17.7 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 25, 2021

Feminista faz protesto vestida com notas de R$10 e é roubada! Será verdade?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

É verdadeiro ou falso o vídeo de uma feminista que “se esqueceu” que estava no Brasil ao tentar fazer um protesto vestida com dinheiro e acabou sendo assaltada?

O vídeo apareceu em diversas páginas no Facebook na primeira quinzena de fevereiro de 2018 e mostra uma mulher vestida apenas com notas de 10 reais, em uma praça. Rodeada de pessoas, a mulher que – segundo o texto que acompanha o vídeo – é uma feminista que estava fazendo um protesto, teria “se esquecido” que estava no Brasil e acabou sendo assaltada pelos transeuntes, ficando completamente nua!

O protesto deu errado? Será que isso foi “bem-feito” pra ela?

Quem é essa militante? Será que essa história é verdadeira ou falsa?

https://www.facebook.com/centralreaca/videos/1846369172321421/

Verdade ou mentira?

No dia 10 de fevereiro de 2018, a página do Facebook chamada Central Reaça publicou o vídeo de uma mulher que, segundo os editores dessa fanpage, é uma feminista que estava fazendo um protesto em praça pública, mas que se esqueceu que aqui é Brasil e teve toda a sua roupa (feita de notas) roubada!

Acontece que as páginas que publicaram as imagens mudaram um pouquinho o enredo da história desse vídeo. O vídeo é real, mas o objetivo da mulher foi outro.

Em 2014, a artista mineira Ana Luisa Santos apresentou a sua nova performance chamada “Melindrosa”. Segundo ela, em seu site, Melindrosa é uma continuidade de sua pesquisa sobre os figurinos efêmeros como dispositivos performáticos. O vestido usado por ela no experimento era composto por notas verdadeiras de R$ 10,00 e era um convite para um jogo entre as pessoas no espaço público.

A ideia da performer era a de propor questionamentos sobre as relações entre o corpo-roupa e o valor pecuniário, entre o dinheiro disponível e a nudez, entre o erotismo e o poder.

Ou seja, era esperado que as pessoas pegassem as notas de seu corpo. Podemos ver no vídeo abaixo, filmado em Minas Gerais, que ela não reage ao “assalto”, pois a proposta era entender até que ponto os espectadores estavam dispostos a retirar as notas de seu corpo sem se importarem com a sua nudez:

 

Já, no Rio de Janeiro, alguns espectadores foram mais, digamos, gananciosos:

https://www.facebook.com/capitalismoeuteamo/videos/1494114604221442/

 

Conclusão

A performance da artista se chama Melindrosa e consistia em deixar que o público decidisse se queriam o dinheiro e deixa-la nua ou deixar ela vestida com o dinheiro. A moça estava amparada por um elenco de apoio e não sofreu nenhum arranhão!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso mostra a educação dos mineiros. Agora os cariocas são uma vergonha
    Aposto que tem gente que vai falar que em Brasília roubam mais, mas um erro não justifica o outro e você pegar algo que não é seu é roubo.
    Por causa de dez reais o povo até mata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui