17.8 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Folha de alumínio com água em garrafa plástica causa explosão!

- Publicidade -

Perigo! Crianças estão criando bombas caseiras misturando água e papel alumínio em garrafas PET! Será verdade isso?

O alerta apareceu no Facebook na segunda quinzena de maio de 2014 e chama a atenção para possíveis bombas caseiras que estariam sendo espalhadas por crianças em diversos pontos da cidade.

De acordo com o texto, as bombas são feitas misturando-se água e pedaços de folhas de alumínio em garrafas de plástico. Basta uma simples chacoalhada para que a água se misture com o alumínio, causando enorme explosão que pode até remover as extremidades de que a manusear!

Será que esse aviso é real?

Garrafa com água e folha de alumínio causa explosão! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Garrafa com água e folha de alumínio causa explosão! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Algumas publicações sobre esse alerta tiveram mais de 50.000 compartilhamentos no Facebook, como podemos ver aqui. Muita gente preocupada em saber se há realmente algum perigo em se misturar papel alumínio com água em uma garrafa PET.

Podemos encontrar diversas receitas PERIGOSAS de bombas caseiras na web, no entanto, não há nenhuma reação ao se misturar água com papel alumínio!

O que aconteceu foi que alguém pegou um aviso real que circula em inglês desde 2012 e traduziu para o português, acrescentando algumas inverdades nele para alarmar ainda mais os internautas.

No entanto, apesar de não existir explosões com água + folha de alumínio, é preciso deixar bem claro aqui que existem mil maneiras de se fazer bombas caseiras usando materiais simples, como produtos de limpeza, por exemplo!

- Publicidade -

O texto alarmista que circula pelo Facebook é uma variação de um aviso real surgido em inglês em 2010, nos Estados Unidos.

Em abril de 2010, a polícia de York Township disparou um aviso aos moradores locais sobre uma nova “brincadeira” das crianças da vizinhança. A “moda” era criar bombas caseiras usando garrafas de refrigerante cheias de um produto de limpeza misturado com papel alumínio. De acordo com a polícia, a mistura leva cerca de 10 minutos para explodir e poderia ferir algum pedestre desavisado.

Os vídeos abaixo mostram essa mistura em ação:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/5FEjeqEOLos” frameborder=”0″ allowfullscreen]

E esse:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/cxYJeQCEvw0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Esse artigo do The Sun mostra os perigos de fazer bombas desse tipo! Os danos causados vão desde queimaduras de 2° grau até perda de dedos e cegueira!

 

Ainda não há relatos no Brasil

Já, no Brasil, (ainda) não encontramos nenhum caso relatado a respeito desse tipo de “brincadeira” como o texto alarmista sugere. Como quem traduziu o alerta do inglês não mostra nenhuma fonte e nenhuma prova do ocorrido, fica difícil acreditar que isso também esteja ocorrendo por aqui.

Logo no começo do alerta, temos:

“As crianças estão colocando, folha de alumínio e um pouco de água em garrafas de plástico de bebida e tampando, deixando nos gramados, em caixas de correio, nos jardins, nas calçadas, etc… só esperando para que você possa pegá-las com a intenção de colocá-las no lixo, mas você nunca vai fazê-lo!!!”

Onde isso estaria ocorrendo? O autor não diz… Claro que, como o texto foi apenas traduzido, não há como ele achar alguma prova de que misturar água com alumínio cause explosões. Acontece que, na tradução, o autor substituiu a palavra “drano” (um produto de limpeza muito usado nos EUA) por “água”, talvez por não achar nenhum produto equivalente no Brasil.

Mais ao final do alerta, o autor insere a frase típica que acompanha a maioria dos hoaxes:

“Por favor, certifique-se de que todos os que não podem ter acesso de e-mail também são informados do presente!!!”

Como todo bom boato que se preze, esse também pede para ser repassado. Nesse caso, solicita que o leitor avise até para quem não tem e-mail, denunciando a possível idade desse texto (que pode ter surgido numa época em que as correntes ainda eram disseminadas por e-mail).

Conclusão

A história é falsa, mas foi criada em cima de uma noticia real de 2012. Misturar água com papel alumínio não causa explosão, mas é muito fácil de se criar uma bomba caseira usando materiais simples que encontramos no supermercado. Não tentem fazer isso em casa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

14 COMENTÁRIOS

  1. Só água com alumínio realmente não cria nenhuma reação mesmo, o perigo é quando são misturados outros elementos químicos juntos.. Se água e alumínio causassem explosão pode ter certeza que teria muita gente se ferindo por aí ao preparar alimentos e embrulhar com alumínio, ao deixar aqueles rolinhos de alumínio na cozinha perto da pia, etc..

  2. Existe muita espectativa com realação as várias formas de se criar uma bomba, mas acho que devemos divulgar apenas aquilo que temos certeza e ainda tomar cuidado pois pode ser usado de forma a dar prejuiso a alguem.

  3. Nossa , e incrível a capacidade que vocês tem de descobrirem se a notícia e falsa ou verdadeira , descobri o site esses dias e estou adorando navegar nele . Obrigada mesmo !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui