsApp e do Telegram.

É, no mínimo, estranho o empresário dizer que ninguém teria coragem de prendê-lo, pois ele já está preso desde 2017 como um dos condenados pela operação Lava Jato. Em novembro de 2020, a ministra Rosa Weber, do STF, homologou um acordo de delação premiada feita por Eike Batista. No entanto, o conteúdo do depoimento está sob sigilo, o que significa que não temos acesso ao que foi dito em seus depoimentos.

Em maio de 2021, a agência de notícias AFP entrou em contato com o escritório de advocacia que defende o empresário e teve a seguinte resposta:

“Nas últimas 24 horas, Eike Batista tomou conhecimento de que seu nome vem sendo utilizado em ataques políticos direcionados ao Supremo Tribunal Federal e seus ministros, tendo atribuídas a si falas e alegações totalmente falsas – declarações essas que nunca fez e com as quais não concorda[…] O órgão máximo do Poder Judiciário é um importante pilar da democracia, sem o qual não viveríamos num Estado Democrático de Direito”

Em fevereiro de 2020, notícias davam conta de que Batista teria admitido ter pago 20 milhões de reais em propina ao então deputado federal Aécio Neves (PSDB) em troca de favorecimento das suas empresas junto ao poder público em Minas Gerais. Na ocasião, o deputado mineiro negou as acusações.

Conclusão

Não há provas de que Eike Batista tenha confessado que pagou propina a ministros do STF para não ser preso! Essa desinformação circula desde 2021 e já foi desmentida diversas vezes!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui