23.4 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

Existe uma ilha em formato de violino na Costa Rica?

- Publicidade -

Será que a fotografia que mostra uma ilha em forma de violino é verdadeira ou falsa? Dizem que ela fica na Costa Rica! Será mesmo? Descubra aqui no E-farsas!

A imagem não é nova. Circula desde 2011, mas voltou a ser compartilhada com bastante força nas redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2017. Nela podemos ver as sombras de ilhas que acabam formando a silhueta de um violino!

Uma ilha em formato de violino seria um ponto turístico e tanto para o Caribe, um destino já muito cobiçado seja pela beleza natural – praias e águas cristalinas – ou pelos eventos esportivos de renome mundial que abriga, como partidas comemorativas de futebol americano e, no poker, com um dos maiores torneios do mundo. Mas será que essa ilha exótica realmente existe na Costa Rica? 

Será que a ilha em formato de violino é uma ilusão de ótica, uma montagem ou um ponto turístico de verdade?

Ilhas formam um violino na Costa Rica! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A foto apareceu pela primeira vez no site 9gag e, na ocasião, nenhuma menção foi feita ao autor da imagem da ilha violino. Depois disso. ela passou a ser reproduzida em outros sites como um caso de ilusão de ótica, como no site americano “Mighty Optical Illusions”, que não explica se a foto é verdadeira ou falsa. Apenas questiona sobre como a foto da ilha em formato de um instrumento musical teria passado despercebida pelo autor da postagem.

A primeira forma de conferir se a ilha é real ou não é procurar referências online. Se você procura o termo em inglês para “ilha de violino”, a primeira referência é uma ilha de apenas 0.4 hectares na costa sudoeste de Singapura, no sudeste asiático. Se observarmos a imagem da ilha Pulau Biola, o nome local dado à “ilha de violino” do país, ela em nada remete ao instrumento musical:

Ilha em Pulau Biola – Singapura! (foto: Reprodução/Wikipédia)

Embora a ilha asiática seja a primeira referência, há sim uma ilha chamada “Isla Violin” no na costa oeste da Costa Rica, no Golfo de Nicoya. É provável que as pequenas ilhas da região tenham servido de inspiração para a imagem do violino em questão.

Se observarmos as imagens nos relatos de turismo abaixo, logo veremos um espaçamento entre duas ilhas bastante similar a da ilha violino:

- Publicidade -

O mais intrigante desta imagem que se espalhou pela web desde 2011 é que ela é a única referência visual desse lugar tão peculiar. Com tantos smartphones com câmeras de alta resolução, é impossível imaginar que exista apenas uma foto de lugar tão interessante. Mesmo se partirmos da hipótese que as duas ilhas juntas formando o instrumento musical fossem pouco visitadas, é extremamente improvável que exista apenas uma fotografia dessa localização. 

Como o autor da primeira postagem da imagem encontrada na internet permaneceu anônimo e não se manifestou em relação à origem da imagem, podemos apenas interpretar, pelas fontes online, que a imagem em questão é mais um trabalho de edição digital do que um ponto turístico de verdade

Conclusão

As ilhas em formato de violino não existem da forma que a imagem espalhada no Facebook sugere! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, eu vi essas imagens da Costa Rica na escola, sempre pensei ser verdadeira, inclusive elaborei minha cascata de agua aqui de casa, visando parecer o violino dessa imagem. NO entanto, quero agradecer por mais essa maravilhosa informação.

  2. Quando vi a imagem acima logo percebi que era montagem, parece muito real a um violino para ser verdade… Embora eu goste muito de ver as imagens da Costa Rica por serem lindas, e como gosto de coisas naturais é ótimo pra me espelhar em construir minhas coisas, inclusive fiz moha cascata de agua baseado em fotos de coisas naturais da Costa Rica…

  3. Olha que eu tinha expectativa que fosse verdade heim, Desde que os árabes criaram aquelas ilhas artificiais nos Emirados, Ilhas em formato de violino não seriam tão difíceis de serem construídas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui