10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

Fora Dilma! Milhões de manifestantes nas ruas e mídia esconde!

Array
- Publicidade -

Foto mostra milhões de manifestantes exigindo o fim do mandato de Dilma Rousseff nas ruas de São Paulo. Será que isso é verdadeiro ou falso?

Uma imagem publicada na segunda semana de dezembro de 2014 nas redes sociais mostra o parece ser uma manifestação com uma multidão em uma avenida. O texto que acompanha a fotografia afirma que milhões de pessoas saíram às ruas em São Paulo para pedir o impeachment da Presidente recém-eleita Dilma Rousseff e que a mídia teve que esconder o fato!

A postagem feita inicialmente na fanpage Admiradores de Rachel Sheherazade alcançou mais de 25 mil compartilhamentos em menos de 24 horas e se espalhou rapidamente em sites e blogs.

Será que isso é verdade mesmo?

Milhões teriam saído às ruas para pedir o impeachment de Dilma Rousseff! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Milhões teriam saído às ruas para pedir o impeachment de Dilma Rousseff! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A publicação mistura fatos com boatos e exagera muito na notícia!

No dia 06 de dezembro de 2014, um grupo de manifestantes se reuniu na Avenida Paulista para protestar contra a corrupção no país. De acordo com a Polícia Militar, havia em torno de 4 mil pessoas no evento.

Ao contrário do que foi afirmado na fanpage, a mídia cobriu a passeata com detalhes, como podemos ver em publicações no Portal G1, na Folha de São Paulo (que afirmou que havia cerca de 5 mil manifestantes na avenida), no Portal Terra (que contabilizou “apenas” mil pessoas na Paulista) e em diversos sites de notícias. 

A foto da passeata

A imagem usada na postagem não tem nada a ver com as manifestações ocorridas em São Paulo e, tampouco, no Brasil. Trata-se de uma fotografia tirada durante protestos contra o Governo ocorridos em fevereiro de 2014 na Venezuela. 

Conclusão

A publicação é exagerada e não houve manifestações com milhões de pessoas nas ruas nas últimas semanas em São Paulo. As passeatas ocorridas no dia 06 de dezembro foram amplamente divulgadas pelos meios de comunicação. A foto usada na publicação é de um protesto ocorrido em fevereiro, na Venezuela!

- Publicidade -

Sugestão de Marco de Freitas, através do contato@efarsas.com

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo problema algum em alguém exagerar nos números e fatos nesta situação, pois nunca conseguirão mentir tanto quanto o PT, não conseguirão enganar tantas pessoas quanto o PT consegue e não conseguirão tirar esta quadrilha mafiosa do poder sem o uso de armas.
    Perto do que o PT vem fazendo, esta publicação parece uma mentirinha de criança

    • Mentir para ver se conseguem alguma coisa, é coisa de tucano chorão que levaram uma surra nas urnas, e agora querem levar no grito. Vão chorar na cantareira pra ver se conseguem agua pra este estado governado por um medíocre. Coisa feia essa apelação dos tucanos.

    • Percebi que os “contra o governo Dilma” não veem problema nenhum em mentir e omitir, desde que seja para derrubar o governo. Isso é irracional e triste…

  2. Estes Tucanos deviam ter vergonha na cara e ficar quietinhos nos seus cantos, pois se continuarem com esse chorôrô, vão acabar enchendo a represa da cantareira de agua e o meu saco. Cambada de perdedores.

  3. Participei das passeatas e imprensa costuma abaixar o número em 10 vezes, ao menos. Na passeata de 29/11 havia cerca de 5 mil pessoas, mas a Folha e o Estadão afirmaram que eram somente 500.

    Com certeza não se reúnem milhões de pessoas, mas que já chegou a 20 mil pessoas, isso chegou. Mas a imprensa para variar só noticia a meia de dúzia de petistas infiltrados que pedem intervenção militar para descaracterizar o movimento.

  4. Engraçado, o PT tambem usou uma imagem de outro país como se fosse gente apoiando a dilma, claro que esta página nem deve ter dado atençao, vendida como é…

  5. Imagina que a imprensa iria esconder, caso os tucanos preguiçosos saíssem nas ruas, eles choram e não fazem nada, ficam esperando que os outros saiam protestando. O bebum,preguiçoso do aécio,não quer nem saber, que se lasquem povo burro. Não sou petista, mas detesto povão chorão, mimimimi, bláblá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui