Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fim do mistério do fantasma do velório do Chespirito!

Falso

Fim do mistério do fantasma do velório do Chespirito!

Vídeo flagra um fantasma durante o velório de de Roberto Gómez Bolaños! Qual será a verdade sobre esse fenômeno?

Conforme informamos aqui no E-farsas no dia 28 de novembro de 2014, o mundo perdeu um dos seus grandes humoristas! Nesse dia faleceu Roberto Gómez Bolaños, o criador da série de TV Chaves, aos 85 anos de idade.

Eis que surge, então, um vídeo feito durante seu velório no estádio Azteca no dia 30 de novembro mostrando o que parece ser um fantasma ao lado do caixão do Chespirito!

A filmagem alcançou milhões de visualizações no YouTube, causando enorme comoção entre os usuários das redes sociais. Assista o vídeo a seguir e descubra conosco se isso é verdade ou mais uma farsa da web:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/1HO_vgdxIso” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdade ou farsa?

É muito fácil forjar uma aparição de fantasmas em uma fotografia ou em um vídeo. Basta deixar uma imagem levemente transparente e a sobrepor outra fotografia ou vídeo! Para isso, às vezes nem é preciso o uso de computadores.

Como já mostramos diversas vezes no E-farsas, não existe foto ou vídeo real de fantasmas. Algumas “aparições” são apenas ilusões de ótica e muitas são montagens grosseiras.

No caso do vídeo do fantasma do Chespirito, o criador da montagem se valeu de algumas características para fazer o seu boato se espalhar com tamanha velocidade:

  • Se aproveitou de um assunto que iria atrair muita gente
  • O fato teria ocorrido longe (tornando difícil a verificação)
  • Usa o nome de uma pessoa conhecida para dar mais credibilidade

Analisando o vídeo

A primeira coisa a fazer é tentar verificar falhas na edição do vídeo. Um zoom nas imagens e podemos notar que as cores do “fantasma” que aparece durante o velório não interagem com o resto da cena. Isso  pode significar que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

  1. O fantasma não estava lá de fato (isso explicaria o porque de nenhum dos presentes na cerimônia não ter visto nenhum fantasma ali, na hora)
  2. O fantasma (como uma entidade sobrenatural que é) apareceu posteriormente no filme
  3. O fantasma foi inserido digitalmente

Mas, ao invés de encher esse artigo de teorias tentando provar que esse vídeo é falso, resolvemos procurar a gravação original da cerimônia do velório de Roberto Bolaños e, após alguns dias, encontramos esse vídeo no YouTube.

Só que esbarramos em outro problema: O filme com a gravação da missa de corpo presente do criador do Chaves foi bloqueado para o nosso país, dificultando nosso trabalho…

Recorremos, então, aos sábios membros do nosso fórum no Facebook. Os leitores e amigos Riomar Bruno e Rodrigo Portillo conseguiram (não nos pergunte como) copiar o trecho do vídeo em questão e, só assim, conseguimos provar que essa história de fantasma no velório do Chespirito é farsa mesmo!

Clique no vídeo abaixo e compare ambas filmagens:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Zim1xsPv8i4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

O vídeo que mostra um fantasma durante o velório do humorista Roberto Gómez Bolaños é falso!

Agradecimentos aos amigos Riomar Bruno e Rodrigo Portillo!

Continue lendo
9 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo